14 janeiro 2025

MA registra 2,9 mil casos de síndromes respiratórias em 2024

 

Maranhão contabilizou 2.915 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2024, conforme dados da Plataforma Monitora Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A SRAG é uma complicação que exige hospitalização, com sintomas como desconforto respiratório e queda na saturação de oxigênio, geralmente decorrente de infecções virais.

O Rinovírus foi responsável por 55,99% dos casos, seguido pelo Influenza (13,35%) e pelo Vírus Sincicial Respiratório (9,54%). A região de São Luís foi a mais afetada, com 648 registros, enquanto Imperatriz contabilizou 195.

Para lidar com os casos graves, a SES disponibilizou seis leitos de enfermaria e quatro de cuidados intermediários no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), atuando como retaguarda para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A SES também reforçou a testagem com a distribuição de 4 mil testes rápidos para as UPAs e 2.500 testes para o Hospital Genésio Rêgo. Os testes nas UPAs seguem protocolos específicos e são destinados a pacientes graves que necessitam de internação. Já no Hospital Genésio Rêgo, a testagem ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Na oportunidade, Luciana Albuquerque, superintendente de Assistência à Saúde da SES, destacou sinais de alerta para buscar atendimento nas UPAs.

“Febre alta, falta de ar, cansaço excessivo e indisposição acentuada requerem assistência médica imediata. Para sintomas leves, a recomendação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais”, orientou.

com informações de Linhares jr

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeito suspeito de matar PM tem gabinete como alvo de busca

A sede da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande (MA) se tornou alvo direto de uma decisão judicial proferida nesta segunda-feira (14) pelo ...