31 julho 2012

Pesquisa qualitativa tenta descobrir discurso contra Madeira


Os adversários do candidato a prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, da coligação “Pra Fazer Muito Mais”, estão fazendo o inimaginável para tentar enfraquecer a campanha do tucano.
No rosário de “estratégias” estão desde o financiamento de baixaria, levada a cabo por conhecidos desafetos de Madeira, até o emprego de tecnologias de marketing eleitoral, como, por exemplo, a aplicação de pesquisas qualitativas para saber qual o melhor discurso que poderia ser usado contra o pretenso reeleito.
Os testes de uma pesquisa qualitativa, atribuída ao candidato a prefeito de Flávio Dino, Carlinhos Amorim, vazaram.
Um dos participantes confidenciou ao Comitê de Campanha de Madeira que depois de algumas horas de discussão, debatendo temas diversos, uma mediadora apresentou, dissimuladamente, algumas questões sobre o processo eleitoral, indagando sobre a concorrência, os candidatos e suas ligações políticas.
Ele revela que todos, sem exceção, disseram que o candidato Madeira não tem concorrente. Ao falarem sobre os candidatos, disseram que Madeira é trabalhador e honesto, e que o deputado e candidato Carlinhos Amorim não incorpora o discurso de uma proposta nova, melhor do que a de Madeira. Os pesquisados não vêem Carlinhos com as condições de administrar a cidade e seus grandes desafios. Quanto a candidata Rosângela Curado, todos foram unânimes em desconhecê-la como força eleitoral.
O ponto chave da chamada pesquisa inteligente se prendeu a relação dos candidatos com seus parceiros políticos. Diz o mediado, que a mediadora o tempo todo tentou desconstituir a relação institucional do prefeito Madeira com a governadora Roseana Sarney até ouvir de um dos pesquisados a seguinte ponderação: “Mas o prefeito tem dito que essa parceria tá ajudando Imperatriz”. Conta o informante, que nesse momento, demonstrando certa irritação, a mediadora retrucou, perguntando: “Então isso quer dizer que se ele receber dinheiro do Diabo pra Imperatriz você vota nele?”.
Para os madeiristas a pesquisa tenta, na verdade, saber qual a intensidade do sentimento anti-sarney que paira no eleitorado local e se a relação institucional de Madeira com o governo do Estado foi compreendida pelo povo como aliança política.
Perguntado sobre o estratagema do adversário, Madeira disparou: “Dou minha vida por Imperatriz. Faço qualquer sacrifício por mim cidade. Falo com a presidente Dilma, para conseguir recursos, como consegui 50 milhões para o Grande Vila Nova, falo com a governadora Roseana, que vai possibilitar que asfalte agora mais 40 quilômetros de rua. Agora mesmo recebi uma comissão de empresários da Coréia, que tem proposta tecnológica para a destinação de resíduos domésticos. Se o meu pecado for amar a minha cidade, vou continuar pecando”

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