08 maio 2014

A resposta de Madeira...



Desembarcou no aeroporto de São Luis o político mais aguardado nos últimos dias pelos pretensos candidatos a governador do Maranhão.
Na bagagem uma resposta que traz, para uns, desalento e, para outros, motivo de indescritível satisfação eleitoral. Sebastião Madeira, Prefeito de Imperatriz, na condição de líder político da Região Tocantina vai comunicar, pessoalmente, a governadora Roseana Sarney, do PMDB, que não irá apoiar Edinho Lobão na sua inglória tentativa de tomar de assalto o Palácio dos Leões.
O prefeito Sebastião Madeira, parece, ainda, não ceder a uma suposta pressão política, protagonizada pelo próprio todo-poderoso José Sarney, e pelo ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, não cedendo a promessas e chantagens. “Tinha um compromisso com Luiz Fernando. Todo mundo sabe disso. A própria governadora sabe. Conversei com o meu partido e com os meus aliados. Falei com Aécio, que é o meu candidato a presidente do Brasil. Observei o sentimento da cidade e cheguei à conclusão que eu não tenho condições de apoiar Edinho Lobão”, teria comentado Madeira, num dos seus últimos encontros, realizados na manhã desta quinta-feira, 08 de maio de 2014, horas antes de embarcar para São Luis, para despachar Roseana e Lobão.
Sebastião Madeira disse, também, que não vai hostilizar o candidato da governadora, porque não faz política agredindo nem falando mal das pessoas. Adiantou, por outro lado, que espera que eles respeitem a posição que tomou, e diz não acreditar que a governadora Roseana vai cortar os convênios que o Estado ora firmou com a Prefeitura para socorrer o povo da cidade.
O prefeito de Imperatriz, depois de encontrar-se com Roseana, vai recepcionar o presidenciável Aécio Neves, que chega nesta sexta-feira, 9 de maio de 2014, em São Luis, para confirmar a aliança do PSDB com o PC do B de Flávio Dino.
Na próxima semana, Madeira e Flávio Dino fazem um dos mais aguardados atos políticos da história de Imperatriz, cuja cidade se mostra, radicalmente, contra candidatura de Edinho Lobão. “A nossa pretensão é fazer um ato emblemático, que reúna não apenas as pessoas, mas as suas propostas, porque Imperatriz merece, de fato, uma atenção a altura de suas necessidades”, teria proposto Madeira a um de seus articuladores políticos.
 GRILHÕES
A iminente decisão tão aguardada pela política maranhense prova, de um lado, que há políticos no Maranhão de fibra, totalmente desencabrestados, que estão acima do pavor e das benesses, e, de outro, que Roseana e o próprio Sarney não conseguiram conhecer o homem público e o político Sebastião Torres Madeira, mesmo depois de uma convivência política de quase três.
Não custa dizer, ainda, que a decisão de Madeira é um verdadeiro símbolo, porque quebra os grilhões do medo que ainda capturam dezenas de prefeitos Maranhão afora e até algumas importantes lideranças políticas do Estado. O NÃO de Madeira revela, com todas as letras, que o vale-tudo na política não pode superar o interesse público, a ponto de entregar o Maranhão àquele lacaio e ultrapassado modelo de governar, personificado na indesejável figura de Edinho Lobão.
Por outro lado, o preço da decisão tomada por Sebastião Madeira, a de não engolir goela abaixo a candidatura de Edinho Lobão, é sabido de todos. Cortes dos convênios firmado pelo Estado com a Prefeitura de Imperatriz, a demonização do seu candidato e o cacete, dia e noite, da forma mais vil e covarde, da Mirante, dos Sarneys, da Difusora, dos Lobões, e das satélites que acompanham a chamada “orquestra da terra arrasada”.

Um comentário:

Blog do Edy disse...

Eu não sei qual dos dois (Flávio e Edinho) tem maior desprezo pelo Maranhão. A diferença é só no tamanho, mas que tem, ah, isso têm

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...