27 maio 2017

João Lisboa realiza 1ª Conferência de Políticas para Mulheres


Nesta quinta-feira (26), na cidade de João Lisboa, foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Departamento de Politicas Públicas para Mulheres, a 1ª Conferência Livre de Políticas para Mulheres.

A programação que incluiu debates e palestras, foi realizada na sede do Templo da Igreja Assembleia de Deus, localizada no Centro da cidade. A Conferência voltada principalmente ao público feminino, foi aberta oficialmente pela Vice-prefeita, Maria do Nilson e pela Secretária de Assistência Social, Maria Edna. Estavam presentes mulheres da sociedade, funcionárias públicas, gestoras municipais, representados pela Secretária de Agricultura, Baixinha do Sindicato Rural e parlamentares, representados pela vereadora Irmã Fábia.
Vice-prefeita Maria do Nilson representou
o executivo municipal

A Secretária de Ação Social, Maria Edna, fez um breve apanhado histórico sobre as mulheres de João Lisboa e relembrou prefeitas, vereadoras, quebradeiras de côco, parteiras que fazem parte da memoria da cidade e possuem contribuição social. "As mulheres deram e dão sua contribuição a história dessa cidade" destacou a secretária.

A Coordenadora do Departamento Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Magilda Barros, Formada pela Secretaria Estadual de Politicas para Mulheres, com Orientação Técnica para estruturar o setor, explica que a Conferência tem o  objetivo de abrir um espaço de discussão de políticas publicas direcionada a mulher, onde são debatidos todas as ações governamentais que podem ser destinadas a mulher, nas áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura, e em todos os setores da sociedade e do Sistema público, principalmente.

Dra Karla Katiana realizou a palestra sobre saúde da mulher
Para a coordenadora da Vigilância Social e Assistência Social, Maria da Conceição, as mulheres reconhecem o avanço nas politicas publicas voltadas, mas destaca que este é um momento de reflexão e de debate sobre essas ações. No entanto, a coordenadora faz um alerta: "...as mulheres precisam se organizar e participar mais; conhecer e buscar seus direitos, e realmente entender todo esse processo de empoderamento que nós mulheres estamos conquistando a cada dia", completou.

Durante a programação foram realizadas palestras sobre "Saúde da mulher", com a Dra. Karla Katiana - Clinica Geral, conferencista - os cuidados que  a mulher deve tomar com relação ao câncer de mama e cólo do útero e a prevenção através de exames periódicos.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...