17 janeiro 2019

Gotas de Esperança transforma realidade de crianças e adolescentes em Estreito

80 novas vagas estão abertas e inscrições podem ser feitas gratuitamente até o próximo dia 18 de janeiro 


O Instituto Gotas de Esperança, inaugurado em dezembro passado, em Estreito (MA), 125 km de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, pelo padre Luzimar Moura, da igreja São Francisco de Assis, situado na Avenida Central, nº 02, Vila São Francisco, oferece gratuitamente cursos de musicalização e reforço escolar para crianças de 6 a 12 anos.

Projeto nasceu diante da carência da comunidade, principalmente das crianças e adolescentes da Vila São Francisco de Assis, que pós-escola ficavam sem ocupação no bairro, situação exposta a iminentes riscos sociais. “Nós elaboramos esse projeto visando oferecer aulas de música, canto, dança, arte e teatro, além de muitas outras ocupações socioeducativas”, explicou o Padre Luzimar Moura.

Segundo ele, o projeto atendeu somente no ano passado 120 crianças em diversos cursos de musicalização e canto, sendo que, neste ano existe uma fila de espera para mais de 80 novas matrículas. Aulas eram realizadas em espaço cedido pela paróquia. “Em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) conseguimos construir a sede do Instituto Gotas de Esperança, espaço adequado para crianças aprenderem aulas de música e canto”, comemora.

Padre Luzimar Moura ressalta que, depois do projeto elaborado, correu atrás de apoio junto à iniciativa privada e pública para consolidar a realização de um sonho em contribuir com o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes em Estreito. Ele diz que, nesta segunda etapa, o instituto também atenderá idosos do melhor idade. “Foi com muita luta e dificuldades que chegamos a ter uma sede própria para abrigar esse projeto”, afirma.

De apenas 8 anos, Gustavo Wendel, aluno dos cursos de Flauta e Canto, contou que está apenas um ano no projeto, mas que não pretender sair enquanto não se profissionalizar na área de música, especialmente em violino.

Entusiasmado, Vitor Guilherme, 10 anos, confessa que está há 2 anos no projeto, mas que já aprendeu a tocar flauta e violão, avanço que melhorou no desempenho escolar e intelectual desde que iniciou no ‘Gotas de Esperança’ do padre Luzimar Moura. “Esse projeto muito tem ajudado em minha formação pessoal e intelectual”, completa.

NOVAS VAGAS

O Instituto Gotas de Esperança, através do projeto “Transformando a Vida em Canção!”, abriu 80 novas vagas para atender crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos. Estão sendo oferecidos cursos de violão, teclado, canto, flauta doce e reforço escolar. E avisa: em abril serão iniciadas aulas de violino.

Para efetuar a matrícula será necessário levar uma foto 3 x 4, xerox do comprovante de residência, xerox da identidade ou certidão de nascimento do aluno. Matrículas poderão ser efetuados no período até o dia 18 de janeiro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. As aulas são gratuitas, vagas limitadas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...