(Foto: Assessoria)
A prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizou na manhã desta terça-feira (22) o 1º Encontro de Inclusão Profissional Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ginásio do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. O projeto tem como objetivo apresentar os pacientes com Transtorno do Espectro Autista do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) III e do Ambulatório de Saúde Mental para o mercado de trabalho.
Durante o período de realização do evento, os pacientes participaram de uma programação especial voltada para a valorização da inclusão. As atividades incluíram sessões de exercícios físicos adaptados, conduzidas por um profissional de Educação Física com TEA. Além disso, foi realizada uma roda de conversa sobre os direitos das pessoas com autismo no mercado de trabalho, reforçando a importância do respeito e da garantia de oportunidades.
Pedro Lucas, paciente do Ambulatório de Saúde Mental e atualmente empregado no IEL, compartilhou sua experiência: “Nós nos sentimos representados, foi um evento muito acolhedor. É um momento propício para que nós possamos falar sobre esse transtorno, sobre os direitos das pessoas com TEA, para que elas sejam inseridas na sociedade através de políticas públicas.”
Para o coordenador da Saúde Mental, Patrício Silva, o evento marca um passo importante para a inclusão: "Realizamos este encontro dentro do Abril Azul, uma campanha que se estendeu ao longo dos 30 dias do mês. Hoje, celebramos o encerramento, mas a mensagem de inclusão continua. Ela nos convida a praticar a inclusão todos os dias, ao longo de todo o ano. O autista tem que estar em todos os locais e para isso acontecer, a sociedade precisa abraçar a ideia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário