21 fevereiro 2020

CARTA MARCADA! STAUTEC engenharia e empreendimentos estaria pronta para assumir lugar da CITILUM

A maioria dos grandes contratos da prefeitura de Imperatriz foram acertados e iniciados por empresas mesmo antes de licitar, mas um dos casos mais épicos e questionáveis se trata da concessão para operar nos serviços de iluminação pública, conhecido como um dos melhores contratos da prefeitura. 

O vereador Carlos Hermes apontou, em discurso na câmara de vereadores, que a empresa STAUTEC engenharia e empreendimentos já estaria “engatilhada para assumir” (sic), disse o parlamentar. "...parece CNPJ criado para qualquer natureza, onde se faz de tudo: Construção de estações de energia, construções de edifícios, manutenção de máquinas e uma série de elementos para serem usados de qualquer jeito", disse. Segundo uma fonte, valores teriam sido repassados pela empresa para completar o pagamento de bandas no carnaval. 

 Se confirmado, como antecipa o parlamentar, será mais um dos escândalos mais grotescos que cercam a conturbada administração do prefeito Assis Ramos.

Veja matéria completa do site oficial da câmara de vereadores. (aqui)

Carlos Hermes denuncia o rompimento do contrato da prefeitura com a Citilum

O vereador Carlos Hermes (PCdoB) no uso da Tribuna nesta quarta (12), afirmou que a gestão municipal é campeã em fabricar estados de emergência nos processos licitatórios. Faz isso à revelia da lei 8666/93, pelo prazer das conveniências, beneficiando as empresas amigas, com dispensa de licitação e que fazem jogo financeiro para se locupletaram com recursos públicos.
Apresentou um documento assinado pelo secretário municipal de infraestrutura Zigomar Filho, onde o argumento para rompimento é a quebra de procedimentos, a não obediência a comando legal estatuído (cheio de vícios) e que existe uma empresa engatilhada para assumir já na segunda feira. Se trata da empresa STAUTEC engenharia e empreendimentos e de acordo com ele, parece CNPJ criado para qualquer natureza, onde se faz de tudo: Construção de estações de energia, construções de edifícios, manutenção de máquinas e uma serie de elementos para serem usados de qualquer jeito. Era uma prestadora de serviços da CITILUM, mas já entra com dispensa de licitação e iniciando no começo da semana.

Hermes informa que a prefeitura desrespeita um parecer do Ministério Público, que negou um mandato de segurança para outra empresa (QUANTUM engenharia) que concorreu e não ganhou da CITILUM. Alegou direcionado para a empresa atual. Naquela época nada estava errado, mas agora a prefeitura rompe o contrato alegando elementos de ilegalidade. Fica claro o interesse em tirar a atual firma.
“Em ano eleitoral, mais um contrato emergencial sem que ninguém na cidade saiba das relações financeiras e políticas dessa empresa com a prefeitura, deixando a população à mercê. Está na hora de darmos um basta, fazer esse governo respeitar o povo e o erário público, não podemos aceitar calados o que estão fazendo com Imperatriz. Já denunciamos e protocolamos isso na Procuradoria de justiça, no Tribunal de Contas e no Ministério público estaduais”.
Citou também a empresa Canal que recebeu em três anos R$ 12,5 milhões e que sem ter o que fazer, fabricou 400 placas para dizer que um ponte de wi-fi é uma obra. Mais uma empresa amiga que tem fortes indícios de direcionamento de licitação e está envolvida em 60% dos recursos da campanha, enquanto pessoas estão morrendo no socorrão por falta de remédios.
“Tudo que está sendo feito em Imperatriz é com recursos federais e do estado, com as arrecadações próprias não tem nada. É um momento histórico da cidade onde ela mais recebeu recursos e nada é feito. IPTU, ISS, ICMS, ITBI.  43 milhões da saúde, 10 milhões do pré-sal, 103 milhões de precatórios do fundeb, 23 milhões do meio ambiente para construir o aterro sanitário e o prefeito manda para cá uma lei comprando uma área, onde o alqueire é 112 mil reais, sendo que o valor de mercado é 35 mil. Se não roubar o dinheiro dá, é o que ele dizia, então isso é uma admissão de culpa? Estou indignado e isso acontece por que estamos na condição de humanos e não podemos ser indiferentes a tanta coisa errada. No dia que não nos importarmos, não merecemos representar esse povo”, disse.
Hermes afirma que a prefeitura contrata empresas para substituir outras da noite para o dia, criam situações em contratos milionários de forma ilegal e tudo através de adesão de atas, estado de emergência, calamidade pública e dispensa de licitações. Não seguem os critérios e criam situações onde fica evidente a falta de lisura nas ações. Ao final pediu que a mesa diretora que faça a convocação do secretário de infraestrutura Zigomar Filho para prestar esclarecimentos.
Informou que todas as denúncias são formalizadas no MP e que o executivo é extremamente irresponsável e desonesto com a cidade de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...