18 junho 2019

JOÃO LISBOA: Capacitação de profissionais de saúde visa agilizar diagnostico de doenças raras


Aconteceu na manhã de hoje (18) no auditório do teatro municipal da cidade de João Lisboa, o primeiro ciclo de palestras sobre “Doenças Raras” direcionado para profissionais de área de saúde da rede pública municipal. A capacitação é realizada pela prefeitura Municipal de João Lisboa através da Secretaria de Saúde e a Amager (Associação Maranhense de Doenças Raras). 

Para a secretária de Saúde, Wilka Vasconcelos, instruir o profissional de saúde para ajudar no diagnóstico através dos sinais de sintomas da doença é fundamental para garantir a qualidade de vida e os direitos da pessoa. “O nosso objetivo é garantir direitos e melhorar a cada vez mais o atendimento a sociedade joãolisboense através da capacitação dos nossos profissionais”, completou. 

A palestrante, enfermeira Keyla Santos, especialista em urgência e emergência e oncologia, orienta sobre os vários tipos de doenças consideradas raras e explica que o objetivo é prolongar o dias de vida através de tratamentos para pacientes que possuem doenças como a Maroteaux-Lamy, também conhecida como mucopolissacaridose tipo VI, que afetam 1 em cada 5 mil nascidos vivos. “Todos conhecem um caso quando abordamos as características, por isso é importante o diagnostico precoce pelo profissional de saúde e o encaminhamento a um exame mais apurado para o diagnóstico definitivo”, orienta a especialista. 

Participaram da palestra profissionais da atenção básica, PSF (Programa de Saúde da Família), psicólogos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde entre outros. 





Nenhum comentário: