Está marcado para o dia 19, sábado, em Imperatriz no Maranhão, o primeiro seminário da Coomigasp voltado para diretores, delegados e representantes da cooperativa, além de dirigentes de Entidades de apoio ao projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada tocado pela SPCDM.
A discussão mais esperada por todos, vai girar em torno das ações que a cooperativa tem direito sobre a produção do ouro da mina prevista para entrar em operação no próximo ano. O administrador de empresas, Lauro Andrade Assunção foi contratado pela Coomigasp para desenvolver um estudo sobre como será administradas essas ações e ajudar a implantar um novo modelo de gestão administrativa com objetivo de preparara a Coomigasp para o novo conceito da indústria mineral.
“Passamos quase 20 anos carregando sacos de melechetes nas costas na época que funcionou o garimpo. Hoje somos donos de parte de uma mina de ouro o que é muito diferente de um garimpo”, disse Nelton Paulino, líder garimpeiro e delegado regional de Marabá ao comentar que esse seminário servirá como preparação e base de conhecimento das lideranças garimpeiras que por sua vez saberão repassar para o resto da sociedade. E não é apenas Nelton que pode expressar esse ponto de vista sobre a importância dessa reunião que ocorrerá em Imperatriz no próximo sábado.
Se o seminário de sábado será reservado só para as lideranças, o domingo (20), será aberto para todos os garimpeiros de Imperatriz e região. O presidente da Coomigasp, Gesse Simão, resolveu aproveitar o momento para realizar a primeira pré-assembléia que irá excluir do estatuto da cooperativa o famigerado 7% que ela tem direito sobre a produção do ouro da mima.
Lauro Assunção fará uma ampla palestra aos garimpeiros sobre as ações. “Irei utilizar uma linguagem fácil e que seja compreensível a todos os garimpeiros ”, garante Lauro Assunção. Ele chegará na sexta-feira em Imperatriz. A pré –assembléia também servirá para reeleger ou eleger novos delegados. No caso de Imperatriz Furtadinho é o candidato a reeleição. O ministro de minas e Energia Edison Lobão que estará no domingo em Imperatriz como patrono do futebol beneficente em favor da APAE organizado pelo ex-jogador celebridade e hoje deputado federal Romário (PSB-RJ) é provável que ele de uma passadinha durante a pré-assembléia para dar um alô aos garimpeiros. Se isso acontecer Edison Lobão falará sobre o seu empenho que já está fazendo junto ao governo, no sentido de que peça, ao presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT-SP), formar a comissão especial para analisar a PEC -405 conhecida como a “PEC dos Garimpeiros” que incluirá na Constituição Federal os direitos previdenciários da categoria ao regime Geral da Previdência.
Fonte:Agasp Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário