22 agosto 2018

Cemar vai reajustar tarifas de energia em 16,53% no Maranhão

Ainda sem crise de abastecimento, a Aneel aprovou reajuste nas contas de energia e no Maranhão devem chegar a quase 17%


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (21/8), durante reunião pública, o reajuste tarifário da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A concessionária atende 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios do Maranhão. O reajuste entrará em vigor a partir de 28/8 e terá um aumento nas contas dos consumidores residencias em mais de 16%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Segundo a assessoria da Cemar, os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico, foram responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 10,53 pontos porcentuais da variação, mais da metade do reajuste de 16,94%. Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.

Nos últimos 10 anos, as tarifas residenciais da Cemar têm registrado variação menor do que a inflação calculada pelo IGP-M e pelo IPCA no período, mesmo assim, no ano passado, as contas de energia triplicaram e geraram índices altissimos de insatisfação, mesmo assim, ninguém foi responsabilizado pelos aumentos e nem as questões duvidosas foram respondidas, referente, principalmente, pelo aumento indiscriminado e injustificável em alguns casos. 

texto da assessoria com alterações e edições do blog

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...