30 abril 2015

Valéria Macedo preside reunião que discutiu a mortalidade materna


 
Mortalidade materna foi o tema discutido em reunião proposta pela deputada Valéria Macedo (PDT), nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Maranhão. A preocupação com a saúde da gestante e a garantia de nascimento à criança foi ressaltada por todos os representantes da rede municipal e estadual do Maranhão. O objetivo da reunião foi colher subsídios para realização de uma Audiência Pública no dia 28 de maio, dia nacional de redução da morte materna.

 Durante o encontro, foram apresentados relatos e estratégias para a redução da mortalidade materna em todo o Estado. Foram divulgados também dados de óbitos maternos e infantis, para que sirvam de base para futuras providências que visem à redução desses casos, sendo destacado que a décima causa de óbito entre as mulheres são por complicações da gravidez, do parto e do puerpério.

“Com a discursão e estratégias de redução da mortalidade materno-infantil e o enfrentamento das causas, foi possível conhecer a realidade e as experiências de alguns casos e ações para promoção da saúde da mulher. Hoje, um dos maiores problemas é a peregrinação das mulheres na hora do parto. Por isso, temos que garantir atendimento de emergência nos hospitais a todas as mulheres em risco. Muitas não conseguem chegar às cidades. É preciso oferecer serviços para a população rural”, disse Valéria Macedo.

Ao final da reunião, foram ouvidas diversas sugestões, como a reestruturação da Rede Cegonha, a definição da linha de cuidado em todo o Estado, o incentivo a enfermagem obstétrica dentre outros.

“Sugere-se, a necessidade de reformulação e atenção particularizada à mulher em todas as fases de vida, a inclusão de novas práticas de assistência durante o ciclo gravídico-puerperal, especialmente no que se refere à captação precoce da gestante aos serviços de saúde, oportunizando a prevenção do óbito materno”, finalizou a deputada.

Estiveram presentes na reunião, a superintendente de Atenção Básica, Silvia Maria Costa Amorim; Joice Lajes, Hospital Universitário; Thiago Viana, Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); O diretor da maternidade Marly Sarney, Edson Araújo; representantes do Coren, maternidade Maria do Amparo, Santa Casa e secretaria municipal de Saúde. Os deputados Edson Cunha de Araújo (PSL) e o Wellington do Curso (PPL) também estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Operação da PF prende em Imperatriz, homem que divulgava imagens de exploração sexual infantil na internet

  Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã da última sexta-feira (26), um mandado judicial de busca e apreensão na...