14 novembro 2009

"PSOL pode apoiar Marina"

Perspectiva previu: PSOL fará consultas e pode se unir com Marina

O blog-site faz sua analise:
Embora uma união entre PV e PSOL em 2010, leia-se Marina Silva e Heloísa Helena, seja um pouco complicada, não é impossível.
Por mais que alguns digam que o PSOL pode acabar rejeitando a aliança por entender que o PV pode, de certa forma, se colocar como linha auxiliar da oposição, apoiando o candidato tucano em um possível segundo turno, uma união entre Heloísa e Marina não está totalmente descartada.
O Perspectiva previu, há meses, que isso poderia acontecer:
Corre a informação de que o PSOL cogita, dependendo das circunstâncias, apoiar o projeto presidencial da ex-Ministra Marina Silva, que deve concorrer ao Planalto pelo PV em 2010.
Parece que tudo vai depender de como a candidatura verde for construída na pré-campanha. Se a Senadora Marina se apresentar como terceira via, o PSOL deve estar com ela. Por outro lado, se a candidatura do PV constituir algo próximo de uma linha auxiliar do projeto presidencial tucano, o PSOL deve ficar de fora. Alegam os membros do partido que ficariam sem discurso se encaixar em um projeto desse tipo.
Enquanto isso, a candidatura de Heloísa Helena à Presidência fica em aberto. É forte a possibilidade de ela concorrer apenas ao Senado por Alagoas, deixando o caminho aberto para o seu partido apoiar o PV, se for preenchido, claro, o requisito explicado no parágrafo anterior.
Pois bem. Confiram o que informa o Globo:
“O PSOL está mais perto de apoiar a candidatura à Presidência da senadora Marina Silva (PV-AC). O partido decidiu nesta quinta-feira promover consultas em busca desta adesão.
- Marina é uma hipótese que vai ser testada - disse à Reuters Afrânio Boppré, secretário-geral do PSOL, após reunião da Executiva em Brasília que definiu a estratégia da legenda para as eleições presidenciais de 2010.
As consultas serão feitas à própria Marina, a setores da sociedade civil, movimentos sociais e aos partidos PSTU e PCB. As duas siglas apoiaram em 2006 a candidatura derrotada da ex-senadora Heloisa Helena, hoje vereadora em Maceió e presidente do PSOL.
As duas siglas têm similaridades no discurso. Ambas pregam que a polarização entre dois projetos (PT e PSDB) não interessa ao país e que é preciso oferecer uma alternativa nas eleições. Existem, no entanto, princípios a serem afinados.
- A questão ambiental é importante, mas não podemos ter uma candidatura monotemática. É preciso incluir a política econômica neste debate - afirmou Boppré.
Ex-ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, Marina é identificada com as bandeiras ambientalistas. “

perspectivapolitica.com.br/

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

 NOTA DE ESCLARECIMENTO. “Guimarães Advocacia e Consultoria”, vem tornar pública a presente nota, considerando os inúmeros contatos que rece...