22 novembro 2013

Unidade Móvel de oncologia: Atendimento inicia nesta segunda feira

A população de Imperatriz conta agora com uma unidade móvel equipada para a realização de exames preventivos de quatro tipos de câncer: colo do útero, mama, próstata e pele.

Prefeito Madeira recebe as chaves das mãos do ministro
Em cerimônia realizada na manhã de ontem (21), a população de Imperatriz ganhou da Fundação Vale, em parceria com o Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal, Fundação Pio XII (Hospital de Barretos) e Governo do Estado do Maranhão, uma Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer. A chave do ‘ônibus-hospital’, foi entregue ao Prefeito Sebastião Madeira pelo Ministro de Estado da Saúde Alexandre Padilha.

A primeira região de Imperatriz beneficiada com o atendimento da nova unidade móvel será a grande Vila Nova. Durante esta semana os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) trabalharam no cadastramento dos moradores do bairro e regiões circunvizinhas, para que eles possam ser atendidos. O ‘ônibus-hospital’ estará a partir do dia 25, segunda-feira, em frente ao Centro de Saúde Clésio Fonseca, por tempo indeterminado até atender à demanda cadastrada.

Durante a solenidade de entrega do veiculo, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Vale, para garantir que os investimentos sociais da fundação (destinados à área da saúde), estejam alinhados com as políticas públicas prioritárias do Ministério da Saúde.  Segundo o ministro, assim que habilitados os serviços e iniciados os atendimentos, o Ministério da Saúde fará o repasse de recursos para o custeio dos exames e outros procedimentos que serão realizados na unidade móvel.

Na ocasião, emocionado, Madeira agradeceu à Vale e ao MS pela disponibilização desta unidade para Imperatriz, ressaltando o avanço que isso representa para na saúde pública da cidade. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar ao ministro, aos deputados e autoridades presentes, o apoio para construção de um novo hospital de urgência e emergência com 500 leitos, fazendo com que Alexandre Padilha assumisse o compromisso em público, para com esta obra orçada em aproximadamente 120 milhões de reais.

Em seu pronunciamento, Padilha afirmou o compromisso de lutar para construir o novo hospital, e garantiu: “Eu voltarei aqui para inaugurar esta obra. Prefeito você já pode procurar o arquiteto para fazer o projeto e contratar/licitar a empresa para construção, que eu assumo este compromisso. Eu vou levar a proposta até aos parlamentares e a presidente Dilma e lutar até que a verba seja liberada”.

Quanto à Unidade Móvel, o ministro informou que é um serviço que vai reforçar o atendimento já oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz e ampliar a assistência à população que necessita ter acesso a exames, como os de prevenção e combate ao câncer. “E o mais importante não podemos esquecer, que é procurar os serviços de saúde, pois não adianta ter uma estrutura dessas se agente não procurá-la. E infelizmente o câncer que mais mata as mulheres hoje no Brasil é o de mama”, acrescentou, alertando a população.

A unidade móvel – O ônibus modificado que custou R$ 2,3 milhões foi financiado da Fundação Vale e equipado pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos. O veículo de dois andares foi dividido contando em sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpocitologia, para realização do Papanicolau e há ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
No caso do câncer de pele será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo serviço. A capacidade desta unidade é de realizar 330 exames/dia e mais de 7,6 mil por mês.

Presenças - O evento, prestigiado por profissionais da saúde e a comunidade, também contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira; do Secretário de estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad; do Presidente da Vale, Murilo Ferreira, do diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Eduardo Petrov; dos deputados Federais Chiquinho Escórcio, Hélio Santos e Cleber Verde; dos deputados estaduais Antonio de Pádua e Antônio Pereira; da Secretária de saúde de Imperatriz, Conceição Madeira, a diretora-presidente da Vale, Isis Pagy; a diretora do Hospital Adenora Bello, Eugênia Sousa; a presidente da AMPARE, Glória Cortez, vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz e prefeitos da Região Tocantina.
           
           





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...