31 agosto 2011

GESTÃO ROSÂNGELA /07: "Caus" Doentes mentais vão voltar para clínica que suspendeu atendimento

Na gestão da doutora Rosângela tudo era perfeito!

RETORNO

A Prefeitura de Imperatriz alugou o local para internações de curta duração

A Secretaria de Saúde de Imperatriz decidiu alugar as instalações da Clínica Psiquiátrica e os doentes – que não eram atendidos no local desde o final do mês de agosto – devem retornar ao prédio logo que o município formalizar o processo de locação.


A clínica psiquiátrica suspendeu atendimentos pelo SUS (O QUÈ?!!)

No espaço, vai ser instalado o Núcleo de Atenção Integrada à Saúde (NAIS), com internações psiquiátricas de curta duração. A secretária de Saúde de Imperatriz, Rosângela Curado, afirmou que “a cidade é carente de espaços físicos que contemplem ações dessa natureza, por isso a necessidade da aquisição”.

No mesmo prédio vão funcionar, ainda, os Programas de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador e o Pólo de Educação Permanente em Saúde. “Dentro dessa estrutura vamos instalar um serviço de internações psiquiátricas de curta duração”, disse Rosângela Curado. Isso quer dizer que só vão ser encaminhados para a clínica os pacientes que, comprovadamente, necessitarem de atendimento psiquiátrico de urgência.

Desde que a Clínica Psiquiátrica de Imperatriz deixou de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no mês passado, cerca de duzentos internos dispensados foram obrigados a retornar para suas casas. Os casos mais graves foram encaminhados ao Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão). Mas a situação fugiu do controle e já estava se tornando comum ver doentes mentais andando sem rumo pelas ruas de Imperatriz. Os serviços de resgate atendiam uma média de seis chamadas por dia, de vários pontos da cidade, pedindo a remoção de doentes mentais que apareciam de repente em casas de parentes ou de estranho

Muitos problemas também ocorreram no Socorrão, onde vários pacientes internados se recusaram a permanecer no hospital, por receio de se misturar com os doentes mentais. Recentemente, uma mulher que estava internada numa das enfermarias do Socorrão foi brutalmente espancada por um ex-interno da Clínica Psiquiátrica.

Outra situação irregular eram as condições gerais do espaço do Socorrão onde ficavam os doentes mentais. A enfermaria não oferecia condições de higiene e muitos internos passavam a maior parte do tempo reclamando e pedindo ajuda, sem que os funcionários do hospital lhes dessem assistência, por falta de preparo.

JORNAL PEQUENO 25/09/07

4 comentários:

Anônimo disse...

Na época da Dra. Rosangela, tinha remédios e médicos comprometidos. Hoje no governo Maldeira, o povo tá morrendo a míngua no socorrão. Dra. Rosangela Curado e Iracilda Viana, foram as melhores secretárias de saúde que este município já teve.

Holden Arruda disse...

Vamos debater com números por favor. Melhor porquê? Só porque os simpatizantes acreditam ser, não é ser melhor. Preciso que você me prove com numeros. Mas eu posso provar que Conceição Madeira foi melhor que as duas juntas. Com numeros.

Anônimo disse...

eu sei que na epoca dela era assim,quer escapar com vida corre para TERESINA,passaram dez anos no poder e nada fizeram,e fizeram derrubaram o nosso posto da vila nova.o jomar que construiu de novo.sempre eu:o PASTOR espiritual,MAEL.

Anônimo disse...

Os que não correm para Teresina nesse governo, morre a míngua no socorrão. Quer números Holden? só nesse mês no socorrão teve mais de 90 óbitos. Publique o comentário por favor.

Postagem em destaque

Janiel Souza anúncia Fernanda do Carmo como pré-candidata a vice-prefeita em Itaguatins

O anúncio da adesão de Fernanda do Carmo (AGIR), atual presidente da câmara de vereadores de Itaguatins, ao grupo do pré-candidato Janiel ...