08 março 2017

Procuradoria da Mulher é inaugurada na Assembleia Legislativa


Aurina Carneiro/
Agência Assembleia

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), presidiu, na manhã desta quarta-feira (8), a cerimônia de inauguração da Procuradoria da Mulher, órgão permanente e especializado da Mesa Diretora, que tem como objetivo zelar pela defesa dos direitos das mulheres.

Na solenidade, Othelino Neto declarou inaugurada a Procuradoria e empossou a deputada Valéria Macedo (PDT) no cargo de procuradora da Mulher no biênio 2017/2018.

“Esta é uma cerimônia simples, mas muito simbólica, porque demonstra que a Assembleia Legislativa do Maranhão tem apreço e busca a valorização da mulher. E como hoje é também uma data especial, esta é uma forma de o Parlamento maranhense homenagear todas as mulheres do nosso Estado”, declarou Othelino Neto.

A solenidade, realizada na sala da Procuradoria, no Palácio Manuel Beckman, contou também com a presença de diversos deputados e deputadas, ex-parlamentares e representantes do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), dentre outros órgãos.

Além do descerramento da placa, aconteceu na cerimônia a inauguração de uma galeria, no salão da Procuradoria, com fotografias de mulheres que exerceram o mandato de deputadas estaduais e federais no Maranhão.

Ao ser empossada no cargo de procuradora, a deputada Valéria Macedo explicou que a Procuradoria da Mulher foi criada através da Resolução Legislativa Nº 782/16, que altera e acrescenta dispositivos ao Regimento Interno da Assembleia. Dentre as atribuições da Procuradoria da Mulher estão a de zelar pela defesa dos direitos da mulher; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher; promover audiências públicas, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como sobre a participação política da mulher.

De acordo com a deputada Valéria Macedo, a Procuradoria da Mulher também tem o papel de opinar e auxiliar nos projetos que estão tramitando nas Comissões da Casa, avaliando aqueles que tratem, no mérito, de direito relativo à mulher ou à família. O órgão também deve participar de discussões sobre a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres do Maranhão.

“A Procuradoria torna a Assembleia um palco de debate das políticas de gênero. Ela também dá mais apoio e empodera as deputadas da Casa nas suas discussões e falas em defesa das mulheres e dos cidadãos”, ressaltou Valéria Macedo.

EM PROL DA CIDADANIA

Após o discurso proferido pela deputada Valéria Macedo, a juíza de Direito Sônia Amaral fez uso da palavra, na condição de representante do Poder Judiciário. Ela parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa de criar e instalar a Procuradoria da Mulher, e disse que foi uma feliz escolha a indicação da deputada Valéria Macedo para ocupar o cargo.

“Trata-se de uma iniciativa louvável, no sentido de efetivar direitos e de ser, também, uma afirmação da cidadania em nosso Estado”, afirmou a juíza Sônia Amaral.

No encerramento da solenidade, a ex-deputada Helena Heluy ressaltou a importância desse momento na vida do Parlamento maranhense: “Para nós, esta cerimônia é também uma forma de registro da solidariedade às lutas das mulheres em todos os tempos – sem perder de vista a lutas dos dias de hoje, quando se observa ainda há muitas mulheres violentadas, discriminadas, torturadas e oprimidas em pleno século XXI”, enfatizou a ex-deputada Helena Heluy.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...