25 agosto 2020

Casa da Mulher Maranhense inicia atendimentos


Diversos serviços integrados e estrutura para acolher a mulher vítima de violência. A Casa da Mulher Maranhense, em Imperatriz, recentemente entregue pelo Governo do Estado, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (24), e vai servir de referência a milhares de mulheres do município e Região Tocantina. O espaço dispõe ainda de atividades para estímulo da autonomia feminina. A casa integra a rede de assistência estadual de apoio à mulher vítima e é a primeira no Brasil fora de uma capital, construída e gerida com recursos do Estado. 

“Essa unidade é mais uma vitória e concretização da política estadual de apoio às mulheres. É uma importante ferramenta no combate e prevenção à violência contra a mulher, garantindo atendimento humanizado e qualificado para as vítimas de violência e proporcionando, em um só espaço, atendimento integral a essa mulher”, pontua a diretora da instituição, Laura Carolina de Lima Santos. No primeiro dia de funcionamento, aproximadamente dez mulheres procuraram os serviços da casa. 

A diretora reforça que a unidade tem condições de realizar vários atendimentos ao mesmo tempo, devido a presença dos diversos órgãos em um mesmo espaço. “Além do amparo dos órgãos de Segurança e Justiça, a casa irá realizar cursos e parcerias para proporcionar capacitação a essas mulheres para estimular e garantir a sua autonomia”, enfatiza Laura Santos. 

A Casa da Mulher Maranhense conta com apoio psicossocial; Delegacia Especializada da Mulher, nas ações de prevenção e investigação de crimes de violência doméstica e de gênero; Patrulha Maria da Penha, que acompanha e fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas; Juizado Especializado da Mulher, órgão da Justiça no processo e julgamento dos casos; 8ª Promotoria Especializada em Defesa da Mulher, que promove ações penais; e Núcleo da Defensoria Pública, que orienta juridicamente.
A unidade é um grande centro de acolhimento humanizado. Conta com recepção, brinquedoteca e outras dependências, além de transporte para deslocamento das mulheres atendidas. No enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolve medidas de apoio, palestras, rodas de conversas, audiências públicas, e oficinas para autonomia econômica com formações e capacitações. A unidade faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...