16 abril 2014

VALÉRIA MACEDO LUTA PARA MELHORAR ATENDIMENTO A PACIENTES DE CÂNCER

DEPUTADA CRIA NA AL COMISSÃO DE DEPUTADOS PARA TENTAR AGILIZAR A HABILITAÇÃO DA UNACON EM IMPERATRIZ

A deputada estadual Valéria Macedo deu mais um passo na luta pela concretização de uma antiga reivindicação na área da saúde da região tocantina e sul do estado que é  a instalação de uma Unidade de Alta Complexidade em tratamento Oncológico (UNACON) em Imperatriz, a fim de agilizar a implantação do serviço de radioterapia, quimioterapia e ampliação da cirurgia oncológica na Região Tocantina e Região Central de forma a atender às três macrorregiões: Presidente Dutra, Imperatriz e Balsas, alcançando um número de mais de 100 mil pessoas.

A deputada Valéria Macedo (PDT) propôs e teve aprovada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão a formação de uma Comissão Especial, já instalada, composta por seis deputados, com o objetivo de expor, em audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chiori, a grave realidade dos pacientes de câncer na região Tocantina e pedir providências urgentes para a situação.

 A comissão pretende solicitar a agilização do processo de habilitação da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Tratamento Oncológico) em Imperatriz, com serviços de radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica, para que o tratamento do câncer aos pacientes da região Tocantina chegue o mais breve possível, salvando vidas.

Agora com a criação da comissão de deputados  esta irá à Brasília contatar, também, a bancada federal maranhense e a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer do Congresso Nacional, para explicar a realidade da oncologia no Estado do Maranhão.

No final do ano passado, Valéria, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizou uma audiência pública em Imperatriz, com a participação de entidades do setor e de vários deputados estaduais que estiveram na cidade verificando junto aos hospitais daquela cidade a preocupante situação dos pacientes de câncer.


Ao retornar á São Luís, Valéria fez contundente discurso na Al fazendo um apelo a todos os deputados, mostrando a realidade em que pessoas estão morrendo por falta de tratamento, pedindo  que o secretário Ricardo Murad enviasse o mais rápido possível esse processo ao Ministério da Saúde. O processo agora já está em Brasília e a Comissão recém-criada pretende ir até o ministro pedir a rapidez da implantação do serviço.



"A Lei, a de nº 12.732, diz que os pacientes que têm câncer devem iniciar o tratamento em no mínimo 60 dias. Infelizmente, como aqui em São Luís nós temos o serviço de radioterapia apenas no Aldenora Bello, isso é impossível, pois temos essa fila. Temos em Imperatriz o serviço de quimioterapia e já há uma fila para isso como de cirurgias oncológicas, a fila é grande e nós sabemos que cada dia custa muito para a vida dessas pessoas", disse Valéria, agradecendo a todos os deputados que se sensibilizaram para criação da comissão viabilizando o mais rápido possível esse processo, para a implantação dos serviços de radioterapia, cuja carência está custando a vida de muitos maranhenses da Região Tocantina e de todo o estado do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...