27 maio 2017

João Lisboa realiza 1ª Conferência de Políticas para Mulheres


Nesta quinta-feira (26), na cidade de João Lisboa, foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Departamento de Politicas Públicas para Mulheres, a 1ª Conferência Livre de Políticas para Mulheres.

A programação que incluiu debates e palestras, foi realizada na sede do Templo da Igreja Assembleia de Deus, localizada no Centro da cidade. A Conferência voltada principalmente ao público feminino, foi aberta oficialmente pela Vice-prefeita, Maria do Nilson e pela Secretária de Assistência Social, Maria Edna. Estavam presentes mulheres da sociedade, funcionárias públicas, gestoras municipais, representados pela Secretária de Agricultura, Baixinha do Sindicato Rural e parlamentares, representados pela vereadora Irmã Fábia.
Vice-prefeita Maria do Nilson representou
o executivo municipal

A Secretária de Ação Social, Maria Edna, fez um breve apanhado histórico sobre as mulheres de João Lisboa e relembrou prefeitas, vereadoras, quebradeiras de côco, parteiras que fazem parte da memoria da cidade e possuem contribuição social. "As mulheres deram e dão sua contribuição a história dessa cidade" destacou a secretária.

A Coordenadora do Departamento Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Magilda Barros, Formada pela Secretaria Estadual de Politicas para Mulheres, com Orientação Técnica para estruturar o setor, explica que a Conferência tem o  objetivo de abrir um espaço de discussão de políticas publicas direcionada a mulher, onde são debatidos todas as ações governamentais que podem ser destinadas a mulher, nas áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura, e em todos os setores da sociedade e do Sistema público, principalmente.

Dra Karla Katiana realizou a palestra sobre saúde da mulher
Para a coordenadora da Vigilância Social e Assistência Social, Maria da Conceição, as mulheres reconhecem o avanço nas politicas publicas voltadas, mas destaca que este é um momento de reflexão e de debate sobre essas ações. No entanto, a coordenadora faz um alerta: "...as mulheres precisam se organizar e participar mais; conhecer e buscar seus direitos, e realmente entender todo esse processo de empoderamento que nós mulheres estamos conquistando a cada dia", completou.

Durante a programação foram realizadas palestras sobre "Saúde da mulher", com a Dra. Karla Katiana - Clinica Geral, conferencista - os cuidados que  a mulher deve tomar com relação ao câncer de mama e cólo do útero e a prevenção através de exames periódicos.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...