30 janeiro 2018

Governo recebe prêmio em reconhecimento à política sobre combate às drogas

O Governo do Maranhão recebeu o Prêmio REMADD 2017, em reconhecimento às ações realizadas a partir da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) que contribuíram para a política sobre drogas no estado em 2017. A solenidade de entrega da premiação foi organizada pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD), na última sexta-feira (26), no Teatro da Cidade.

O Prêmio REMADD é uma forma de homenagear pessoas e instituições que atuam na política sobre drogas no Maranhão. A REMADD foi criada em 2015 pelo militante social Erisson Sousa, tendo como princípio a defesa dos interesses das personalidades e instituições que atuam conforme a Lei nº 11.343/06, conhecida como Lei de Drogas, que possui eixos temáticos de atuação na prevenção para o não abuso, o tratamento de dependentes químicos e o combate ao narcotráfico.

A secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira, ao receber o prêmio definiu como um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido pelo Estado, através da Seejuv, em ações de valorização da vida da juventude, especialmente com a realização da Campanha Juventude Prevenida, que tem como objetivo desenvolver estratégias para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco na prevenção das IST’S/AIDS, acidentes de trânsito, alcoolismo e outras drogas.

“A Campanha Juventude Prevenida tem alcançado um impacto social muito importante no que tange a mobilização e prevenção da juventude às drogas, com distribuição de material informativo e a realização de oficinas em escolas, além da parceria e apoio de instituições dos Conselhos Escolares sobre Drogas, em parceria com a Seduc e outros órgãos. O reconhecimento pela REMADD vem ressaltar a importância dessa ação e confirmar que estamos no caminho certo nesse propósito de contribuir para a valorização da vida da juventude maranhense”, destacou.

O presidente da REMADD, Erisson Sousa, falou sobre a importância da parceria das várias instituições no trabalho da aplicação das políticas sobre drogas no estado. “Para nós é uma honra e uma responsabilidade muito grande reunirmos, nesta noite maravilhosa, personalidades e instituições de todas as regiões do nosso estado. Aqui, estamos todos unidos por uma causa: cuidar de pessoas. Cuidar do próximo é a nossa bandeira”, disse. 

Erisson Sousa ressaltou ainda a parceria do Governo do Maranhão no desenvolvimento de ações específicas para a área. “Muitos anos esperamos para que o governo fizesse o que hoje está sendo feito no Maranhão. Em apenas um ano foram criados o Fórum Estadual de Política sobre Drogas, o Comitê Estadual de Políticas sobre Drogas e os Seminários Estaduais de Políticas sobre Drogas. Essas estruturas estão fortalecendo as instituições da sociedade civil. Hoje o nosso Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não é o de outrora”, destacou o presidente da REMADD.

Ao todo, foram homenageadas 138 personalidades e instituições de vários municípios e regiões do estado. O Prêmio REMADD contempla as categorias de ações denominadas de Prevenção, Cuidado e Acolhimento, Redução de Danos Sociais e à Saúde, Reinserção Social, Comunicação, Pesquisas e Avaliações, Literatura, Justiça e Segurança, Políticas Públicas e Grupo de Mútua Ajuda. A Seejuv recebeu o prêmio na categoria Políticas Públicas. 

Além da Seejuv, o Governo do Maranhão também foi premiado através das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Igualdade Racial (Seir).
Anexos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...