02 abril 2025

PF indicia ex-assessor de Moraes em investigação sobre diálogos do ministro


A Polícia Federal indiciou Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por violação de sigilo funcional com dano à administração pública. O inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta terça-feira (1º).

O ex-assessor foi investigado pela divulgação de diálogos do ministro com servidores do TSE e do STF.

Para a Polícia Federal, Tagliaferro “praticou, de forma consciente e voluntária, a violação do sigilo funcional – sendo que ele ocupava função de confiança na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral”.

No documento de 21 páginas, a PF reuniu arquivos do celular do ex-assessor para apontar que vazamento ocorreu de forma proposital.

A PF afirmou que “o diálogo deixou evidente que Tagliaferro divulgou ao jornalista informações que foram obtidas enquanto ele laborava na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Estas informações deveriam ser mantidas em sigilo”, diz o relatório.

“Portanto, é necessário concluir que o intento da publicidade daquelas informações era arranhar a imagem do Ministro do STF, questionar-lhe a imparcialidade na condução dos procedimentos mencionados na Suprema Corte e, por fim, turbar ainda mais o cenário político-social do país, de modo que as investigações acerca das organizações criminosas não seguissem o curso natural”, complementa.

Agora, a Procuradoria-Geral da República (PGR) analisará o relatório da PF e decidirá se há elementos para apresentar denúncia à Justiça, se solicitará mais diligências ou se arquivará o caso.

A CNN busca contato com a defesa do indiciado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Glen Maia tira a noite católica da 'Expoimp 2025'. Repeteco da pior exposição da história, 2024.

  A 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz lançou sua programação, divulgando artistas e uma vasta programação, mas como a anterior (2024)...