07 maio 2025

GAECO deflagra Operação Pavimentum em Imperatriz. Operação atinge empresários que operaram na gestão do ex-prefeito Assis Ramos



O ex-prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, publicou em seu status de rede social um vídeo onde malha em uma academia da cidade. A postagem ocorre no mesmo momento em que ocorre em vários endereços a Operação Pavimentum - do Grupo de Atuação (GAECO).

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MPMA), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 7, a Operação Pavimentum, que apura a atuação de um cartel responsável por fraudar licitações de pavimentação asfáltica no município de Imperatriz.

A ação cumpre 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís. As diligências ocorrem nas cidades maranhenses de Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís e, também, no município de Barras, no Piauí. O Gaeco do Ministério Público do Piauí também apoia os trabalhos.

A investigação teve início na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, com apoio do Gaeco, e aponta que empresas atuavam em conluio para vencer licitações fraudulentas junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz. Segundo o MPMA, os contratos investigados — popularmente conhecidos como “tapa-buracos” — somam R$ 85,5 milhões.

Laudos técnicos apontam diversas irregularidades nas obras, como deformações no asfalto e uso incorreto de serviços de terraplanagem, em desacordo com as normas exigidas.

Por decisão judicial, foi determinado o bloqueio de R$ 23 milhões em bens e ativos financeiros dos investigados — pessoas físicas e jurídicas — valor correspondente ao dano já identificado ao erário.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Glen Maia tira a noite católica da 'Expoimp 2025'. Repeteco da pior exposição da história, 2024.

  A 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz lançou sua programação, divulgando artistas e uma vasta programação, mas como a anterior (2024)...