07 maio 2019

Secretarias promovem conscientização sobre dengue e Chikungunya

Palestras visam diminuir as chances de proliferação do mosquito transmissor 

A prefeitura de João Lisboa, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Vigilância Sanitária, promovem durante este mês de Maio, um ciclo de palestras sobre dengue e Chikungunya nas unidades de ensino do município. O objetivo é conscientizar jovens estudantes sobre os cuidados que se devem ter para evitar a proliferação de mosquitos Aedes aegyptiinfectado ou Aedes albopictus, causadores da Dengue e Febre Chikungunya, propícios a proliferação no inicio do verão. 

Para o secretário de Meio Ambiente, professor Gilmar, é preciso interagir com a sociedade para evitar danos à saúde por falta de cuidados ou conhecimento; “Precisamos ainda, manter o cuidado e ação permanente para evitar e prevenir focos, pois no verão, com o aumento da temperatura e recipientes com águas do período chuvoso, são locais propícios para criadouros do mosquito transmissor”, alerta o secretário. 

A secretária de saúde, Wilka Gabrielle, observa que a prevenção é a única arma contra a dengue e informa meios de combater. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença”. Wilka observa ainda cuidados comuns, que são, não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...