21 novembro 2017

Governo expande assistência materno-infantil com Hospital Regional de Balsas

Quatro semanas antes do previsto, o pequeno Miguel Câmara nasceu com pouco mais de dois quilos no Hospital Regional de Balsas, recentemente inaugurado pelo Governo do Estado. O quadro de saúde do bebê e da mãe Anne Evelyn inspirava cuidados. Ambos foram prontamente atendidos pela equipe de profissionais da unidade de saúde, que oferece assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24h. 

Durante toda a gestação, teve oscilação de pressão, perda de líquido amniótico e diabetes gestacional, sendo necessária a retirada de Miguel com 33 semanas de vida. “Fui fazer exames de rotina quando a obstetra falou que o parto teria de ser imediato por conta da grande perda de líquido e das dores de cabeça que estava sentindo. Eu ia ser encaminhada para um hospital de Goiânia, mas de forma inesperada e abençoada, fui acolhida no Hospital Regional de Balsas. Me surpreendi com o atendimento desde a portaria à equipe multiprofissional”, contou.

Mãe e seu bebê passam bem, receberam alta após dez dias de internação. “Tive muito medo de perder meu filho, mas graças a Deus e aos profissionais que Ele colocou no caminho, Miguel ganhou peso sob os cuidados atentos das pediatras e enfermeiras da UTI neonatal. A chegada do Hospital salvou minha vida e de meu filho, e vai salvar a de tantas outras gestantes que precisam de bons acompanhamentos em partos de risco. São situações como esta que demonstram a preocupação do Governo em assistir a toda a população sem distinção de cor ou classe social”, afirmou Anne. 

O Hospital Regional de Balsas é referência para pelo menos 14 municípios da região. “A partir da inauguração do hospital, começamos a preencher um vazio assistencial imenso de décadas. É um sonho realizado para a população que recebe mais um importante equipamento na área da saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

No período de 20 de setembro, data de inauguração do equipamento de saúde, até o dia 31 de outubro, foram contabilizados 12.967 procedimentos, dentre cirurgias, partos, exames, entre outros atendimentos.

O Hospital

O Hospital Regional de Balsas é referência da região no atendimento de procedimentos de média e alta complexidade, incluindo partos de alto risco, pediatria e cirurgia geral. Possui 50 leitos disponíveis, com 10 leitos de UTI Adulto, seis de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e quatro de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru. 

A unidade de saúde possui estrutura para realizar atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, exames de radiologia, tomografia e endoscopia.

Comodidada

Na maternidade, as acomodações são adaptadas para atender as mulheres com conforto e humanização. A unidade estimula o parto natural com apoio e cuidados contínuos, disponibilizando os métodos não farmacológicos para alívio das dores, como bola para atividades durante o pré-parto, banqueta, água morna, televisão, música ambiente, inclusive com luz adaptável por conta do momento das contrações. 

Entre as vantagens do parto humanizado está a possibilidade de maior assistência da família à parturiente e a diminuição do tempo de internação, que em geral é de apenas 24 horas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...