22 julho 2018

PC do B prega união da esquerda no 1º turno



Sigla quer união com PT, PDT, PSB e Psol  Reação à aliança do Centrão com Alckmin


Por Laurimberto Brasil/Poder360

O PC do B divulgou, neste domingo (22.jul.2018), nota pedindo para que PT, PDT, PSB e Psol se unam no 1º turno das eleições presidenciais de 2018. De acordo com o texto do partido, o objetivo da união é “derrotar a agenda neoliberal e neocolonial de Alckmin, Temer e Bolsonaro”.

O documento assinado pela presidente do PC do B, Luciana Santos, é uma reação à tendência do Centrão (DEM, PR, PP, PRB e SD) de se unir à pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

“Desenha-se uma coesão do campo político da direita e centro-direita em torno do candidato do PSDB Geraldo Alckmin. Faz parte dessa orquestração tentar isolar o candidato do PDT, Ciro Gomes e, também, concorrentes do tucano pertencentes ao seu espectro político e, ainda, manter a candidatura do MDB, Henrique Meirelles, com o intuito de descolar Alckmin de Temer”, afirma o texto.

No entanto, há empecilhos para uma aliança das candidaturas de esquerda na disputa eleitoral. O PDT e o Psol já oficializaram respectivamente os candidatos Ciro Gomes e Guilherme Boulos e, mesmo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso, o PT mantém a intenção de lançá-lo à Presidência.

Sobre Lula, o PC do B afirma que “prossegue a luta pela liberdade do ex-presidente e pelo seu legítimo direito de ser candidato”.

Na nota, o partido também reafirma a pré-candidatura da deputada estadual Manuela D’Ávila a presidente. A convenção nacional da sigla acontece no dia 1º de agosto em Brasília.

Leia a íntegra:

PCdoB conclama PT, PDT, PSB e PSOL: Unidade desde já

Aberto o calendário das convenções partidárias, vem à tona uma nítida orquestração das forças conservadoras que entronizaram o desastroso governo Temer para tentar vencer as eleições presidenciais com uma candidatura do consórcio golpista. Desenha-se uma coesão do campo político da direita e centro-direita em torno do candidato do PSDB Geraldo Alckmin. Faz parte dessa orquestração tentar isolar o candidato do PDT Ciro Gomes e, também, concorrentes do tucano pertencentes ao seu espectro político e, ainda, manter a candidatura do MDB, Henrique Meirelles, com o intuito de descolar Alckmin de Temer.

Não se deve subestimar esse movimento de reforço a Alckmin e nem o candidato de matiz fascista Jair Bolsonaro, mas a disputa presidencial está longe de estar definida, seguirá acirrada e de resultado incerto, mesmo com o líder das pesquisas, o ex-presidente Lula, mantido arbitrariamente encarcerado. O PCdoB prossegue a luta pela liberdade do ex-presidente e pelo seu legítimo direito de ser candidato. Alckmin carregará nos ombros, mesmo que se esquive, o governo que imputou grande sofrimento e tragédias ao nosso povo; e seu programa é antinacional, antipopular e autoritário.

Neste cenário, o PCdoB reafirma a convicção de que a estratégia política da esquerda e das demais forças democráticas, populares e patrióticas deve ter por centro a vitória eleitoral em outubro, o que exige marcharem unidas desde já.

Para isto, o PCdoB conclama o PT, PDT, PSB, PSOL e demais forças progressistas a construírem a unidade, já no primeiro turno, para vencer as eleições, derrotar a agenda neoliberal e neocolonial de Alckmin, Temer e Bolsonaro, retirar o Brasil da crise e encaminhá-lo a um novo ciclo de desenvolvimento soberano com geração de empregos, distribuição de renda e direitos.

Da parte do PCdoB, reiteramos que Manuela d’Ávila, que segue com sua exitosa pré-campanha, renovará seu empenho para que se viabilize a união do campo progressista, condição imperativa para que alcancemos a quinta vitória do povo.

São Paulo, 22 de julho de 2018

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PC do B)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...