03 setembro 2009

Nunca ví um bandido aposentado



Nasci em Imperatriz-MA, no ano de 1977. Hoje com 33 anos, tenho um ciclo de amizade natural a qualquer jovem que decidiu em sua vida não aventurar-se em outras cidades promissoras, mas dedicar-se a vida familiar e ao trabalho aqui mesmo em nossa cidade, um dos motivos, ter casado aos 19 anos.
Ao longo desse trajeto de vida, ví muitos amigos irem estudar em Belém, capital que preserva um berço universitário, uma faculdade federal, médicos e bioquimicos foram formados alí.
Ao longo desse trajeto de vida, ví muitos amigos ingressarem ao curso de direito na ufma, à administração na Uema, como o vereador Rildo Amaral.
Ao longo desse trajeto de vida, ví muitos amigos investirem em cursinhos e ingressaram ao serviço público, concursado em vários setores do estado e municipio, tem gente até que é juiz, outros Policial Militar.
Mas ao longo desse trajeto de vida, vi muitos amigos inveredarem para o lado do crime, assalto no BB, carro forte, balsa, mas o destino desses tem um jargão:
"Lugar de Bandido é na cadeia ou no cemiterio" (Datena)

Muito conhecido em Imperatriz "o Jonacy", trabalhou na prefeitura, bem relacionado, fez amizades em toda a cidade, politicos, empresário, jornalistas, todos os ciclos de um cidadão bem relacionado.
Os primeiros assaltos relacionados a ele a cidade não o julgou, mas investidas pelo submundo do crime começaram a ser seguidas, prisões até a condenação e a pena. Passaram-se alguns anos na CCPJ, eu particularmente ja havia esquecido que um dia existiu aquele rapaz, quando os jornais voltaram a anunciar aquele nome que a sociedade conhecia. "jonacy é preso por assalto na cidade de M.Altos" e a próxima "Morto assaltante de Imperatriz".

Não estou fazendo uma biografia de jonacy, nem faria de nem um bandido. Quero aqui relatar aos jovens que ainda insistem na facilidade do que é alheio ao invés de seguir uma vida digna, com uma história nobre a ser contada, talvez uma simples vida pacata, tipo: casa, trabalho.
Não sou juiz, não estou aqui para julgar mas para citar um exemplo que não deve ser
seguido, mais um assaltante que não se aposentou.
Mais um jovem pra somar na péssima estatistica do jovem no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa amei esse depoimento muito bvem escrito!!o janacy apesar de tudo era uma otima pessoa extrovertido,sem sombra de duvidas uma otima pessoa.mas como toda historia uma dia chega ao fim..

Anônimo disse...

jonacy amigo vei que deus te cubra com teu manto ai no ceu ara descansa em paz..deixara saudades

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...