24 abril 2013

É cedo, mas a sucessão de Madeira passa pela próxima eleição...


Mesmo faltando muito tempo para as eleições municipais, não há como não discutir a eleição Estadual sem condicionar as duas,e é até inevitável que esses debates não façam parte das rodas políticas, mesmo não sendo o principal tema, pelo menos por enquanto.
Madeira - trabalho para garantir a sucessão
As atitudes de alguns pretendentes mesmo que ainda acanhados, demonstram claro interesse em se destacar de qualquer jeito como candidatos, e acabam, de certa forma, por transparecer uma indefinição governista com relação a um nome que tenha reais condições e cacife eleitoral na próxima eleição municipal.

Pela primeira vez na história política recente de Imperatriz, não teremos os principais candidatos a prefeito que sempre fizeram parte das acirradas campanhas eleitorais, no entanto,  é quase inevitável que o atual prefeito, Sebastião Madeira, não se interesse em lançar o sucessor, e que venha a atender  o que a população acredite ser um candidato ideal para substituí-lo.

Claro, que além dos discursos e o conjunto de obras que devem ser feitas para construir a sucessão para enfrentar a eventual e natural candidata Rosangela Curado, é imprescindível que a estatura política também deve ser, sem duvidas nenhuma, o ponto primordial para qualquer candidato que almeje chegar a palácio municipal.
Conceição formiga - confiança e estatura
politica eleitoral.

Mas quem seria esse? Que, poderá esperar nas obras e demais ações de governo a serem realizadas ao longo dos quatro anos pelo atual prefeito, lhe dariam condições de um candidato concorrer com a possibilidade concreta de uma eleição?

O que vimos nas eleições municipais, é que após uma reeleição, aonde o líder de um grupo político - seja ele qual for -,  chega ao final do segundo mandato tendo que fazer o sucessor, é que na maioria das vezes isso não ocorre,  o que pode ser causado por falta de planejamento ou um determinado foco antecipado ou até mesmo uma estratégia bem definida, independente do que seja o problema que exista em eleger o sucessor, alguns pontos podem ser observados, afinal, cada eleição é uma nova eleição, e um dos pesos políticos que podem ocorrer durante o processo é o atual prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, ser obrigado a apoiar um candidato que não venha do PSDB.

Igor Lago, pretenso herdeiro do espolio politico
de Jackson Lago em Imperatriz...
Hoje, sem servir como parâmetro para a eleição que ocorrerá somente daqui a 4 anos, só a secretária da Mulher, a tucana Conceição Formiga, seria capaz de enfrentar, com estatura política, uma campanha eleitoral em 2017, sem precisar passar pela eleição do ano que vem (2014). Isso, com reais chances de vitória, sem rejeição e com inserção em todos os meios sociais e políticos.- Alguém tem duvidas?

Apesar de ser uma das pessoas mais carismáticas do governo Madeira, ainda haveria quem discordasse de alguma forma do seu nome, talvez até por questão da idade, que não é uma questão que impossibilitasse tal projeção, visto que sua irmã foi eleita no ano passado vice- prefeita de Bacabal, com a idade muito superior a que ela estará em 2017.
Conceição Formiga é a única candidata que ninguém teria motivos contrários, e quem ousasse a pensasse em dizer algo ruim, decidiria permanecer calado.

Pr. Porto, vice prefeito.
Resumindo: Não adianta acreditar  que a sucessão municipal para a ala governista será viabilizada somente através de uma projeção mediana construída por uma secretaria municipal ou de qualquer outra função, que na maioria das vezes a massa, o povo, nem se quer conhece as suas ações ou sua história. Mas não poderíamos desprezar de forma alguma um candidato a deputado federal ou a estadual que massificasse sua eleição dentro da cidade, e com estatura própria construída através dessa eleição construiria uma projeção para a candidatura de prefeito, como pode ocorrer com o Pr. Porto, atual vice-prefeito e pretenso candidato a deputado Federal, {motivos que podem coincidir com a projeção esperada para a sucessão}, mas no partido a ser criado; o Mobilização Democrática, ou o Igor Lago; pretenso candidato a Deputado Federal, mas que pode alçar sua projeção politica como herdeiro do espolio do ex-governador Jackson Lago em Imperatriz, talvez até pelo próprio PSDB.

Construir um nome em Imperatriz para uma candidatura majoritária, será tão difícil quanto ter que esperar, após uma derrota, a próxima eleição.

Se julgarmos por outros tempos, qualquer grupo político que deseje chegar ao poder estará a mercê do resultado, pois qualquer experiência daqui a 4 ou 3 anos e meio, tanto faz o tempo, será uma mais uma nova experiência, afinal, não existe Davi, não existe Renato, nem Jomar, não teremos Ildon e não existirá Madeira candidato a prefeito.
Será um momento impar e quem esperar pra ver, poderá ver o que não quer...  

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...