04 agosto 2025

Magnitsky? Moraes desbloqueia contas de Constantino em plataformas digitais.


 A nova decisão de Alexandre de Moraes sobre as redes sociais do comunicador bolsonarista Rodrigo Constantino resultou no surgimento de uma teoria da direita. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu recurso da defesa do jornalista e determinou o desbloqueio dos perfis do jornalista em todas as plataformas digitais.

Advogado de Filipe Martins, um dos acusados pela suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, Jeffrey Chiquini classificou a decisão como “efeito Magnitsky”, referindo às sanções impostas a Moraes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Efeito Magnitsky? Moraes acaba de determinar o desbloqueio de todas as redes sociais do Rodrigo Constantino: TODAS – X, Instagram, TikTok, Facebook, YouTube…”, escreveu Chiquini em seu perfil no X.

A decisão também foi comemorada pelo advogado de Constatino, Emerson Grigollette. “O escritório acabou de ser intimado pelo Gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, DEFERINDO o pedido de desbloqueio de todas as redes sociais do grande Rodrigo Constatino. O escritório está acompanhando o cumprimento de referida ordem pelas respectivas plataformas. Seja bem-vindo de volta, meu caro! Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por JUSTIÇA!”, afirmou.

A possibilidade de um recuo de Moraes em decisões relacionadas ao bloqueio de perfis de direita nas redes sociais, uma das justificativas para a aplicação da Lei Magnitsky, foi cogitada pelo deputado Nikolas Ferreira após o anúncio dos EUA.

“Diante das sanções, o sistema pode reagir com mais repressão, ou optar por algum recuo estratégico. Ambos os caminhos são possíveis e perigosos”, avaliou o deputado. O próprio Moraes, contudo, tem dito que não recuará em sua forma de atuar mesmo após a pressão do governo Trump.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Fósseis de dinossauros encontrados em Davinópolis estão expostos para visitação em São Luis

  Os ossos bem preservados de um dinossauro que foram achados há quase quatro anos em Davinópolis, no Sudoeste do Maranhão, estão expostos p...