19 abril 2014

MARANHÃO: Decisão do PSDB democratiza o debate da oposição.

Não deu outra. A confirmação da entrada do PSDB na disputa por vaga no grupo oposicionista, feita pelo próprio presidente nacional da legenda, o Senador Aécio Neves, reacendeu os debates no grupo que lidera as pesquisas e ainda ofuscou a decisão de Edinho Lobão de ocupar a vacância de uma candidatura governista.


Com o PSDB, Flavio Dino apenas adiantou a decisão PT, que
ja era prevista.
Sem duvidas o PC do B ganha um aliado de peso, que apesar de disputar ainda com diferença a corrida presidencial, deve, sim, ocupar o espaço junto com a oposição, do desejo manifestado recentemente em todas as pesquisas de opinião; O desejo de mudança. É com esse discurso que Aécio e Flávio Dino devem estender-se e ocupar o lugar vago no cenário politico almejado pelo eleitor.

A decisão de Dino, apesar de aparente controvercia ideológica, apenas adianta a decisão do PT Nacional, que, em hipótese sensata nenhuma iria deixar de apoiar o PMDB no Estado, ainda por compor o projeto de continuidade no projeto Nacional.

Por outro lado, viu-se nas estratégias do PSB, liderado por Roberto Rocha, de indicar a se próprio candidato ao Senado, e do pedetista Weverton Rocha, de seguir seus interesses e indicar o vice candidato sem o consentimento democrático do partido, erros grosseiros de dois partidos políticos que seguem o modelo aristocrata, portanto, fadado ao fracasso. O problema é que Roberto Rocha acreditava ainda carregar mesmo peso da decisão de 2010, que minou a provável eleição de um senador da oposição, na época encabeçada por Zé Reinaldo Tavares. A candidatura de Rocha, até hoje é recheada de suspeitas obscuras e sentimentos de traição.

A grande expectativa, ainda, está com relação ao Sul do Estado, e o anuncio do prefeito de Imperatriz, também do PSDB, sobre qual candidatura deve apoiar. Havia um anseio de que o PSDB iria com Luis Fernando, mas após a renuncia de sua pré-candidatura, voltou a possibilidade do partido permanecer alinhado com a oposição no Estado, fortalecida, ainda, pela condução e escolha desastrosa de Edinho Lobão como candidato.

O que se percebe, neste momento, é que a atual conjuntura politica do Estado favorece a oposição, e que esta precisa apenas democratizar as decisões e diminuir o poder daqueles que estão voltados aos interesses individuais. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...