Os dias chuvosos provocaram alagamentos em vários bairros da cidade. Desde o dia 1º de janeiro, quando assumiu a prefeitura de Imperatriz, o prefeito Rildo Amaral vem trabalhando para minimizar os transtornos, já previstos para este período chuvoso.
Foram oito anos de descaso em Imperatriz, o que resultou em uma cidade mergulhada no caos.
O temporal desta quarta-feira (08) foi, em média, de 54 mm de chuva, enquanto a previsão era de 20 mm. Isso contribuiu significativamente para o aumento dos níveis dos riachos e do rio Tocantins, que está 1m88 acima do normal.
Diante dos transtornos, o prefeito Rildo Amaral percorreu pontos críticos da cidade, acompanhado do secretário municipal da Segurança Pública, Ricardo Seidel; do superintendente da Defesa Civil, Ten. Evandro; do secretário de Infraestrutura, Marcelino Tavares; e do adjunto da Sinfra, Vilmar Dantas. Toda a equipe, esteve nas áreas buscando entender a situação de perto, para definir formas de agir rapidamente e atenuar os efeitos das enchentes.
De acordo com o prefeito, todos os esforços estão sendo realizados desde o dia 1º de janeiro, com trabalhos de limpeza e alargamento dos riachos. “Estamos amenizando, aprofundando tanto o Bacuri quanto o riacho Capivara. Um descaso de oito anos, que em oito dias não conseguimos resolver. Mas entendemos que é humanamente impossível, e estamos lutando todos os dias. Com muito trabalho e espírito de equipe, vamos amenizar consideravelmente todas as dificuldades”, afirma o prefeito.
Mesmo com a tempestade, que trouxe 34 mm a mais do que o previsto — mais que o dobro da estimativa — as ações realizadas mostraram resultados positivos. Não houve transbordamento do riacho Capivara, na região do bairro Santa Inês, local que sempre enfrentou esse problema.
As ações de limpeza e aprofundamento do riacho geraram efeitos positivos.
Outro ponto crítico é na BR-010. Apesar de o riacho ter transbordado um pouco, as ações da prefeitura ajudaram a minimizar os impactos dos alagamentos.
as informações são do jornalista Gláucio Ericeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário