24 junho 2014

Aleluia! Sarney vai se aposentar, mas sem deixar nenhum legado para o Maranhão...

Em final de carreira, Roseana Sarney e José Sarney deixarão o Estado como receberam em 1966, na eleição do patriarca que prometia acabar com a pobreza e da miséria, hoje, o Maranhão é o Estado mais pobre do Brasil, e esse é legado que será levado para a história da mais antiga oligarquia do Brasil.

  Durante quase meio século de vida pública, passamos a acompanhar o ex-presidente
Maior politico do pior Estado
Sarney comandar um império politico que quase se desfez, mas foi restabelecida pela presença do PT, no poder, a partir da eleição do então presidente Lula, em 2003. 

 A ultima oligarquia do Brasil se restabelecia patrocinada pelo partido que sempre pregou a ética e a moralidade na vida publica, e muito pior, também criticou as oligarquias existentes no Brasil. Quem não lembra da presença de Lula em Imperatriz, em 2000, pedindo votos para o candidato a prefeito do PT, e insultando aquele que viria a ser um dos maiores aliados, José Sarney.

Pois bem, o melhor governo da vida da filha de José Sarney, Roseana Sarney, também vem ajudando a por fim ao até então quase imbatível império politico do Estado do Maranhão. 

Sem possibilidades de eleger o sucessor, o grupo Sarney agoniza num barco que está prestes a afundar, e como se sabe, nesses momentos o que prevalece é o velho ditado “cada um por si e Deus por todos”. Nesse mesmo sentido é possível observar aliados visto como fieis ‘plantando lideranças’ nos dois lados, para tentar se estabelecer de alguma forma em um provável governo e nova conjuntura politica que ora se apresenta, e ainda com reais chances que isso aconteça. Se não bastasse a derrocada da oligarquia, agora, o velho José Sarney, senador pelo Amapá, que prometia tirar o Maranhão da miséria em sua primeira eleição como governador do Estado, em 1966, e teve também como presidente da Republica a mesma oportunidade, no entanto, 'vai amargar o arrependimento e a solidão de quem não resolveu os problemas de um Estado, mesmo tendo todas as oportunidades para isso', e sai da vida publica tendo o seu Estado de origem como o mais miserável da federação.
foto: o imparcial/escola no interior do MA

E o que o velho oligarca não imaginava está prestes a ocorrer; Sarney não tem a menor chance de se eleger senador nem pelo Amapá e muito menos pelo Maranhão. Por isso, ele anunciou que não será mais candidato.

O ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) não deverá se candidatar à reeleição em outubro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo assessor dele no Amapá e confirmada ao GLOBO pelo presidente do PMDB no estado, o ex-senador Gilvam Borges. Segundo Borges, a primeira pessoa a saber da desistência de Sarney foi a presidente Dilma Rousseff, com quem o ex-presidente viajou de Brasília para Macapá. Em seguida, Sarney teria comunicado aos partidos aliados.

"Houve um comunicado do próprio presidente Sarney hoje aos partidos aliados de que ele declinaria da candidatura ao Senado. Isso é fato. Mas estamos todos sob o impacto dessa decisão. Estamos órfãos. Esperamos que essa decisão não seja irreversível", disse Gilvam, informando que Sarney confirmou sua ida à convenção estadual de sexta-feira.

globo/Holden Arruda

Um comentário:

XOsarney disse...

A promessa foi cumprida sem dúvida, acabou com a pobreza e a miséria de sua familia, ou não.

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...