21 fevereiro 2015

Madeira inaugura Escola Lia Evangelista no Itamar Guará

Essa foi a declaração do professor Juscelino Pereira, ontem pela manhã no Conjunto Itamar Guará durante a solenidade de inauguração da Escola Municipal Lia Evangelista, no instante em que saudava a entrega pelo prefeito Madeira e o secretário de Educação Zesiel Ribeiro de mais uma escola construída pela atual gestão.


Além da comunidade o evento foi prestigiado por secretários e uma grande delegação da Câmara Municipal representada pelos vereadores Adonilson, Antônio José, Zé da Farmácia, Pimentel, Teresinha Soares, Fátima Avelino, Fidelis Uchoa, Buzuca, Raimundo Roma e Enoc Serafim, este último com base eleitoral naquela comunidade.

A escola ampla e construída com recursos do Tesouro Municipal de acordo com o que preconiza o Ministério da Educação, vai atender 608 alunos. Conta com 11 salas de aula, secretaria, Diretoria (com banheiro para funcionários), Sala de professores (com banheiro e vestiário), biblioteca, cozinha (com banheiro para funcionários), depósito de materiais, dispensa, refeitório, seis banheiros femininos e seis masculinos para alunos, mais quatro banheiros para alunos com necessidades especiais.

Sobre a obra o vereador Enoc disse que no inicio do ano passado quando o bairro foi entregue para a comunidade os pais começaram a sair para outras localidades atrás de escolas pra que os filhos pudessem estudar, o edil procurou o prefeito e este o atendeu prontamente juntamente com o secretário de educação. O parlamentar compreende que existem necessidades ainda não atendidas no bairro, mas que todas serão sanadas e ao final agradeceu ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário Zesiel pela sensibilidade de terem percebido a necessidade da construção de uma escola ali tão logo para lá se dirigiram as mais de 1000 famílias que hoje habitam o “ grande Guará. “ Nós, enquanto comunidade, só temos a agradecer” Presente no evento o vice-prefeito Pastor Porto saudou a “ boa nova “ dizendo que se a educação é prioridade, podemos ter certeza de um futuro muito seguro e concluiu: "Lia Evangelista ter o nome nesta Escola foi uma decisão muito acertada porque ela de fato foi como servidora, alguém que por sua competência e excelência, resolvia tudo que se colocava em suas mãos".

Já o secretário de educação, professor Zesiel Ribeiro, resumiu a satisfação de inaugurar mais uma escola asseverando que "refletindo um pouco sobre a historia da escola que leva o nome de Lia Evangelista me orgulha muito ter recebido este desafio e estar devolvendo a escola entregue, pois a equipe da SEMED tem enfrentado grandes demandas e todas tem sido enfrentadas". Zesiel informou também que outra escola de educação infantil que fica ao lado do Bairro Itamar Guará será entregue dentro de 1 ano e que seria impossível fazer tudo isso sem o apoio dos vereadores.

Homenagens - Para o prefeito Madeira, a inauguração da Escola Municipal Lia Evangelista significa uma marco, pois já é a décima escola construída nesta gestão: "temos mais 10 para entregar já estão autorizadas as escolas do conjunto Sebastiao Regis e Canto da Serra, pois lá entregaremos as casas junto com as unidades de educação". Durante sua fala Madeira fez uma pausa para prestar duas homenagens. Á servidora do município Lia Evangelista, que deu nome à escola, e à sua ex-professora, com mais de 40 anos de magistério, Evane Santos. Presente no evento a professora Evane, que já foi secretaria municipal de educação, foi apanhada de surpresa pelo prefeito que ao mencionar seu nome disse: "Ela foi minha professora de Geografia no ginásio Bernardo Sayão e Também do Pastor Porto e em seu nome quero homenagear toda essa equipe maravilhosa da educação de Imperatriz".

Sobre Lia Evangelista, que morreu ano passado, o prefeito, diante dos convidados e dos familiares da homenageada falou da importância dela para sua gestão e para as gestões anteriores. O prefeito encerrou sua fala dizendo que: "A educação é feita por vocês professores, diretores e gestores. A escola é só um prédio, a educação é o que acontece dentro dessas paredes e quem faz isso são vocês",concluiu.

Sidney Rodrigues - ASCOM




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...