05 julho 2012

MAIS DE 40 EMPRESAS ASSINAM TAC EM CAMPANHA PELO TRABALHO SEGURO NO POLO GESSEIRO DE GRAJAÚ-MA


Representantes de quarenta e duas empresas do Polo Gesseiro de Grajaú, região central do Maranhão, assinaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC), no dia 27.06, comprometendo-se a cumprir diversas obrigações para a proteção do meio ambiente de trabalho e observância de outras normas trabalhistas. 
O Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolvem uma campanha pelo trabalho seguro no polo desde o mês de maio de 2012. Inicialmente, foram realizadas inspeções e uma audiência pública em Grajáu com a participação do procurador do Trabalho lotado em Imperatriz que conduz o procedimento, Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues, e dos procuradores da sede da PRT, Anya Gadelha Diógenes e Marcos Antonio de Souza Rosa. Ainda, três auditores-fiscais do Trabalho vinculados à SRTE/MA e um vinculado à SRTE/PE (Jeferson Soares Marinho Júnior, José Antonio Borba Fonseca e Roniere Pereira de Miranda (MA) e José Luciano Cortez de Lira (PE)). A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. 
Em Grajaú, foi lançada campanha publicitária e o palestrante convidado, José Luciano Cortez de Lira, apresentou dados comparativos das atividades dos polos do Araripe-PE e Grajaú-MA, aludindo ainda àquelas desenvolvidas em Codó-MA. 
Em resumo, fez abordagem acerca das normas de proteção laboral e dos riscos ambientais a que estão expostos os trabalhadores, bem como das medidas de proteção adequadas, especialmente em relação à poeira de gesso. Ao final, foi entregue minuta de TAC para análise pelos empregadores e apresentação de resposta em novo ato público no dia 27 de junho. Nesta data, na cidade de Imperatriz, as empresas que compareceram assinaram o TAC durante a audiência pública. Segundo o procurador Ítalo Rodrigues, a operação prosseguirá para a adequação da conduta das demais empresas do polo, já que a campanha tem como principal finalidade a conscientização para a prevenção de acidentes de trabalho, pois as atividades nas minas, calcinamento e beneficiamento do gesso envolvem sérios riscos laborais, sendo dever do empregador reduzi-los por meio do cumprimento de normas de saúde, higiene e segurança.
Autor: PRT 16ª Região

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...