27 abril 2017

Prefeito participa da XI Reunião de Parlamentares da Amazônia


Encontro discutiu iniciativas de preservação territorial

Com o objetivo de debater melhorias para a população da Amazônia Legal, com foco na sustentabilidade, foi realizada na manhã de ontem (27), a XI Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico. O prefeito Assis Ramos participou do evento, realizado na Câmara Municipal.
Imperatriz sediou o encontro por ser considerada uma das portas de entrada da Amazônia Legal, território que detém 59% da área do Brasil. “Vamos aproveitar para ouvir representantes dos nove estados presentes, para que possam trazer não só para Imperatriz, mas para o Maranhão, ideias diferenciadas de gestão e iniciativas sustentáveis em relação ao desenvolvimento”, afirmou o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Durante o discurso, o prefeito Assis Ramos falou dos problemas enfrentados. Ressaltou que o território imperatrizense de três décadas atrás se desconfigurou com a "necessária criação dos novos municípios"; com as sucessivas trocas de culturas do arroz para o capim e, agora, do capim para o eucalipto; com as invasões e as ocupações desordenadas que devastaram os babaçuais, rios e riachos, e com a extração criminosa da madeira de lei. Ele alertou, ainda, que a região precisa de projetos de recuperação e de alternativas atrativas de atividades rentáveis que não comprometam a sustentabilidade.

Assis pontuou, também, as dificuldades em relação aos esgotos a céu aberto em que foram transformados sete riachos que cortam Imperatriz, assim como a falta de recursos para recuperar esses mananciais. O prefeito pediu aos deputados apoio para captação financeira em benefício da preservação do que ainda resta do Portal da Amazônia.

Mariana Campos - ASCOM/PMI

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...