31 março 2017

Extra! Vereadores querem livrar a ponte de suicidas.

Esse tema é mais sério que o título, porém, esse titulo escolhido de forma proposital, teve o objetivo de chamar a atenção para a questão que foi vista pelo ângulo errado pelo parlamento.

 Exatamente por isso que este foi, 'o maior debate dos últimos tempos travado entre o desejo insano de tentar livrar a ponte dos suicidas e/ou simplesmente filmas esses desastres'.

A construção de uma grade, proposta pelo vereador Alberto Sousa e a ideia de colocar uma câmera para flagrar tentativas de suicídios, na visão do vereador Ricardo Seidel, poderia livrar a ponte desses suicidas, mas nunca atracaria nas razões que levam um ser humano a tirar a própria vida. 

As sugestões dos dois parlamentares de Imperatriz, que tentam encontrar soluções a grande quantidade de suicídios que ocorrem na ponte Dom Afonso, que liga o Estado do Tocantins ao Maranhão, em Imperatriz, poderia ter sido um dos debates mais importantes já tratado neste ano pela nova legislatura, porém, se tornou um dos mais desastrosos. - O debate ignorou as causas e se ateu a ponte.

Em tese, as propostas tenta livrar a ponte dos suicidas e cometem o erro de debater algo tão sério sem verificar, por exemplo, os dados, o que leva a pessoa ao ato de tirar a própria vida e como os melhores cientistas tentam encontrar soluções para este problema, levando em conta que as razões não são tecnicas (como criar barreiras) , mas psicológicas. Sendo assim, a pessoa que decide tirar a própria vida não precisa exatamente da ponte para chegar ao seu objetivo.

Elevar grades na ponte ou colocar sistemas de segurança seja ele qual for, vai livrar apenas a ponte de ser lembrada por um local de encontro entre o suicida e seu desejo de tirar a propria vida. 

Debater a criação de Centro de tratamento com psicologos e especialistas para tratar de pessoas propensas a cometer tal ato. Informar à sociedade como identificar os sintomas de depressão na familia (considerado o principal motivador do suicidios, atualmente), as mudanças de comportamentos etc... Este é o debate.


Vejamos algumas informações cientificas sobre o assunto:

As estatísticas mostram que o suicídio precisa, sim, ser discutido. Trata-se, além de uma expressão inequívoca de sofrimento individual, de um sério problema de saúde pública. Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 804 mil pessoas se mataram no ano 2012 em todo o mundo – uma taxa de 11,4 para cada 100 mil habitantes. Isso significa um suicídio a cada 40 segundos. A “violência autodirigida”, como o suicídio é classificado pela OMS, é hoje a 14ª causa de morte no mundo inteiro. E a terceira entre pessoas de 15 a 44 anos, de ambos os sexos. 

Há suicídios e suicídios. Por isso, os especialistas costumam avaliar a tentativa de se matar ou o ato propriamente dito a partir de duas variáveis: a intencionalidade e a letalidade. (se não for a ponte, será por outro meio)

Dados da OMS indicam que o suicídio geralmente aparece associado a doenças mentais – sendo que a mais comum, atualmente, é a depressão, responsável por 30% dos casos relatados em todo o mundo. 

O alcoolismo responde por 18% dos casos de suicídio, a esquizofrenia por 14% e os transtornos de personalidade – como a personalidade limítrofe e a personalidade anti-social – por 13%. Os casos restantes são relacionados a outros diagnósticos psiquiátricos.

Estudos de autópsia psicológica (feitos com base em entrevistas com amigos, familiares e médicos do suicida) mostram que mais de 90% das pessoas que se mataram no mundo tinham alguma doença mental. 

(Fonte: revista super interessante/ Maria Fernanda Vomero access_time 31 dez 2002, 22h00 - Atualizado em 31 out 2016, 18h47)

O Tema é importante, agora é preciso se preocupar menos com a ponte e se preocupar com as pessoas e as razões que levam a tal ato.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...