06 setembro 2024

Workshop reúne especialistas no combate à insumos agrícolas ilegais em Imperatriz

 


Evento realizado em parceria entre a CropLife Brasil e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão discutirá técnicas para identificação e enfrentamento desse tipo de crime. 

Mercado ilegal é estimado em 25% Foto divulgação: CropLife Brasil Imperatriz, setembro de 2024 -

 A CropLife Brasil (CLB), associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), realizará no dia 10 de setembro um workshop sobre o mercado de insumos ilegais – defensivos químicos e biológicos. 

O evento acontecerá no auditório do Residence Hotel, em Imperatriz (MA). O encontro discutirá a dimensão dos insumos agrícolas ilegais no país, mercado estimado em 25% do total, fruto de adulteração, contrabando, falsificação e roubo, os impactos da utilização desse tipo de produto nas lavouras e técnicas para identificação e enfrentamento desse tipo de crime. 

A programação contará representantes do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil, das agências de Defesa Agropecuária do Maranhão, do Piauí (ADAPI) e do Tocantins (ADAPEC), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e da indústria de Defensivos como Bayer, Syngenta e Koppert. Confidential - Not for Public Consumption or Distribution 

O objetivo é capacitar, compartilhar informações e integrar servidores estaduais do Maranhão quanto dos vizinhos Piauí e Tocantins, responsáveis pelo registro e fiscalização de defensivos e repressão aos insumos agrícolas ilegais, sobretudo, da região do Matopiba, fronteira agrícola cuja produção de grãos deve crescer 37% em 10 anos, de acordo com o MAPA. 

Prejuízos bilionários 

Segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), só em 2022, o Brasil teve um prejuízo aproximado de R$ 20,8 bilhões em perda de arrecadação com impostos e danos causados por “apenas” a pirataria e o contrabando de defensivos agrícolas. 

Mas o impacto desse tipo de crime não se restringe a esses tipos insumos. A falsificação de sementes também é um problema crescente. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Sementes (Abrasem), trata-se de um mercado de que movimenta R$ 2,5 bilhões ao ano e tem efeito extremamente nocivo em diversas culturas, entre elas feijão, arroz, trigo e algodão. 

Destinação correta Neste sentido, em uma ação de responsabilidade corporativa, a CropLife Brasil coordena a destinação, ou incineração, ambientalmente adequada dos produtos e embalagens apreendidas por órgãos de repressão e fiscalização, como MAPA, Ibama, Polícias Rodoviária e Federal, além das Polícias Civil e Militar dos Estados. 

O trabalho é realizado em parceria com o InpEV. 

Em quatro anos, já foram incineradas mais de 1 mil toneladas de agrotóxicos ilegais. E o trabalho mostra o resultado conjunto de toda cadeia: o número de apreensões e destinações mais do que dobrou nesse período, passando de 301 toneladas em 2020/2021 para 813 toneladas em 2022/2023. 

Serviço Data: 10 de setembro de 2024 Horário: das 9h às 16h 

Local: auditório do Residence Hotel 

Endereço: Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, 1400 – Centro – Imperatriz (MA)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...