08 maio 2019

Deputado Marco Aurélio destaca entrega de prédio que sediará a Uemasul em Estreito


O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) usou o pequeno expediente, na manhã desta quarta-feira (08), para destacar o pioneirismo por parte do prefeito de Estreito, Cícero Neco, que construiu com recursos próprios da prefeitura uma estrutura grandiosa e disponibilizou para a implantação de uma Universidade Pública que atendesse a população de municípios da região. 

Investimento em torno de R$ 6 milhões, no prédio onde funcionará o campus da Uemasul de Estreito e inicialmente abrigará os cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Física e o Bacharelado em Agronomia, além de contar com 10 professores efetivos, aprovados no último concurso da instituição. Durante o processo de construção do prédio, o deputado estadual Marco Aurélio acompanhou o prefeito Cicin em visitas aos reitores da UFMA e da UEMA para apresentar o projeto e estudar a possibilidade de implantação de alguma das universidades no município. À época, os reitores gostaram muito do projeto não foi possível garantir o custeio das mesmas no município.

“A criação da Uemasul, da qual tive a satisfação de participar aqui nessa casa como relator, por iniciativa do governador Flávio Dino, começou a mudar essa perspectiva. Através da autonomia financeira e administrativa dada à Uemasul pelo governador, toda a região Tocantina passou a receber investimentos importantes, como a criação do campus agrário de Imperatriz, reforma do campus de Açailândia, criação do curso de medicina e do campus de ciências da saúde de Imperatriz, que estão sendo encaminhados.“ O deputado destacou que o prédio entregue pela prefeitura de Estreito antecipa vários anos e investimento que teria que ser feito para possibilitar essa conquista.

Através da medida, o estado chama para si a responsabilidade de implantar, de manter e de garantir a qualidade do ensino superior naquele município para os jovens de Estreito e tantos outros municípios da região. “Investimentos importantes passaram pela cidade, mas este é algo que não irá passar, trata-se de algo que vem para mudar a realidade das pessoas, que cria uma independência e que fortalece a região. Em meio a um momento que o governo federal corta investimentos na educação eu fico pensando como as universidades irão conseguir garantir a qualidade do ensino, pesquisa e ainda pensar na extensão com cortes que chegam a mais de 30% de suas verbas.” Questionou o parlamentar que afirmou que é exatamente nesse momento que nascerá o novo campus da Uemasul em Estreito. 

Ao finalizar, Marco Aurélio parabenizou os esforços de todos os agentes envolvidos nessa realização. “Na contramão disso tudo o governo do estado, em parceria com a prefeitura de Estreito anunciam a abertura das portas da Uemasul para milhares de jovens da região. Faço questão de parabenizar a prefeitura de Estreito, na pessoa do prefeito Cicin, de toda a câmara municipal de Estreito, por terem participado desta conquista, ao governador Flávio Dino, à reitoria da Uemasul, na pessoa da professora Elizabeth Fernandes, por ter acolhido esse projeto.” O prédio será entregue nesta sexta-feira (10), o passo seguinte será equipá-lo para seu funcionamento já no segundo semestre de 2019, logo após o vestibular especial que será realizado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...