30 janeiro 2025

Governo recebe repasse do piso Nacional da Enfermagem. Veja quanto veio para cada município maranhense.

 

O Ministério da Saúde publicou, nesta quarta-feira (29), a Portaria GM/MS nº 6.565 e a Portaria GM/MS n° 6.566, que trazem os valores referentes à primeira parcela deste ano do repasse da Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para o cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem a estados e municípios. O montante é destinado aos entes federados para realizarem o pagamento do piso de trabalhadores da categoria.

A AFC da União é operacionalizada pelo Ministério da Saúde que, por intermédio de portarias, tem estabelecido critérios e procedimentos necessários para que estados, municípios e o Distrito Federal, bem como entidades filantrópicas contratualizadas com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) e que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS), além das contratualizadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS, cumpram o piso da enfermagem.O Governo do Maranhão receberá mais de R$ 14 milhões, e a Prefeitura de São Luís, capital do estado, R$ 4,7 milhões.

Veja a lista completa, por município:

MA211130MARANHÃOESTADUAL14.569.399,50
MA210005ACAILANDIAMUNICIPAL296.813,67
MA210010AFONSO CUNHAMUNICIPAL63.256,29
MA210015AGUA DOCE DO MARANHAOMUNICIPAL84.614,38
MA210020ALCANTARAMUNICIPAL111.446,54
MA210030ALDEIAS ALTASMUNICIPAL185.043,90
MA210040ALTAMIRA DO MARANHAOMUNICIPAL72.683,00
MA210043ALTO ALEGRE DO MARANHAOMUNICIPAL125.893,03
MA210047ALTO ALEGRE DO PINDAREMUNICIPAL647,73
MA210050ALTO PARNAIBAMUNICIPAL60.530,32
MA210055AMAPA DO MARANHAOMUNICIPAL49.740,11
MA210060AMARANTE DO MARANHAOMUNICIPAL360.833,96
MA210070ANAJATUBAMUNICIPAL140.130,34
MA210080ANAPURUSMUNICIPAL103.534,94
MA210083APICUM-ACUMUNICIPAL50.290,87
MA210087ARAGUANAMUNICIPAL72.874,44
MA210090ARAIOSESMUNICIPAL120.288,91
MA210095ARAMEMUNICIPAL138.410,63
MA210100ARARIMUNICIPAL195.372,74
MA210110AXIXAMUNICIPAL91.953,02
MA210120BACABALMUNICIPAL1.114.569,98
MA210125BACABEIRAMUNICIPAL289.434,99
MA210130BACURIMUNICIPAL92.176,67
MA210135BACURITUBAMUNICIPAL30.146,43
MA210140BALSASMUNICIPAL394.105,34
MA210150BARAO DE GRAJAUMUNICIPAL111.953,49
MA210160BARRA DO CORDAMUNICIPAL580.113,00
MA210170BARREIRINHASMUNICIPAL27.295,18
MA210177BELA VISTA DO MARANHAOMUNICIPAL84.183,68
MA210173BELAGUAMUNICIPAL73.354,02
MA210180BENEDITO LEITEMUNICIPAL52.043,67
MA210190BEQUIMAOMUNICIPAL168.711,05
MA210193BERNARDO DO MEARIMMUNICIPAL58.350,85
MA210197BOA VISTA DO GURUPIMUNICIPAL45.557,29
MA210200BOM JARDIMMUNICIPAL195.519,19
MA210203BOM JESUS DAS SELVASMUNICIPAL13.577,77
MA210207BOM LUGARMUNICIPAL93.040,54
MA210210BREJOMUNICIPAL195.251,65
MA210215BREJO DE AREIAMUNICIPAL39.042,55
MA210220BURITIMUNICIPAL184.602,62
MA210230BURITI BRAVOMUNICIPAL194.578,96
MA210232BURITICUPUMUNICIPAL493.914,39
MA210235BURITIRANAMUNICIPAL55.740,87
MA210237CACHOEIRA GRANDEMUNICIPAL73.078,06
MA210240CAJAPIOMUNICIPAL55.652,13
MA210250CAJARIMUNICIPAL104.055,02
MA210255CAMPESTRE DO MARANHAOMUNICIPAL372,08
MA210260CANDIDO MENDESMUNICIPAL151.905,62
MA210270CANTANHEDEMUNICIPAL149.710,00
MA210275CAPINZAL DO NORTEMUNICIPAL121.681,13
MA210280CAROLINAMUNICIPAL139.453,05
MA210290CARUTAPERAMUNICIPAL83.639,77
MA210300CAXIASMUNICIPAL1.285.697,59
MA210310CEDRALMUNICIPAL63.682,03
MA210312CENTRAL DO MARANHAOMUNICIPAL65.858,24
MA210315CENTRO DO GUILHERMEMUNICIPAL50.927,17
MA210317CENTRO NOVO DO MARANHAOMUNICIPAL122.982,69
MA210320CHAPADINHAMUNICIPAL347.608,32
MA210325CIDELANDIAMUNICIPAL49.183,65
MA210330CODOMUNICIPAL632.741,62
MA210340COELHO NETOMUNICIPAL356.408,74
MA210350COLINASMUNICIPAL176.876,66
MA210355CONCEICAO DO LAGO-ACUMUNICIPAL86.084,76
MA210360COROATAMUNICIPAL166.964,28
MA210370CURURUPUMUNICIPAL149.159,01
MA210375DAVINOPOLISMUNICIPAL80.522,44
MA210380DOM PEDROMUNICIPAL190.324,87
MA210390DUQUE BACELARMUNICIPAL94.365,92
MA210400ESPERANTINOPOLISMUNICIPAL156.503,54
MA210405ESTREITOMUNICIPAL205.596,88
MA210407FEIRA NOVA DO MARANHAOMUNICIPAL68.775,37
MA210408FERNANDO FALCAOMUNICIPAL75.319,69
MA210409FORMOSA DA SERRA NEGRAMUNICIPAL117.392,46
MA210410FORTALEZA DOS NOGUEIRASMUNICIPAL57.106,62
MA210420FORTUNAMUNICIPAL120.889,73
MA210430GODOFREDO VIANAMUNICIPAL72.854,03
MA210440GONCALVES DIASMUNICIPAL140.184,33
MA210450GOVERNADOR ARCHERMUNICIPAL115.863,59
MA210455GOVERNADOR EDISON LOBAOMUNICIPAL119.522,27
MA210460GOVERNADOR EUGENIO BARROSMUNICIPAL146.599,20
MA210462GOVERNADOR LUIZ ROCHAMUNICIPAL72.618,22
MA210465GOVERNADOR NEWTON BELLOMUNICIPAL69.631,86
MA210467GOVERNADOR NUNES FREIREMUNICIPAL80.745,65
MA210470GRACA ARANHAMUNICIPAL71.874,32
MA210480GRAJAUMUNICIPAL506.001,43
MA210490GUIMARAESMUNICIPAL83.772,68
MA210500HUMBERTO DE CAMPOSMUNICIPAL209.785,55
MA210510ICATUMUNICIPAL163.864,20
MA210515IGARAPE DO MEIOMUNICIPAL99.897,86
MA210520IGARAPE GRANDEMUNICIPAL138.806,70
MA210530IMPERATRIZMUNICIPAL1.143.415,26
MA210535ITAIPAVA DO GRAJAUMUNICIPAL122.545,56
MA210540ITAPECURU MIRIMMUNICIPAL176.956,91
MA210542ITINGA DO MARANHAOMUNICIPAL106.729,85
MA210545JATOBAMUNICIPAL64.271,32
MA210547JENIPAPO DOS VIEIRASMUNICIPAL87.377,28
MA210550JOAO LISBOAMUNICIPAL107.112,86
MA210560JOSELANDIAMUNICIPAL84.910,87
MA210565JUNCO DO MARANHAOMUNICIPAL6.300,37
MA210580LAGO DO JUNCOMUNICIPAL45.529,83
MA210594LAGO DOS RODRIGUESMUNICIPAL78.972,77
MA210590LAGO VERDEMUNICIPAL101.518,28
MA210592LAGOA DO MATOMUNICIPAL31.746,38
MA210596LAGOA GRANDE DO MARANHAOMUNICIPAL83.915,46
MA210598LAJEADO NOVOMUNICIPAL34.613,12
MA210600LIMA CAMPOSMUNICIPAL152.300,77
MA210610LORETOMUNICIPAL94.522,27
MA210620LUIS DOMINGUESMUNICIPAL42.617,87
MA210630MAGALHAES DE ALMEIDAMUNICIPAL104.028,46
MA210632MARACACUMEMUNICIPAL141.245,56
MA210635MARAJA DO SENAMUNICIPAL12.765,00
MA210637MARANHAOZINHOMUNICIPAL27.128,47
MA210640MATA ROMAMUNICIPAL218.766,91
MA210650MATINHAMUNICIPAL161.877,28
MA210660MATOESMUNICIPAL233.159,98
MA210663MATOES DO NORTEMUNICIPAL13.605,39
MA210667MILAGRES DO MARANHAOMUNICIPAL108.977,90
MA210670MIRADORMUNICIPAL171.774,03
MA210675MIRANDA DO NORTEMUNICIPAL210.210,86
MA210680MIRINZALMUNICIPAL104.654,85
MA210690MONCAOMUNICIPAL127.084,36
MA210700MONTES ALTOSMUNICIPAL83.809,49
MA210710MORROSMUNICIPAL148.646,05
MA210720NINA RODRIGUESMUNICIPAL92.767,95
MA210725NOVA COLINASMUNICIPAL54.342,56
MA210730NOVA IORQUEMUNICIPAL44.199,93
MA210735NOVA OLINDA DO MARANHAOMUNICIPAL101.263,89
MA210740OLHO D’AGUA DAS CUNHASMUNICIPAL111.245,89
MA210745OLINDA NOVA DO MARANHAOMUNICIPAL104.863,36
MA210750PACO DO LUMIARMUNICIPAL8.685,82
MA210760PALMEIRANDIAMUNICIPAL156.636,18
MA210770PARAIBANOMUNICIPAL117.214,50
MA210780PARNARAMAMUNICIPAL251.640,10
MA210790PASSAGEM FRANCAMUNICIPAL140.103,08
MA210800PASTOS BONSMUNICIPAL168.433,67
MA210805PAULINO NEVESMUNICIPAL74.328,62
MA210810PAULO RAMOSMUNICIPAL151.622,90
MA210820PEDREIRASMUNICIPAL274.556,99
MA210825PEDRO DO ROSARIOMUNICIPAL138.736,66
MA210830PENALVAMUNICIPAL175.840,67
MA210840PERI MIRIMMUNICIPAL90.231,65
MA210850PINDARE-MIRIMMUNICIPAL190.566,04
MA210860PINHEIROMUNICIPAL483.161,20
MA210870PIO XIIMUNICIPAL118.348,36
MA210880PIRAPEMASMUNICIPAL124.722,30
MA210890POCAO DE PEDRASMUNICIPAL109.680,34
MA210900PORTO FRANCOMUNICIPAL262.328,31
MA210905PORTO RICO DO MARANHAOMUNICIPAL58.786,97
MA210910PRESIDENTE DUTRAMUNICIPAL268.252,57
MA210920PRESIDENTE JUSCELINOMUNICIPAL249.594,46
MA210923PRESIDENTE MEDICIMUNICIPAL67.478,75
MA210927PRESIDENTE SARNEYMUNICIPAL104.944,47
MA210930PRESIDENTE VARGASMUNICIPAL101.757,73
MA210940PRIMEIRA CRUZMUNICIPAL69.396,80
MA210945RAPOSAMUNICIPAL162.131,31
MA210950RIACHAOMUNICIPAL134.532,11
MA210955RIBAMAR FIQUENEMUNICIPAL42.399,18
MA210960ROSARIOMUNICIPAL229.134,54
MA210970SAMBAIBAMUNICIPAL46.472,41
MA210975SANTA FILOMENA DO MARANHAOMUNICIPAL25.047,77
MA210980SANTA HELENAMUNICIPAL251.581,83
MA210990SANTA INESMUNICIPAL538.646,38
MA211000SANTA LUZIAMUNICIPAL194.837,61
MA211003SANTA LUZIA DO PARUAMUNICIPAL82.863,38
MA211010SANTA QUITERIA DO MARANHAOMUNICIPAL156.601,56
MA211020SANTA RITAMUNICIPAL779.679,36
MA211023SANTANA DO MARANHAOMUNICIPAL59.581,98
MA211027SANTO AMARO DO MARANHAOMUNICIPAL81.655,98
MA211030SANTO ANTONIO DOS LOPESMUNICIPAL119.034,60
MA211040SAO BENEDITO DO RIO PRETOMUNICIPAL214.501,42
MA211050SAO BENTOMUNICIPAL255.878,49
MA211060SAO BERNARDOMUNICIPAL155.578,28
MA211065SAO DOMINGOS DO AZEITAOMUNICIPAL75.472,25
MA211070SAO DOMINGOS DO MARANHAOMUNICIPAL190.445,38
MA211080SAO FELIX DE BALSASMUNICIPAL44.987,69
MA211085SAO FRANCISCO DO BREJAOMUNICIPAL68.985,96
MA211090SAO FRANCISCO DO MARANHAOMUNICIPAL130.726,05
MA211100SAO JOAO BATISTAMUNICIPAL130.885,28
MA211102SAO JOAO DO CARUMUNICIPAL78.731,45
MA211105SAO JOAO DO PARAISOMUNICIPAL37.249,08
MA211107SAO JOAO DO SOTERMUNICIPAL203.928,36
MA211110SAO JOAO DOS PATOSMUNICIPAL162.075,71
MA211120SAO JOSE DE RIBAMARMUNICIPAL702.522,93
MA211125SAO JOSE DOS BASILIOSMUNICIPAL89.269,32
MA211130SAO LUISMUNICIPAL4.738.401,25
MA211140SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAOMUNICIPAL214.452,91
MA211150SAO MATEUS DO MARANHAOMUNICIPAL219.246,03
MA211153SAO PEDRO DA AGUA BRANCAMUNICIPAL55.564,69
MA211157SAO PEDRO DOS CRENTESMUNICIPAL68.181,50
MA211160SAO RAIMUNDO DAS MANGABEIRASMUNICIPAL130.184,50
MA211163SAO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRAMUNICIPAL75.944,23
MA211167SAO ROBERTOMUNICIPAL60.987,77
MA211170SAO VICENTE FERRERMUNICIPAL169.516,21
MA211172SATUBINHAMUNICIPAL108.109,06
MA211174SENADOR ALEXANDRE COSTAMUNICIPAL128.124,27
MA211176SENADOR LA ROCQUEMUNICIPAL113.781,67
MA211178SERRANO DO MARANHAOMUNICIPAL65.065,15
MA211180SITIO NOVOMUNICIPAL117.640,36
MA211190SUCUPIRA DO NORTEMUNICIPAL72.109,85
MA211195SUCUPIRA DO RIACHAOMUNICIPAL35.955,43
MA211200TASSO FRAGOSOMUNICIPAL102.852,62
MA211210TIMBIRASMUNICIPAL134.291,15
MA211220TIMONMUNICIPAL818.352,05
MA211223TRIZIDELA DO VALEMUNICIPAL179.914,58
MA211227TUFILANDIAMUNICIPAL87.051,31
MA211230TUNTUMMUNICIPAL504.839,08
MA211240TURIACUMUNICIPAL166.582,61
MA211245TURILANDIAMUNICIPAL388.875,95
MA211250TUTOIAMUNICIPAL214.275,62
MA211260URBANO SANTOSMUNICIPAL218.647,88
MA211270VARGEM GRANDEMUNICIPAL109.982,66
MA211280VIANAMUNICIPAL104.952,81
MA211285VILA NOVA DOS MARTIRIOSMUNICIPAL23.216,99
MA211290VITORIA DO MEARIMMUNICIPAL132.090,40
MA211300VITORINO FREIREMUNICIPAL229.460,37
MA211400ZE DOCAMUNICIPAL251.294,02

Governo Federal anuncia concurso da PF com 2 mil cargos

 

Foto Reprodução

Após decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciada, nesta quarta-feira (29), a reposição de 2 mil cargos da Polícia Federal por meio de concurso público. O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil policiais neste ano e mais mil em 2026.

O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e foi feito pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

“Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, enfatizou Lewandowski, que reforçou que a medida é a prioridade para a gestão.

De acordo com a ministra Esther Dweck, as etapas do concurso serão descritas a partir da portaria de autoriza a publicação do certame, prevista para fevereiro de 2025. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, explicou. O concurso ficará a cargo da Polícia Federal.

“Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, concluiu o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues

29 janeiro 2025

MP pode ser obrigado a pagar custas e honorários em ações civis e de improbidade improcedentes

 

MPMA

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou projeto que obriga o Ministério Público a pagar custas processuais e honorários em ações civis públicas e de improbidade administrativa consideradas improcedentes, mesmo sem má-fé.

A proposta, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), com substitutivo de Sidney Leite (PSD-AM), altera a Lei de Improbidade Administrativa e a Lei 7.347/85. Exceções foram incluídas: quando o MP for provocado ou quando o poder público ou associações integrarem o processo. O MP deverá declarar, no início da ação, se foi provocado.

Segundo Leite, a medida visa equilibrar as ações judiciais, evitando processos com baixa chance de êxito que sobrecarregam o Judiciário. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de votação final na Câmara e no Senado.

Prefeito recebeu doação e nomeou parentes de envolvido em esquema milionário de corrupção no MA

 


O prefeito de Pinheiro/MA, André da Ralpnet, do Podemos, recebeu uma doação de um envolvido em um esquema que fraudou licitações e desviou mais de R$ 10 milhões da prefeitura de Bom Jesus das Selvas, também no Maranhão. É o que aponta um levantamento exclusivo realizado pelo site Folha do Maranhão.

Segundo o levantamento, André da Ralpnet, então candidato a prefeit
o de Pinheiro, recebeu R$ 10.000,00 de doação em sua campanha, por meio de transferência eletrônica, de Alam Xavier Silva. Conforme a investigação do Ministério Público, Alam Xavier Silva movimentou diversos valores com pelo menos oito investigados no esquema de Bom Jesus das Selvas.

De acordo com o Ministério Público, Alam Xavier Silva é apontado como responsável pelos crimes de enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário público e violação dos princípios da administração pública.

Na última semana, o site Folha do Maranhão revelou que a gestão de André da Ralpnet nomeou outros três envolvidos no esquema criminoso no município de Bom Jesus das Selvas: Duylio Fernandes da Silva, Eduardo Serra da Silva e Lydiane dos Santos Araújo Xavier.

Ainda segundo a investigação do Ministério Público, Duylio Fernandes da Silva é primo de Alam Xavier Silva, e Lydiane dos Santos Araújo Xavier é sua esposa. A apuração também indica que todos estão diretamente envolvidos no esquema criminoso, tendo movimentado grandes quantias em suas contas bancárias.

Relatórios do Ministério Público, conduzidos pelo GAECO, revelaram fraudes em licitações envolvendo as empresas WL Empreendimentos e J. Campos Empreendimentos, que compartilhavam vínculos e estratégias ilícitas. As investigações identificaram saques elevados e depósitos fracionados para ocultar a origem do dinheiro, além de evidências de que a WL Empreendimentos era uma empresa de fachada, sem sede funcional ou funcionários registrados. Documentos técnicos também comprovaram a manipulação de atestados técnicos, comprometendo a legitimidade dos contratos firmados.

A Folha do Maranhão buscou esclarecimentos junto ao prefeito André da Ralpnet, porém, até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. (folha do Maranhão) 

27 janeiro 2025

Pastor Usiel Carvalho lança livro para lembrar o Valor de Ter Um Ministério Proativo




No ministério, a proatividade não é apenas uma virtude; é uma necessidade. Um ministério proativo antecipa problemas, identifica oportunidades e busca continuamente cumprir o propósito de Deus de maneira eficaz e intencional. Por outro lado, um ministério reativo, que apenas “apaga incêndios,” corre o risco de desperdiçar energia e recursos, além de comprometer o testemunho da igreja. Neste artigo, refletiremos sobre a importância de uma liderança proativa, com exemplos bíblicos, reflexões teológicas e aplicações práticas.

1. Proatividade: O Chamado à Ação Intencional

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:15-16)

Paulo exorta os crentes a serem sábios e a “remir o tempo,” ou seja, aproveitar as oportunidades e planejar com discernimento. Isso é essencial para líderes ministeriais que desejam avançar o Reino de Deus. A proatividade nos permite identificar tendências espirituais, sociais e culturais que podem impactar a missão da igreja.

2. O Perigo de um Ministério Reativo

“O preguiçoso não lavra por causa do inverno; pelo que mendigará na sega e nada receberá.” (Provérbios 20:4)

O texto nos mostra que a negligência em se preparar adequadamente resulta em falta e escassez. Um ministério reativo, que vive apenas tentando "remediar" situações, pode ser comparado a um lavrador que não planta no tempo certo e sofre no momento da colheita.

Comentário: Teólogos como Charles Spurgeon enfatizaram a importância de uma liderança vigilante. Spurgeon dizia: “A diligência na obra do Senhor é um sinal de fidelidade.” A falta de proatividade demonstra, muitas vezes, falta de fé e responsabilidade.

Aplicação: Avalie áreas do seu ministério onde você tem reagido às crises ao invés de preveni-las. Estabeleça processos para treinamento de líderes, discipulado contínuo e organização de eventos de evangelismo que alcancem as necessidades da comunidade antes que se tornem problemas.

3. Exemplos Bíblicos de Liderança Proativa

José: Planejamento em Tempo de Abundância

“Agora, pois, escolha Faraó um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. E ajunte-se toda a comida destes bons anos que vêm, e amontoem-se o trigo sob a mão de Faraó...” (Gênesis 41:33-34) José foi proativo ao interpretar o sonho de Faraó e sugerir um plano para salvar o Egito de uma fome futura. Sua antecipação salvou milhões de vidas e demonstrou sua fidelidade como servo de Deus.

Comentário: A atitude de José nos ensina que a liderança deve ser guiada por discernimento e planejamento, especialmente quando lidamos com recursos e pessoas confiadas a nós.

Aplicação: Desenvolva uma “visão José” no seu ministério. Identifique áreas onde Deus está abençoando e use este tempo de abundância para investir no futuro.

Neemias: Reconstrução com Planejamento e Oração
“Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos... Vinde, pois, reedifiquemos o muro de Jerusalém... E eu lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável.” (Neemias 2:17-18)

Neemias não apenas orou, mas também analisou as condições das muralhas, distribuiu tarefas e enfrentou desafios de maneira estratégica. Sua proatividade resultou na reconstrução em tempo recorde

Comentário: John Maxwell, especialista em liderança cristã, afirmou: “A visão precede a provisão.” Neemias nos ensina que um líder proativo combina dependência de Deus com ações bem planejadas

Aplicação: Identifique áreas em “ruínas” no seu ministério. Faça um diagnóstico, mobilize sua equipe e ore por direção divina. Sua liderança pode restaurar a esperança e inspirar outros.

Conclusão: Cultivando um Ministério Proativo

A proatividade no ministério não é um luxo; é uma obediência ao chamado de Deus para sermos bons administradores. Jesus, nosso maior exemplo, foi proativo em todas as áreas: Ele treinou discípulos, antecipou desafios e ofereceu soluções antes que os problemas surgissem. Como líderes, somos chamados a fazer o mesmo.

Aviso Especial: Nosso novo livro, Proatividade no Ministério, nele você encontrará reflexões aprofundadas, estratégias práticas e estudos bíblicos sobre como liderar de forma eficaz e proativa. Que DEUS nos capacite a sermos líderes proativos, comprometidos em glorificar Seu nome e edificar Seu Reino.

Forte abraço com os dois braços.

PR Usiel Carvalho.

Este é o título do livro que foi lançado na 40ª AGO IMPERATRIZ – Templo Central entre os dias 08 à 11 de Janeiro/2025, pelo Pastor Usiel Carvalho.

Sobre o autor: Pastor há mais de 21 anos na COMADESMA, Licenciado em pedagogia, mestre em teologia, terapeuta famíliar e palestrante.
#Fatias de Pão do Céu: Tema do Livro : “O Valor de Ter um Ministério Proativo”
Preço de lançamento do Livro R$ 30,00 + taxa de R$ 10,00 de envio pelos correios no caso de envio para outras localidades fora do Estado do Maranhão.
Contato Pr. Usiel Carvalho : (99) 98434-5837 WhatsApp
Redes Sociais: @usielcarvalho @familianasmaosdedeus

Probleminha...

 ESTIVEMOS FORA DO AR POR PROBLEMAS TECNICOS, AINDA TENTANDO RESOLVER, E POR ISSO ESTAMOS USANDO O DOMINIO (ENDEREÇO VIRTUAL) GRATIS, TEMPORARIAMENTE. 

VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO PARA DISPONIBILIZAR O MELHOR CONTEÚDO DA REGIÃO, SEMPRE. 


Assis Ramos comprou silêncio de vereadores com cargos, com Rildo, só um vereador quer manter 300 indicações na folha...

 


Na oposição ou na situação, sem generalizar, o ex-prefeito Assis Ramos manteve uma base de vereadores que não lhes trouxeram problemas, apesar da quantidade de irregularidades durante todo os 8 anos de mandato, mas isso se justifica na troca de apoio por cargos dentro da administração pública, ou, a troca de cargos pelo silêncio de alguns vereadores. 

Com o costume de se vender em outros tempos, vereadores considerados veteranos, tentam barganhar como fizeram na gestão do delegado.  Segundo o blog apurou, somente 1 (um) vereador, estaria cobrando cerca de 300 cargos na prefeitura.  Um observador contou ao editor do blog, que somente para atender a demanda dos parlamentares que agora estariam de plantão na entre sala do gabinete, seriam necessário criar mais de 2 mil novos cargos, contando com os que já estariam agraciados com indicações. 

Se o prefeito Rildo Amaral vier a ceder a pressão dos vereadores mal acostumados da gestão Assis, dificilmente os recursos da prefeitura darão para cumprir as demandas da sociedade, como melhoria na educação, segurança, saúde e infraestrutura, principalmente. 

Será isso mesmo que essa turma mal acostumada querem?!

Prefeito Léo Cunha esconde informações sobre emendas parlamentares recebidas em Estreito, apura MP

 


A Promotoria de Justiça de Estreito está apurando a omissão da Prefeitura da cidade, administrada por Léo Cunha, sobre o repasse das emendas parlamentares. A denúncia do ano de 2023 foi prorrogada por conta da falta de informações da prefeitura, justificando a continuidade do PA (procedimento Administrativo) que pode incorrer, ainda, na instauração de Inquérito Civil.

Segundo as informações, os vereadores Rhayan Rodrigues da Silva, Francisco Nascimento de Brito e Analdiney Brito Noleto, relataram ao Ministério Público que a Prefeitura de Estreito se recusa a responder ofício no qual solicita informações sobre emendas parlamentares destinas ao município.

O caso está apurado pelo promotor Francisco Milhomem, que instaurou um procedimento administrativo para esclarecer os fatos.

as informações são do jornalista Neto ferreira

MP decreta sigilo em Inquérito que apura crimes na prefeitura de Amarante do Maranhão

Prefeito Wanderly do Comércio enfrenta problemas logo no início da gestão no seu segundo mandato a frente da prefeitura.

O Ministério Público do Maranhão vem apurando irregularidades na secretaria de Assistência Social de Amarante do Maranhão. 

Por conta dos indícios de crimes praticados na pasta, o promotor de justiça Carlos Rostão Martins Freitas decidiu dar prosseguimento a notícia fato  nº 000519-029/2024 e converter em PPIC (PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO DE INQUÉRITO CIVIL) com a finalidade de apurar acúmulo indevido de cargos, exercício irregular de função pública e eventuais práticas de favorecimento político ocorridos na pasta em questão.

O MP acredita que ainda podem existir investidas por parte dos investigados com feitos que podem frustrar a investigação, conduzindo à destruição, alteração ou produção intempestiva de provas e documentos pelo investigado, em decorrência dessa possibilidade a promotoria decretou sigilo das investigações até o fim da apuração dos fatos. 

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO DE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO SIMP 000519-029/2024 PORTARIA 01/2025-PJAMAA está publicado no diário oficial do dia 23.01.2025





23 janeiro 2025

Município de São Luís é condenado a fazer obras de saneamento básico em dois anos


O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, condenou o município de São Luís a executar os serviços necessários ao saneamento básico nos bairros da Forquilha e São Bernardo, especialmente obras de esgotamento sanitário, vias de circulação e escoamento de águas das chuvas.

Freepik

Município deve fazer as obras dentro do prazo de dois anos estabelecidos pela decisão

Segundo a sentença, as obras deverão ser feitas no prazo de dois anos. O município também deverá remover, no prazo de três meses, o lixo acumulado junto às entradas de águas de drenagem profunda, dando destinação adequada aos resíduos. A condenação inclui ainda o pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 50 mil ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.


A ação civil pública julgada foi ajuizada pelo Ministério Público, alegando que o município de São Luís descumpre a legislação ambiental e urbanística, permitindo que os bairros permaneçam sem infraestrutura básica, ocasionando transtornos aos moradores, como áreas alagadas, ruas sem condição de tráfego e acúmulo de lixo.

O MP pediu à Justiça para condenar o município a fazer obras de infraestrutura naqueles bairros, especialmente drenagem urbana, esgotamento sanitário e limpeza pública, diante dos transtornos causados à população, particularmente durante o período chuvoso.

Durante a instrução processual, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp) informaram que aqueles bairros não possuem sistema de esgotamento sanitário da Caema, e que os moradores jogam lixos nas galerias de águas pluviais.

Laudos técnicos e as informações, prestadas pela Caema e Semosp, juntados ao processo, comprovam a precariedade do sistema de drenagem e a falta de rede de esgotamento sanitário nos bairros Forquilha e São Bernardo.
Direito ao meio ambiente equilibrado

Na sentença, o juiz assegurou que a Constituição Federal garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de sua defesa e preservação para as presentes e futuras gerações.

O magistrado também fundamentou a decisão no Plano Nacional de Saneamento Básico (2013), que estabelece as ações referentes ao saneamento básico para o Brasil nos próximos 20 anos. O juiz mencionou, ainda, o “Novo Marco Legal do Saneamento”, que dispõe sobre a conexão das edificações urbanas às redes públicas de água e esgoto.

Segundo o juiz, a conduta da Administração Municipal é omissa e inadequada e caracteriza grave descumprimento do dever de prestar serviços públicos essenciais, comprometendo não apenas a qualidade de vida dos moradores, mas também causando impactos ambientais negativos na região.

“Diante desse cenário, torna-se evidente a necessidade de adoção de medidas eficazes e permanentes por parte do ente público, com vistas a garantir a adequada infraestrutura urbana e o respeito aos direitos fundamentais da população local”, sentenciou. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-MA.

Processo 0857279-83.2022.8.10.0001

22 janeiro 2025

Justiça do MA Banco condena Banco por danos causados pela interrupção de serviços eletrônicos



Agência Brasil_ Um banco foi condenado a pagar indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 2 milhões, e por danos morais individuais, de R$ 500, a cada consumidor afetado pela interrupção dos serviços prestados por meios eletrônicos ofertados pelo banco em 27 de agosto de 2021.

Juiz considerou na decisão transtornos causados aos consumidores impedidos de fazer transações financeiras

A decisão do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, resultou do julgamento de ação civil coletiva ajuizada pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec-MA) contra o banco, e a execução deve ocorrer em cumprimento individual de sentença na vara competente para processar e julgar demandas individuais.

O Ibedec alegou que cerca de 54 milhões de consumidores ficaram sem acesso aos cartões de crédito e débito, serviços do banco pela internet, ao aplicativo e ao Pix, sofrendo com a interrupção repentina do acesso ao sistema bancário.

Já o banco alegou que a interrupção foi parcial e durou aproximadamente duas horas com relação às transações de caixa, referentes a saques, depósitos, transferências, extratos, saldos etc.; canais de terminal de caixa; e terminais de autoatendimento (TAA). Após cerca de três horas, teriam sido retomados os serviços de cartão e, em seis horas, restabelecidos todos os demais serviços e canais, incluindo aplicativo e internet.

Foram registradas 38 reclamações de clientes maranhenses na instituição financeira e outras 43 no Banco Central sobre a indisponibilidade dos sistemas, e eventuais perdas e constrangimentos decorrentes da interrupção dos serviços.

Danos causados ao consumidor

Segundo fundamentos da sentença, o fornecedor de serviços responde objetivamente pelos danos causados aos consumidores por vícios e falhas na prestação de serviços inerente às atividades que exercem, sendo necessária apenas a comprovação do dano sofrido e da relação de causa e efeito — conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ainda de acordo com o CDC, ao oferecer aos seus clientes sistemas digitais para serviços bancários, a instituição bancária deve garantir a qualidade e a funcionalidade desse serviço.

O juiz Douglas Martins considerou na decisão os transtornos causados aos consumidores impedidos de fazer transações financeiras. “Tal falha, considerando a essencialidade dos serviços bancários e o incentivo dado pelo próprio banco à utilização dos canais digitais, caracteriza dano moral coletivo, atingindo a confiança dos consumidores no sistema bancário.”

Estado de Emergência em Estreito. Conheça o Decreto publicado pelo prefeito Leo Cunha por conta do desabamento da Ponte JK.

Impacto econômico! Decreto aponta possibilidade de isentar pagamento de IPTU e ISS em Estreito.

Após a queda da ponte Juscelino 
Kubitschek  localizada entre as dividas dos Estados do Tocantins e Maranhão, e nos limites entre as cidades de Estreito e Aguiarnópolis, o prefeito maranhense decretou estado de emergência por conta do ocorrido. O decreto municipal Nº 033 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2024, declara situação de emergência nível II; Nível 2 (Média intensidade): Quando ocorre danos humanos, materiais ou ambientais mais significativos. Neste caso, o município pode necessitar de apoio estadual e/ou federal para superar os prejuízos.

O prefeito Leo Cunha considerou alguns fatores para o decreto, como os impactos ambientais, humanos e econômicos descritos, incluindo:  Contaminação significativa do Rio Tocantins por 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas;  8 óbitos confirmados, 9 desaparecidos e mais de 19 mil pessoas impactadas direta ou indiretamente; Prejuízos às atividades agrícolas, pesqueiras e de abastecimento hídrico, aponta a publicação. No documento ainda constam medidas como resgate às vítimas, contratação de serviços entre outros (veja documento abaixo) no entanto, o que se sabe é que os serviços foram executados por órgãos do governo federal, como Marinha, Dnit entre outros, apesar do apoio local mas praticamente utilizando da estrutura já existente. 

Apesar do desastre, interpretações sobre as mudanças na legislação de contratos, não veem necessidade de compras e ou serviços com dispensa de licitação. 

Na medida, apoio as atividades econômicas impactadas com o incidente e até dispensa da cobrança de IPTU e ISS, ainda são aguardados como medidas de apoio por parte da prefeitura. 

Conheça o decreto:

DECRETO MUNICIPAL Nº 033 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2024. 

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGENCIA NIVEL II NO MUNICÍPIO DE ESTREITO ESTADO DO MARANHÃO, EM VIRTUDE DO DESASTRE COLAPSO DE EDIFICAÇÕES COBRADE: 2.4.1.0.0 OCORRIDO NA PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK LOCALIZADA NA BR 226 SOBRE O RIO TOCANTINS, QUE LIGA A CIDADE DE AGUIARNÓPOLIS (TO) E A CIDADE DE ESTREITO (MA), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE ESTREITO, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município de Estreito, pela Lei Complementar nº 101/2000, pela Lei nº 12.608/2012 (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil) e pela Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), CONSIDERANDO o protocolo de solicitação de reconhecimento Federal MA-F-2104057-22220-20241222, realizado via sistema integrado de informações e desastre (S2ID), elaborado pelo Departamento de Defesa Civil do Município de Estreito, com base em informações das Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura, Infraestrutura, Assistência Social, Meio Ambiente, Pesca e Indústria e Comércio, que detalha os danos causados pelo colapso da Ponte Juscelino Kubitschek, incluindo impactos ambientais, estruturais, de mobilidade e saúde pública, incluindo informações sobre a extensão dos danos estruturais, os riscos ambientais e os impactos na mobilidade regional e na saúde pública; Avenida Chico Brito, 902, Centro, CEP: 65.975-000. E-mail: gabinete@estreito.ma.gov.br CONSIDERANDO o colapso estrutural da Ponte Juscelino Kubitschek em 22 de dezembro de 2024, conforme Parecer Técnico nº 01/2024 da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que classifica o evento como Desastre de Nível II (média intensidade); CONSIDERANDO os impactos ambientais, humanos e econômicos descritos, incluindo:  Contaminação significativa do Rio Tocantins por 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas;  8 óbitos confirmados, 9 desaparecidos e mais de 19 mil pessoas impactadas direta ou indiretamente;  Prejuízos às atividades agrícolas, pesqueiras e de abastecimento hídrico. CONSIDERANDO que o município mobilizou recursos humanos e materiais em larga escala, mas enfrenta o esgotamento desses recursos, sendo indispensável o apoio técnico e financeiro estadual e federal; CONSIDERANDO a necessidade de ações imediatas para controle da emergência, mitigação de impactos e recuperação das condições de normalidade; DECRETA: Art. 1º - Fica DECLARADO ESTADO DE EMERGÊNCIA no Município de Estreito/MA, em virtude do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek e seus impactos ambientais, humanos e econômicos, com validade inicial de 180 (cento e oitenta) dias, prorrogável por igual período, se necessário. Avenida Chico Brito, 902, Centro, CEP: 65.975-000. E-mail: gabinete@estreito.ma.gov.br Art. 2º - A Emergência pública abrange as seguintes áreas prioritárias de intervenção: I – Resgate de vítimas e assistência às famílias; II – Controle e mitigação da contaminação ambiental do Rio Tocantins; III – Atendimento de saúde pública, incluindo medidas preventivas e apoio psicológico; IV – Restabelecimento das condições de transporte e mobilidade na região afetada; V – Apoio econômico às atividades impactadas pela tragédia, como agricultura, pesca e comércio local. Art. 3º - Ficam autorizadas: I – A mobilização de todos os órgãos municipais e articulação com a Defesa Civil Estadual e Nacional; II – Contratação direta de bens, serviços e obras indispensáveis, nos termos do art. 75, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021; III – Requisição de equipamentos, veículos e outros recursos materiais e humanos, com posterior indenização, quando cabível; IV – Solicitação de apoio técnico, logístico e financeiro dos governos estadual e federal. Art. 4º - Fica determinado o reforço imediato nos serviços de saúde, incluindo: I – Ampliação do atendimento médico e hospitalar às vítimas; II – Atendimento psicológico e psiquiátrico aos familiares e à população afetada; III – Monitoramento de doenças derivadas da contaminação da água e do solo. Avenida Chico Brito, 902, Centro, CEP: 65.975-000. E-mail: gabinete@estreito.ma.gov.br Art. 5º - O Poder Executivo poderá regulamentar, por ato complementar, a suspensão ou isenção de tributos municipais, como ISS e IPTU, para moradores e empresas diretamente impactados pela tragédia. Art. 6º - A Prefeitura deverá divulgar boletins regulares informando a população sobre o andamento das ações emergenciais, incluindo dados sobre resgates, impactos ambientais e medidas adotadas. Art. 7º - O presente decreto deverá ser encaminhado ao Governo do Estado do Maranhão e ao Governo Federal, acompanhado de relatórios técnicos, para reconhecimento formal da situação de emergência, nos termos da Lei Federal nº 12.608/2012. Art. 8º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação no mural da Prefeitura Municipal de Estreito, Estado do Maranhão, nos termos do art. 87 da Lei orgânica do município e/ou no Diário dos Municípios da FAMEM – MA (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), com vigência pelo prazo inicial de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogado, se necessário. Publique-se, registre-se e cumpra-se. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ESTREITO, AOS VINTE E SETE (27) DIAS DO MÊS DEZEMBRO (12) DE DOIS MIL E VINTE E QUATRO (2024). LEOARREN TULIO DE SOUSA CUNHA.




Justiça manda Dnit remover veículo da ponte JK, em Estreito-MA, ou disponibilizar outro para o proprietário


A ação judicial, foi sentenciada pela Justiça Federal na última Quarta-feira (15), e responsabiliza o DNIT para realizar no prazo de 10 Dias a remoção veiculo Palio prata, envolvido na tragédia da Ponte Juscelino Kubitscheck, e permanece no local desdeo dia da tragédia. 

A autarquia já foi notificada e intimada a tomar as providências cabíveis, mas até o momento não houve nenhuma ação concreta.

A liminar implica ainda que caso não tenha possibilidade da retirada do veículo sem causar dano ao bem, que o órgão disponibilize outro veículo provisoriamente ao autor.

as informações são do site Araguainanofoco

Restaurante Popular Municipal de Imperatriz será reaberto com refeições por R$ 1,00

Restaurante Popular Municipal de Imperatriz será reaberto com refeições por R$ 1,00

 A expectativa é que 800 refeições sejam distribuídas diariamente, pelo preço de R$ 1,00, cada uma. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou uma vistoria no Restaurante Popular. A visita é uma determinação do Prefeito Rildo Amaral e durante a vistoria foi constatado que a unidade precisa de uma reforma para que seja reaberto para a população o mais breve possível. 

A reestruturação do restaurante será realizada em parceria com o Governo do Estado do Maranhão. A expectativa é que 800 refeições sejam distribuídas diariamente, pelo preço de R$ 1,00, cada uma. O Restaurante Popular Municipal vai fornecer refeições de segunda a sexta-feira.

Estiveram presentes na vistoria do restaurante, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, juntamente com a vice-prefeita e secretária da Sedes, Carol Pereira; com o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtonio Brandão e com o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Adhemar Freitas Júnior.

“Estamos aqui no Restaurante Popular para fazer uma vistoria neste equipamento que é para a população de Imperatriz. E o governador, Carlos Brandão, com a sua sensibilidade atendeu o nosso pedido, para que esse restaurante seja aberto, para que venha atender aquelas famílias que mais precisam”, ressalta a Secretária da Sedes, Carol Pereira.

O prédio do Restaurante Popular de Imperatriz, que passa por reforma, fica localizado na Rua Simplício Moreira, 830, Centro, próximo à Prefeitura de Imperatriz.

21 janeiro 2025

Urgente! Prefeitura de Estreito convoca novos concursados do certame de 2022. Veja Lista.

 A prefeitura municipal de Estreito convocou novos aprovados no certame realizado em 2022 para tomar posse, o edital foi publicado no portal da transparência na data do dia 20, e segundo a convocação, os aprovados tem 3 dias para comparecer ao local da convocação. 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE POSSE Nº 08/2025 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE POSSE Nº 08/2025 CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 01/2022 A PREFEITURA DE ESTREITO, Estado do Maranhão, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação vigente, CONVOCA o(s) candidato(s) habilitado(s), aprovado(s) e classificado(s), conforme relação constante no ANEXO I e observando Cronograma constante no ANEXO V, ambos deste Edital, com vistas à nomeação e posse do(s) respectivo(s) cargo(s), observadas as seguintes condições, acrescentando à presente lista, os candidatos aprovado(s) ou classificado(s) para cargos cujos candidatos foram chamados nos Editais de Convocação de Posse anteriores, entretanto restaram desérticos:

veja lista dos convocados:







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