01 junho 2023

Tudo em casa! Ministério Público apura caso de nepotismo na prefeitura de Amarante do Maranhão

 



Promotoria apura nomeação de parente do prefeito para Secretaria de Saúde de Amarante

A Promotoria de Justiça de Amarante instaurou inquérito para apurar suposta prática de nepotismo praticada pela prefeito da cidade, Vanderly Gomes Miranda.

Segundo informações, o gestor municipal nomeou Delane Miranda Silva, sua parente, para a chefia da Secretaria Municipal de Saúde, o que é proibido pela Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”, versa o STF.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem afastado a incidência da Súmula Vinculante 13, a qual passou a entender também existir nepotismo com agentes políticos, nos casos que envolvem a investidura de cônjuges ou a nomeação de parentes em cargos públicos de natureza política, como o secretário municipal, em que houver hipóteses de fraude à lei, de nepotismo cruzado, ou pela ausência de razoabilidade da nomeação, por manifesta ausência de qualificação técnica ou inidoneidade moral.

O caso está sob o comando do promotor Jadilson Cirqueira de Sousa, que já determinou a notificação ao prefeito Vanderly Gomes Miranda e à Delane Miranda Silva, Secretária Municipal de Saúde, para que, no prazo de 10 dias, comprovem documentalmente a qualificação técnica e idoneidade moral para o exercício do cargo. 

redação de Neto Ferreira e MPMA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Brandão destaca papel histórico de Madeira na Regularização Fundiária do Maranhão

Precursor do projeto no Estado, Dr. Daniel Sousa atual no TJ na pasta de Regularização Fundiária. Em recente evento promovido pela Agência E...