07 setembro 2021

Vice-governador Carlos Brandão vistoria obra na Ilha Tauá-Mirim





A vistoria foi acompanhada pelo presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Na manhã desta segunda-feira (6), uma comitiva comandada pelo vice-governador Carlos Brandão visitou a Ilha Tauá-Mirim, onde está sendo realizado um serviço de pavimentação, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). A vistoria foi acompanhada pelo presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Tauá-Mirim está localizada na zona rural de São Luís, nas proximidades da Estiva e do Coqueiro. Na Ilha vivem cerca de 700 famílias distribuídas em cinco comunidades: Portinho, Amapá, Ilha Pequena, Embaubal e Jacamim. O atual acesso utilizado pelos moradores e por quem visita a região foi construído pela própria comunidade, com a piçarra existente no local. “Essa pequena estrada, entretanto, ainda não apresentava as condições ideais para a mobilidade, o que fez com que surgisse a demanda da obra agora em execução por parte do Governo do Estado”, destacou Carlos Brandão.

Segundo o vice-governador, Tauá-Mirim sempre recebeu promessas de melhorias, ano após ano; porém nada de concreto havia sido realizado. “A cada nova promessa, vinda de diversos segmentos, mais um ano se seguia e nada era feito. Isso mudou agora. Também iremos analisar a viabilidade de implantação de outras melhorias, como uma escola de Ensino Médio, para que os estudantes não precisem se sacrificar indo até escolas distantes”, afirmou.

Para Lívio Corrêa, a pavimentação vai possibilitar qualidade de vida e dinamizar a economia na Ilha, que tem no pescado e na produção de farinha os principais produtos econômicos. “O escoamento poderá ser maior, pois a estrada facilitará o transporte”, destacou. De acordo com ele, este serviço e outros que poderão ser realizados em Tauá-Mirim resultam de um compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão como um todo. “Uma prova disso é estarmos aqui, realizando essa vistoria e conversando com as pessoas, pois entendemos que somente por meio do diálogo podemos saber quais as reais necessidades de uma comunidade”.

“Nós, aqui, temos muitas carências. A estrada era a principal delas. Não é fácil quando adoece uma pessoa e precisamos levar para o hospital, por exemplo”, revelou o presidente da Associação de Moradores Ilha Pequena-Jacamim, Teotônio Fernando Bezerra Júnior.

Benfeitoria

A obra inclui 5 km de extensão por 5 metros de largura, até a comunidade Jacamim, e de 4 km para as comunidades Embaubal, Ilha Pequena e Amapá, com construção, ainda, de rampas na área de embarque e desembarque, onde ancoram os pequenos barcos que fazem o transporte de pessoas e mercadorias, até o povoado Jacamim. Toda a área receberá serviços de terraplenagem e pavimentação com Tratamento Superficial Duplo (TSD).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...