11 abril 2024

Autoridades em alerta por conta do aumento no volume de água do Rio Tocantins


A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), divulgou nesta quarta-feira (10), que o Município de Imperatriz está sob dois “Alerta Amarelo” pelas próximas 24 horas. Um deles é pela incidência de chuva que poderá chegar até 50 milímetros por dia e o outro pelo aumento no nível do Rio Tocantins.

O superintendente municipal de Defesa Civil, Jadiel Filho, explicou que o “Alerta Amarelo” das chuvas informado pela Meteorologia consiste no risco de chover entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até a 50 milímetros por dia, mas com baixa probabilidade de tempestades.

“Em relação ao alerta amarelo da chuva, a previsão é baixa para rajadas de vento, trovoadas e alagamentos. Isso é apenas uma escala de trabalho”, explicou.

Devido à elevação do nível do Rio Tocantins nas últimas horas, que atingiu 5,25 metros, também foi ligado o alerta amarelo para o risco de enchentes, a primeira categoria de alerta tem uma escala com três níveis de alerta, que são amarelo, laranja e vermelho.

“Quando o rio chega no nível de 5 metros também já é considerado alerta amarelo para o rio, lembrando que o monitoramento do rio é um e o de chuvas é outro. Ambos são caracterizados por cores, então do rio está alerta amarelo porque o nível atingiu 5,25 metros, com 6,30 metros é alerta laranja e a partir disso já é alerta vermelho por que é perigo, mas não tem nenhum risco de inundação”, detalhou.

A vazão das últimas horas da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), foi baixa e só ocorreu devido às chuvas nas cabeceiras.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...