27 junho 2011

Sucesso Total: "Arraiá do povo festeiro" Deve ser mais uma "Festa Cultural" no calendário de Imperatriz


Desde antes de Cristo já havia festa no mês de junho e julho, acendiam-se fogueiras para saudarem o verão europeu, até que o catolicismo fundiu as comemorações pagãs ao aniversário de São João dando origem assim às hoje conhecidas festas juninas.


No Brasil, as festas são populares desde 1583. Em Imperatriz sempre tivemos grandes quadrilhas, apesar do tempo ter levado a maioria dos arraiás da nossa cidade.

O Estado da Paraiba, Ceará e Pernambuco tem os maiores arraiais do mundo, mas nossa cidade sempre enviou participantes para estes tradicionais arraiais. Através da mirante, o arraiá da Mira, pela segunda vez a quadrilha "Zé Comeu" participará do evento "Festival de Quadrilhas" realizado pela Globo Nordeste.
Durante muito tempo essas programações juninas não tinham identidade, ou eram feitas por grupos e organizadores de bairros com dificuldade e muita força de vontade.

Agora o "Arraiá do povo Festeiro" trouxe um marco para nossa história e acima de tudo, resgata uma imagem cultural que poderia estar com seus dias contados, a tradicional festa de arraiais e danças de quadrilha.

Como citou o profesor Isnandes em seu blog: "Sinto saudade das fogueiras nas portas das casas."
Esse é o inicio para o resgate e sem duvida veremos no próximo ano esses costumes de nossa infância restabelecido, assim como já está sendo a “marchinha” e “Jardineira” no carnaval, evento também realizado pela prefeitura.

A festa já se consagra como um sucesso de participação e elogios. No facebook, já vemos várias manifestações sobre o evento e mais uma vez temos que parabenizar a fundação cultural pelo sucesso e organização.

A grande sensação, para aqueles que prestigiaram foi o “Arraiá do povo feliz”, que é feito pelos freqüentadores da casa do idoso, o pessoal da melhor idade. Uma grande festa, onde o mais novo dançarino tinha 60 anos de idade.

Pesquisa: Editora Abril/ Foto:Thiago Sousa/ Escrito por Holden Arruda

2 comentários:

Anônimo disse...

ei holden por quê voçê não informa a ajuda dos deputados da nossa cidade para o evento

Holden Arruda disse...

Desculpe, mas não tenho informações sobre qual deputado mandou recursos. Mas cabe ao deputado através da sua assessoria de imprensa divulgar ou enviar material sobre.

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...