06 junho 2016

Valéria Macedo pede instalação do CTA em Imperatriz

Valéria Macedo pede instalação do CTA em Imperatriz

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) solicitou ao Governo do Estado a Implantação do Centro Tático Aéreo, com serviços aeromédico de resgate e transporte, assim como e serviços aeropoliciais, para o município de Imperatriz.
De acordo com a Indicação apresentada, Imperatriz possui condição estratégica no Estado que, das macrorregiões de Santa Inês a Balsas, poderia atender um total de até 143 municípios maranhenses, com uma referência populacional de 2.468.969 habitantes.
“Nesse aspecto, com a operacionalização dessa nova proposta de saúde e segurança pública, e levando-se em conta a extensão territorial deste Estado, seria possível transportar, no menor tempo possível, os profissionais até o local da ocorrência, para resgatar as vítimas e transportá-las aos hospitais de referência resultantes, por exemplo, de acidentes automobilísticos, enchentes, incêndios nas áreas urbanas e rurais das cidades compreendidas”, afirmou Valéria Macedo.
Segundo a deputada, também será possível prestar assistência no âmbito da Segurança do estado, pelo mesmo sistema, apenas adaptando as aeronaves para cada tipo de ocorrência.  “Como, por exemplo, combate e repressão ao tráfico, assaltos a bancos, execução operacional ambiental, rural e fluvial, ou seja, a implantação do serviço seria um instrumento estratégico de atendimento de urgência médica bem como de combate ao crime, no resgate ou na localização e detenção de infratores, resultando em um serviço de extrema importância para a Saúde e Segurança Pública do Maranhão”, disse.
Conforme a Indicação apresentada, faz-se necessária a efetivação de uma importante parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Segurança Pública, também, junto à Prefeitura Municipal de Imperatriz, para a implantação deste Centro Tático Aéreo.  
“Cumpre ressaltar que o dispêndio financeiro que o estado teria, ainda que fosse relativamente alto, seria ínfimo se levarmos em consideração os prejuízos causados pelas perdas de centenas de vidas humanas, despesas com tratamentos em Unidades de Terapia Intensiva, indenizações, além de prejuízos materiais. Assim, por ser a segunda maior cidade do Estado do Maranhão, é de extrema relevância a implantação do Centro Tático Aéreo. Garantindo, desta forma, um melhor atendimento de saúde e segurança à população, enfim, proporcionando mais assistência e mais conforto àqueles habitantes nos momentos mais delicados de suas vidas, e com o menor custo-benefício a todos”, finalizou Valéria. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...