31 dezembro 2012

Jogar pedra “no Sarney” não vai tornar o PSDB rapariga de Flávio Dino


Parece que Flávio Dino, depois de seis anos perseguindo o PSDB maranhense, decidiu levantar a bandeira da paz e pedir uma trégua em nome do “futuro do Maranhão”. E, pior de tudo, ensaia uma tentativa de transformar o Grupo Sarney como principal, e único, malfeitor dos tucanos dos últimos tempos. É aquela velha estratégia furada de colocar a culpa de tudo o que acontece no Maranhão no senador do Amapá.
A “luz vermelha” da oposição comandada por Dino é emblemática
O discurso batido de “união da oposição” volta a tomar novo fôlego e, pela primeira vez em seis anos, os tucanos maranhenses ficam dois meses sem sofrer ataques de Flávio Dino e de seus aliados. Nos bastidores o que se vê é o ensaio de uma aproximação amigável. E alguns jornalistas já começam a ventilar na imprensa que a culpa das derrotas(?) do PSDB em 2012 foi única e exclusivamente do Grupo Sarney.
Obviamente o poderio de comunicação do Grupo Sarney triturou a imagem de João Castelo em São Luís por quatro anos. Somando-se a isso a atuação canina de deputados de mandato doado, como o repugnante e asqueroso Roberto Costa. A perseguição a João Castelo foi covarde, cínica e desnecessária. Afinal de contas, resultou na eleição de um aliado do, pelo menos teoricamente, pior inimigo. Sim, o Grupo Sarney foi nocivo ao PSDB em São Luís e Açailândia. No entanto, nunca se viu um programa de extermínio de tucanos em todo o Maranhão patrocinado pelo Palácio dos Leões .
Nunca se viu por parte dos sarneys, porque nas eleições de 2008, 2010 e 2012 a derrota do PSDB em toda e qualquer instância sempre foi uma obsessão de Flávio Dino. Apesar do coral dos desmemoriados, Flávio Dino confrontou mais a tucanos do que o próprio grupo Sarney. Sim, sim! Em todas as eleições que teve oportunidade Dino bateu de frente com o PSDB. A obsessão foi tamanha que Castelo começou a sofrer oposição política dos vereadores do PCdoB de Dino antes mesmo de assumir. Em novembro de dezembro de 2008 já havia oposição ao tucano.
Agora ressurge o discurso furado de união da oposição para tentar aliciar tucanos no cabaré que se tornou a oposição maranhense. É um cabaré mesmo! Nas minhas três décadas de vida eu nunca pude observar um grupo oposicionista tão fraco, povoado por bandidos, enraizado por traidores, aleatório politicamente, tutelado por idiotas e sem NENHUM projeto para o Maranhão que fuja da velha ladainha anti-sarney.
Um grupo que, para ficar nos exemplos mais simples, pela manhã faz juras de amor à deputada Elizane Gama e a noite trama por seu enfraquecimento e posterior afastamento do comando do PPS. Um grupo que descumpre acordos políticos com a mesma constância que calcinhas caem no chão dos quartos do Zero Um. E quem acende a luz vermelha dessa casa de tolerância é Flávio Dino…
Sejamos bem claros e diretos: mesmo com a derrota em São Luís o PSDB continua sendo um dos partidos mais fortes eleitoral e politicamente deste estado. Comanda cerca de 10 prefeituras, possui dois deputados estaduais atuantes, dois deputados federais com densidade eleitoral incomum e líderes como João Castelo e Telma Pinheiro com francas chances de se elegerem em 2014. Portanto, é óbvio que o apoio dos tucanos será uma variável muito forte nas próximas eleições.
Tentar granjear o apoio do partido agora é tarde. E, o pior de tudo, tentar fazendo isso usando essa desculpa, digo e repito, esfarrapada de colocar a culpa de tudo no Grupo Sarney é um insulto a inteligência dos tucanos.
Blog do Linhares

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...