04 setembro 2012

Deputada Valéria Macedo destaca as políticas educacionais de Porto Franco

 Durante pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira, a deputada Valéria Macedo (PDT) contestou matéria publicada recentemente em um jornal local, dando conta que, no Maranhão, apenas em São José de Ribamar haveria escolas em tempo integral.
Porto Franco possui escola de tempo integral - Valeria Macedo
"Quero confirmar e corrigir essa matéria que foi publicada e que tem o seguinte destaque: São José de Ribamar é hoje o único município do Maranhão com escolas de tempo integral sendo referência para o país. Não sei de outros municípios, mas com certeza não é só São José de Ribamar. Nós temos em Porto Franco, município o qual eu represento, minha terra natal, onde, no dia 7 de maio de 2010, foi inaugurada a primeira escola de tempo integral do sul do Maranhão", disse.

"Inclusive, contamos com a participação de convidados ilustres da educação e da política, como o criador do Projeto Aprender Bem, o professor, doutor e PHD Pedro Demo, como também o professor Othon Bastos, da UFMA, além de outras autoridades federais e políticas e convidados da região", acrescentou.
A deputada contou que a escola de tempo integral funciona e os 180 alunos que frequentam hoje essa escola, que foi inaugurada em 2010, entram a partir das 7h15 e saem às 17h30. "Lá são assistidos com quatro refeições por dia, o tempo de estudo é dividido em momentos para aprendizagem focado na construção do conhecimento de autoria própria e pesquisa, bem como recebem aulas de música, informática, esporte e lazer, tudo sem nenhum custo para o aluno", declarou.


Ela disse também que os alunos são selecionados a partir de famílias com renda de até um salário mínimo e recebem uniformes, material didático e pedagógico. "A direção e a coordenação da escola realizam um trabalho continuado de orientação e acompanhamento de todos os profissionais da escola de acordo com a metodologia utilizada, que é o diferencial da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, que é o nome da escola de tempo integral em Porto Franco", disse.


Relatou que a Secretaria Municipal de Educação realiza a formação continuada sob a consultoria do professor e PHD Pedro Demo para todos os profissionais da escola de tempo integral e agora para os profissionais de mais duas escolas de tempo integral, sendo uma de Educação Infantil, que vai ser inaugurado na primeira quinzena do mês de setembro, e a outra escola de tempo integral também com 12 salas de aula, bibliotecas, refeitório, laboratório de informática, uma quadra poliesportiva que está em construção em um dos maiores bairros do município de Porto Franco, que é a Vila Lobão. Essa escola vai atender do ensino fundamental do primeiro ao nono ano.
"Então, quer dizer, nós temos mais uma escola de tempo integral, duas escolas de tempo integral, uma que vai ser inaugurada em setembro e a outra que está em construção para ser entregue aos filhos de Porto Franco, principalmente das famílias mais carentes da região".


E concluiu: "Aqui tem o depoimento de prefeito Deoclides Macedo, que fala muito bem desse sonho, desse projeto, ele diz o seguinte: meu sentimento é de dever cumprido esse é um projeto audacioso, projeto que nós sonhamos e ficamos construindo em 4 anos, e que hoje nós estamos entregando a comunidade de nosso município, principalmente as famílias e as crianças que mais precisam de uma educação integral, uma educação que possa prepará-las para o futuro que são as crianças dos bairros mais carentes da nossa cidade". (Assecom)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...