18 fevereiro 2010

Pesquisa Ibope: José Serra é imbatível !!!

         


A primeira pesquisa Ibope/Diário do Comércio deste ano revela o governador paulista, José Serra (PSDB), na liderança da escalada ao Palácio do Planalto. De acordo com os números, apesar de não se declarar sequer ser pré-candidato, o tucano venceria no primeiro e segundo turnos a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), sua adversária direta e em franca campanha.
Na simulação com três candidatos – Dilma Rousseff, Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) – o tucano tem 36% das intenções de voto e a petista 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro com 11%, seguido da ex-ministra do Meio Ambiente com 8%.
Na simulação sem Ciro, a situação para Serra melhora ainda mais. O governador tem 41% das intenções, Dilma 28% e Marina 10%. Os votos de Ciro migrariam para Serra (5%), Dilma (3%) e Marina (2%).

              Nesse cenário, o candidato tem a maioria de votos – 41% contra 38% – e se elegeria no primeiro turno. No cenário com Ciro, haveria obrigatoriamente o segundo turno, mas a vitória também seria do tucano: 47% contra 33%.
De acordo com a legislação brasileira, o candidato eleito será aquele que somar 50% dos votos mais um, excluído os votos brancos e nulos.
Consolidação tucana – Para a diretora executiva e de planejamento do Ibope, Márcia Cavallari, os dados da pesquisa revelam a consolidação da liderança do tucano, que mostra-se irredutível em se lançar candidato agora, e a probabilidade de a eleição acabar no primeiro turno.
A retirada da candidatura de Ciro Gomes causaria um efeito exatamente oposto ao que espera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado socialista, que vem recebendo insistentemente a proposta de apoio do PT para se lançar candidato ao governo do Estado de São Paulo, para não prejudicar a candidatura de Dilma, vem se mantendo firme na decisão de disputar a Presidência da República.

             E para subir nas pesquisas, o PSB aposta no programa eleitoral que irá ao ar hoje, no horário nobre, em rede nacional de televisão, em que Ciro Gomes é a atração principal.
Fator Ciro – De acordo com a diretora do Ibope, o deputado do PSB é uma peça fundamental no jogo eleitoral, pois sem ele a eleição ficará restrita a Serra e Dilma, consolidando a polarização PSDB-PT, com vantagem para o tucano, como atestam os números do levantamento. "A probabilidade de a eleição acabar no primeiro turno aumentou", reforça a especialista, lembrando que o pleito está em aberto.
Uma pesquisa anterior do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em novembro do ano passado, mostrou Serra com 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%.

            Ao comparar os dois levantamentos, Márcia Cavallari observa que Serra mostrou-se estável e Dilma mostrou crescimento. "Houve uma subida da Dilma, mas a oscilação de Serra está dentro da margem de erro, de 2%, e ele ainda é o favorito. Sem fazer campanha, a candidatura Serra está estável", reforça.
O Ibope registrou também o potencial de crescimento de votos dos principais candidatos. Serra registrou 64% e Dilma 49%. Este porcentual é calculado somando os entrevistados que disseram votar, com certeza, em um dos candidatos e os que responderam que poderiam votar. Um total de 29% responderam não votar em Serra de jeito algum e 35% que não votariam em Dilma.
A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores a partir dos 16 anos entre os dias 6 a 9 de fevereiro, em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior 


Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.Do site do jornal Diário do Comércio
VEJA AQUI A PESQUISA IBOPE NA ÍNTEGRA

Aluizio Amorim

7 comentários:

Anônimo disse...

Que susto. O Serra é muito feio. Parece aquele chefe do Homer Simpson ou o amigo da onça.

Anônimo disse...

agora binhi.....
voce dizer que o Serra é imbativel.
O homem ta despencando igual pelanca de suvaco de vea....
alex resende

Anônimo disse...

Ciro não vai ser candidato a nada...escreve o que eu to falando...vai fazer campanha pra DILMA...se for candidato no segunto turno apoiara DILMA, ai SEERRA ta frito de vez.
Raimundo Nonato

Anônimo disse...

Essa eu quase morri de rir....Serra o imbativel.
O homem so despenca. figura apagada,parece um vampiro, um fantasma...

Anônimo disse...

SERRA só é imbatível numa coisa, ALAGAMENTO, PÉSIMA SEGURANÇA E EDUCAÇÃO, nisso ele é campeão, como o povo brasileiro não quer uma tragédia dessa, então DILMA NELES.

josé disse...

Será que o PSDBESTA irá mesmo apoiar o Zé Alagão? pense em um nome ruim pro PSDBESTA. Será que o projeto que o Zé Pedágio tem para o Brasil é o mesmo que ele está aplicando em São Paulo? Se for, adeus, educação, saúde, saneamento básico, segurança, projetos sociais. E tome privatização e tome privatização e tome insegurança, e tome doenças etc.. etc..

Fernando Arruda disse...

Professor Denis, poupe-nos de comentários sem fundamento, que não é digno de um professor, a menos que seja uma utopia. São Paulo tem 456 anos, não foi Serra que planejou e arquitetou a cidade, o nome popularmente conhecido do santo que manda as chuvas é São Pedro e não São Serra, se é que você me entende!!
as rodovias que sao cobrados pedágios são rodovias privadas e que em qualquer grande centro onde a manutenção das vias são de competência de uma empresa privada ela tem o direito e é lei a cobrança do pedágio. Infelizmente algumas mentes bitoladas em informacões mentirosas, se acham excepicionais, e, não conhecem um grande centro urbano, apenas a realidade que o cerca, cheia de enganos e atraso.

Postagem em destaque

Imperatriz ultrapassa 200 mil eleitores

  Imirante A cidade de Imperatriz, na Região Tocantina do Maranhão, atingiu neste sábado (27), a marca de 200 mil eleitores. Os dados, contu...