20 maio 2021

PC realiza busca e apreensão em residência de servidores do alto escalão da câmara de Imperatriz

Por determinação da justiça, três servidores do alto escalão da câmara de vereadores foram afastados das funções por dificultar acesso aos dados durante a investigação


A policia Civil do Maranhão, por intermédio da Primeira Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz e Delegado de Polícia do Primeiro Departamento de Combate à Corrupção – Unidade Imperatriz, cumpriu mandado de busca e apreensão na residência e gabinete dos servidores da câmara vereadores de Imperatriz, Crizam whalassy Silva, Erasmo Silva Pereira, Romulo da Silva Andrade e ainda do ex-presidente, José Carlos. A decisão que apura irregularidades ainda inclui a busca e apreensão na sede da câmara de vereadores, nos gabinetes do controlador geral da câmara, Crizan Whalassy, gabinete do procurador, Erasmo Silva Pereira e ainda do administrador da câmara, Romulo da Silva. Todos acessos e gabinetes, arquivos e setores da administração dos investigados estão totalmente lacrados pela Polícia Civil, que busca acesso a documentos, Hd’s, computadores e ainda registro de pontos e outros.

O cumprimento ação de busca e apreensão por parte da Polícia Civil a câmara de vereadores, busca registros de controle de frequência FISICO dos servidores efetivos e comissionados da Câmara de Vereadores entre JANEIRO/2017 e DEZEMBRO/2020. Todos os registros de controle de frequência BIOMÉTRICO/ELETRÔNICO dos servidores efetivos e comissionados da Câmara de Vereadores, entre JANEIRO/2017 e DEZEMBRO/2020., e ainda informações no tocante a prestação de contas dos Gabinetes. relativas a valores pagos a titulo de VERBAS DE GABINETE e outras verbas pessoais a disposição dos vereadores, entre JANEIRO/2017 e DEZEMBRO/2020. Documentos relativos a EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS existentes nas folhas de pagamentos dos VEREADORES, entre JANEIRO/2017 e DEZEMBRO/2020, também são alvos da operação.

A decisão do TJ assinada pelo relator Joaquim Figueiredo, afasta todos os servidores investigados temporariamente do cargo, segundo ainda a decisão, os servidores teriam tentado obstruir a investigação ocultando e dificultando acesso das informações inclusive no portal da transparecia.

“Todavia, entendo que existem outras medidas capazes de estancar a sangria e, ainda, garantir as investigações, impedindo que os principais investigados acessem as provas que se busca colher, na medida de busca e apreensão deferida, e permite a conclusão das investigações sem interferência pelos investigados, ao menos sem interferência dentro da Câmara de Vereadores, como as medidas de afastamento do cargo, temporariamente, e proibição de acesso às dependências da câmara, denotando, portanto, ao menos por hora, a desnecessidade de prisão, por existirem outras medidas também satisfatórias. Entendo, ainda, que o afastamento cautelar do cargo/funções públicas, bem como a proibição de acesso às dependências da câmara, são medidas que se mostram imprescindíveis, com o fito de evitar que os investigados, que ao longo de quase 6 meses de investigação, deixaram de apresentar documentos, ferindo a Lei de Acesso á Informação, em diversas requisições feitas pelos requerentes, diretamente à Câmara de Vereadores, demonstrando, claramente, o intuito de dificultar as investigações e macular provas, o que indica a necessidade dessas medidas, a fim de garantir as investigações e o interesse público, minorando os riscos de interferências, pelos investigados, que possuem acesso livre e fácil às dependências e aos servidores da Câmara” (ID 44863340).”

A AÇÃO_

A ação da polícia ocorrida na tarde de ontem (19), de "busca e apreensão" na câmara de vereadores iniciou na tarde de ontem quando políciais isolaram os departamentos de supostos envolvidos em esquemas dentro das dependências do legislativo. 

Na manhã de hoje (20), a ação da polícia ocorreu na residência dos investigados.
Além dos equipamentos eletrônicos da câmara, celulares pessoais e da câmara foram apreendidos. 


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...