25 abril 2014

CRÔNICA DE UM SONHO: DANIEL SOUZA ABALA O TEMPLO CENTRAL DA ASSEMBLÉIA DE DEUS COM UM DISCURSO CARREGADO DE FÉ E EMOÇÃO

Há muito não se via na cidade um ato público tão emblemático como aquele ocorrido na manhã de 24 de abril de 2014, no Templo Central da Assembléia de Deus de Imperatriz, quando o Prefeito Sebastião Madeira, e o secretário de Regularização Fundiária Urbana, o advogado Daniel Pereira de Souza, entregaram 2.000 títulos definitivos de propriedade à população.
Além da verdadeira multidão que tomava conta do gigantesco espaço religioso, com pessoas visivelmente humildes, o que chamou mesmo a atenção foi o discurso contagiante do secretário de Regularização Fundiária, Daniel Souza, forte o suficiente para marejar os olhos de todos.
O momento era místico, quase hipnótico. O orador, um ex-sindicalista falava com o mesmo entusiasmo com o qual embalava as históricas assembléias dos professores municipais da educação dos tempos de outrora.
Assim, o discurso que pontuou a fé e o amor aos pobres, arrancava suspiros da platéia.  A fala era estridente e ecoava porque parecia sair de dentro do peito do orador arrebatando, inclusive os corações dos mais incrédulos. Fantástico!
“Posso assegurar que a conquista desse desafio é resultado, inquestionavelmente, da nossa fé na vida, da nossa fé no bem, da nossa fé na fraternidade e porque não dizer, e porque não confessar, diante desse sagrado templo, da nossa fé a um Ser Supremo que tudo pode. É essa fé, libertadora e audaz, que permitiu-nos a ousadia de enfrentar o desconhecido, que permitiu-nos a capacidade de superar os nossos próprios limites; é essa fé que nos faz destemidos, porque, como dizia o padre Josimo Tavares, mártir da luta pela Reforma Agrária, é a fé que faz com que rompemos a cerca do medo que a muitos ainda aprisiona. É essa fé que nos faz todos iguais, é essa fé que nos obriga a tratar os mais humildes do povo com respeito, afeto e dignidade. É essa fé, Pastor Raul, que nos impõe a cumprir aquele que é, sem dúvida, o mais auspicioso dos mandamentos bíblicos: amar ao próximo como a te mesmo... Tenho a oportunidade de dizer, diante deste abençoado Templo de Deus, que a nossa fé é inabalável porque, como disse antes, é uma fé construída com amor e fraternidade, é uma fé forjada no mais puro sentimento humano, uma fé verdadeira, uma fé que se realiza por defender os pobres, aqueles que costumam ser esquecidos ou renegados a segundo plano. Essa é a fé que me anima. Essa é a fé que, certamente, anima o prefeito Madeira... Essa é a fé que todos deviam seguir e praticar, a fé que trata as pessoas como gente e não como indivíduos. Quem convive comigo sabe que sou um homem de fé, um homem de luta, sabe também que a minha indignação é constante e que a toda hora ela se manifesta diante de uma injustiça... Por isso sofro às vezes mais dos que os outros, por isso choro mais, por isso não consigo frear a sensibilidade humana que move cada partícula do meu corpo”, falou, emocionado, emocionando a todos, enquanto da platéia, repleta de gente humilde, se ouvia gritos de louvor e demorados aplausos.
O tom político do discurso ficou patenteado quando o secretário Daniel Souza disse que a felicidade de servir ao povo é a felicidade que o faz gigante, capaz de romper com obstáculos que lhes exigem grande sacrifício pessoal. Daniel, ali, dava um recado para alguns de seus pares.
“Num momento tão significante como esse podia lembrar o começo do nosso gigante desafio; podia falar das dificuldades que enfrentamos para cumprir tão ousada meta. Podia dissertar sobre o reconhecido sacrifício pessoal que cada um de nós tem feito em nome dessa causa, mas, meus caros companheiros, prefiro falar daquilo que mais me toca a alma, prefiro falar da felicidade como combustível da nossa luta. Da felicidade estampada no rosto e nos olhos de pessoas humildes da minha cidade, que, jamais, um dia, acreditaram que era possível, depois de tantos quase intermináveis anos de espera, receber o documento que celebra a posse, que celebra a dignidade da pessoa humana, que celebra a conquista de toda uma vida de luta e sacrífio, que é o documento de sua casa, o documento do seu pedaço de chão. É dessa felicidade, que brilha nos olhos do povo, que faz a nossa felicidade...É essa felicidade, prefeito Madeira, que o dinheiro não compra; é essa felicidade coletiva que nos impõe o sacrifício e faz com que superemos todos os obstáculos, muitos dos quais, inclusive, atravessados em nosso caminho por pessoas que estão próximas da gente. A vida é assim...”
Daniel Souza aproveitou aquele momento para reafirmar a crença que tem no prefeito Madeira, dizendo que ele era um exemplo raro da política por ser um homem público que acumula feitos que mudam a vida do povo.
“Vossa Excelência é um exemplo raro da política brasileira porque o desejo que o embala na vida pública não é o desejo de acumular bens, mas o desejo de acumular feitos que mudam e transformam a vida do povo. A Secretaria de Regularização Fundiária, criada por Vossa Excelência, é uma prova inconteste da sensibilidade humana e do comprometimento político do homem público Sebastião Madeira com os anseios mais legítimos da população. Prefeito Madeira, Vossa Excelência é um político que faz o nosso peito arder de orgulho”.
O secretário homenageou as mulheres que se faziam presentes no evento quando declamou um singelo agradecimento a sua mulher, Eliete Pereira de Souza, e quando homenageou a vereadora Caetana Frazão e a Dra. Conceição Madeira, citando-as como exemplos que deviam ser seguidos.
“Não poderia deixar de lembrar também da minha mulher e companheira, que desde sempre esteve ao meu lado, me dando o apoio sem o qual eu nada seria. Quantas agonias passamos juntos, quantas felicidades colhemos juntos também...Você é uma dádiva que mudou a minha vida. Você é o mais doce e amável presente que conquistei.” Nessa hora, com a voz quase sufocada, Daniel tomou um gole d'água e disse: "Vou molhar a garganta para não explodir o coração", emendando, na sequência:
“Caetana é símbolo da luta contra o odioso preconceito enquanto a Dra. Conceição Madeira é símbolo da perseverança da luta pela vida ao conduzir a mais demandada secretaria, a complexa Secretaria Municipal Saúde de Imperatriz, apresentando resultados extraordinários nunca antes vistos nesta parte do Maranhão. Vossa Excelência, Dra. Conceição, é uma heroína não por suportar tão pesado fardo, mas por se permitir a um sacrifício pessoal por aqueles que mais necessitam de ajuda. Isso sim é uma prova viva de amor”.
Como líder nato, Daniel Souza não esqueceu de seus aliados e da equipe que tem na Secretaria de Regularização Fundiária, quando disse que tinha orgulho de haver conquistado seus colaboradores pelo convencimento, ressaltando que o marco da entrega de 2 mil títulos não seria possível sem o sacrifício pessoal de todos os servidores e servidoras da Secretaria.
No final do discurso, Daniel reafirmou o compromisso de continuar não somente enfrentando a luta da regularização fundiária, mas, também, de outras lutas aspiradas pelo povo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa piada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

falaaizerodrigues.com disse...

... já eu, boto fé nesse cabra MACHO, adv. Daniel Souza, em especial em seu senso de justiça trabalhista!!! Ass. Zé Rodrigues

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...