13 dezembro 2018

Hospital de Carolina fortalece descentralização no atendimento na saúde

Maria de Jesus Gomes é moradora de Carolina, no Sul do Maranhão e conhece bem o atendimento da saúde na cidade. “Antigamente quando a gente adoecia aqui, tinha que correr para Araguaína ou para Imperatriz. Depois com o hospital de Balsas, ficou mais perto e melhorou bastante, mas ainda assim precisamos sair da cidade”, conta.

Essa realidade está com os dias contados e logo dona Maria e os demais moradores não precisarão mais ir para outros municípios em busca de socorro médico. O Governo do Estado, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde (SES) e Infraestrutura (Sinfra), vai entregar o hospital de 20 leitos no próximo semestre.

A unidade de saúde vai dispor de uma estrutura com recepção, lavanderia, área de armazenagem, passeio, jardim, lanchonete e o projeto ainda prevê o espaço para uma possível ampliação. Dona Maria de Jesus está animada com a ação. “Vai ser bom demais, ser atendido bem pertinho de casa”, avaliou.

Quem também comemorou foi o comerciante João Alberto Pereira. “Vai ser muito bom para gente. Há muito tempo que a gente espera por um hospital que tenha uma estrutura para atender a população carolinense. A cidade é um dos principais polos turísticos do estado, merece”, destacou.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, falou sobre a política de descentralização no atendimento na área da saúde adotada pelo Governo do Maranhão. “Desde 2015, estamos investindo forte na construção e reforma de hospitais por todo o Maranhão. São hospital equipados e estruturados para desafogar as cidades que antes ficavam com demanda acumulada e melhorar o atendimento”.

Ele destacou ainda os investimentos realizados na região na área da saúde. “Na Sul e Oeste, por exemplo, fizemos o Regional de Balsas e estamos finalizando o de Carolina. E tem Imperatriz, o Hospital Macrorregional, a Casa da Gestante e estamos reformando o Hospital Regional, que é uma das maiores maternidades do estado. É assim que cuidamos da nossa gente”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...