26 janeiro 2018

Rua Digna já está em 21 cidades do Maranhão e centenas de vias de São Luís


Levando pavimentação asfáltica e melhoria da infraestrutura de pontos que nunca haviam recebido atenção do poder público, o Programa Rua Digna já contempla 21 cidades maranhenses e mais de 100 vias de 33 bairros da Região Metropolitana de São Luís. O mutirão segue realizando obras executadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres).

Uma das obras concluídas recentemente foi em Cajari, a 200 quilômetros de São Luís, cidade atendida pelo Plano Mais IDH. O programa usa mão de obra dos próprios moradores para pavimentar ruas que antes eram tomadas por poeira, lama e buracos. Isso gera emprego e renda para a comunidade.

“É de extrema importância o foco do Governo para erradicar antigos problemas de infraestrutura que vinham acontecendo em municípios maranhenses e na própria capital. O diferencial desta gestão é ouvir a população e levar até eles benefícios que supram suas necessidades”, diz a coordenadora do Rua Digna, Daniella Arraes.

Dentre as mais de 100 vias que estão sendo transformadas na capital maranhense, destaque para a Vila São Domingos. A moradora Maria do Carmo Cantanhede tem dado um exemplo de gestão e cidadania na execução da obra.

Maria do Carmo tem sido essencial nas lutas e conquistas no bairro, à frente da Associação de Moradores da Vila São Domingos, onde conseguiu garantir os serviços de pavimentação em vias públicas e a execução de pequenas obras e serviços complementares de infraestrutura, após apresentar o projeto.

Cidades pioneiras

Situada a 100 quilômetros da capital maranhense, a cidade de Primeira Cruz foi a primeira do Estado a concluir a obra, em outubro de 2017. Foi na Travessa Gonçalves Dias, com a pavimentação de bloquetes de concreto.

O município de Araioses, no Baixo Parnaíba Maranhense, foi um dos inseridos na lista de beneficiados do Rua Digna. A cidade foi contemplada após a realização de uma vistoria técnica da equipe do Governo. Lá, no local conhecido como Ilhas Canárias, os materiais para a construção das vias têm chegado pelo rio, via embarcações.

São João do Carú, localizado a 360 quilômetros de São Luís, foi outro município contemplado. Agora, as vias estão recebendo a obra.

Mutirão

O recurso oferecido pelo Programa Rua Digna é de até R$ 200 mil para cada Plano de Trabalho. O subsídio é destinado ao custeio dos blocos de concreto, de areia, do meio fio, da calçada e para o pagamento do técnico da engenharia civil.

Os calçamentos das ruas são feitos com bloquetes intertravados, preferencialmente confeccionados pelos apenados do Complexo Penitenciário São Luís. As associações ou sindicatos também são orientados a obter material de construção dos fornecedores da própria comunidade, a fim de gerar renda para o comércio local.

O Rua Digna foi disponibilizado para organizações da sociedade civil localizadas dentro da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e para os 30 municípios do Mais IDH. Com a inspeção de técnicos do Mutirão Rua Digna, o prazo máximo para execução é de 90 dias, a contar do início da obra. Já a prestação de contas é de 60 dias após o recebimento do recurso.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...