17 julho 2018

Arraia dos CRAS de João Lisboa atrai centenas de pessoas em sua primeira edição

Por Willamy Ferraz

O primeiro Arraiá dos CRAS realizado pela Prefeitura Municipal de João Lisboa em parceria com a Secretaria de Assistencial Social reuniu centenas de pessoas, na Quadra de Esporte Nicolau Dino, na noite desta sexta-feira, (13). 

O evento teve apresentação de Quadrilhas Juninas, da sede e do interior, Boi da Gameleira, Quadrilha da Melhor Idade, Carimbó de Senador La Roque, comidas típicas, barracas padronizadas, sorteio de brindes, alegria e muita gente bonita.


 Esteve prestigiando o evento, o prefeito Jairo Madeira, os vereadores Val Mota, Evaldo Seledor, Eva Magna, Nego da Edna, Ronni Marcelino, os secretários, Vilson Soares, Davison Sormani, Evilasio Seledor, Paulo Brito, o Deputado Estadual Antonio Pereira, o presidente da Agencia Estadual de Mobilidade e Serviços Públicos de São Luiz, Laurence Melo, o presidente do PT e vereador Honorato Fernandes, alem, de Criciele, Yara Lima, Alessione, Polyana Soares, Karina Lindoso, Serão, Bebeto, Leila e Jairo. 


Para a secretária Maria do Nilson o evento aconteceu dentro do esperado, e que na próxima edição alguns pontos serão melhorados para atrair ainda mais o público que gosta de viver esse momento que reúne alegria, brilho, fantasia e muito charme. Boi da Gameleira, brilho, charme e muito encanto

Ex-juiz é preso por coação de membros da Justiça e do Ministério Público


A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira (17) a um mandado de busca e apreensão contra o juiz de direito aposentado de Tocantins, Erivelton Cabral Silva. 

Ele responde a vários processos por porte de ilegal arma de fogo, ameaça, tentativa de Homicídio e agora é investigado por suspeitas de coagir membros do Ministério Público e do Poder Judiciário em processos criminais movidos contra ele.

A operação foi realizada em Imperatriz, a 630 km de São Luís, pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (SEIC) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).


Segundo a polícia, durante as buscas foram aprendidos o notebook e dispositivos de mídia de Erivelton. Além disso, o ex-juiz foi autuado em flagrante por posse ilegal após 12 munições de pistola terem sido encontrados em sua casa.

O ex-magistrado foi encaminhado para a sede de Delegacia Regional de Imperatriz e pagou fiança de R$ 7.000,00 para responder ao processo em liberdade.

Fonte: G1MA

Visita a Lula revela desespero de Lobão


Várias vezes relatei aqui neste espaço o momento único e desesperador que passa o Senador Lobão e o risco eminente de ficar sem mandato. Em final de carreira, Lobão já articulou as mais insanas mentiras para permanecer no mandato, mesmo tendo passado em um dos ministérios mais importantes da república durante anos, mas sem grandes realizações.

Membro da Comissão e Constituição e Justiça do Senado, Lobão em companhia de uma comissão de petistas, apelou para o ridículo ao visitar Lula na cadeia, em Curitiba, mesmo sendo um dos protagonizadores da derrubada da candidata sombra de Lula, Dilma Rousseff. 

Lobão parece não se conformar, mas o tempo passa e o que antes era fácil, parece que vai ficando cada diz mais trágico e o Senador possui sérios riscos de não renovar o mandato.


Aberto oficialmente o período de veraneio em Imperatriz

Nas praias, estrutura, segurança e diversão garantidas

 por Francisco Lima

Foi aberto oficialmente o período de veraneio nas praias do Rio Tocantins, em Imperatriz. No último domingo, 15, véspera de aniversário dos 166 anos da cidade, a Prefeitura entregou ao público as estruturas das praias do Meio e Cacau. Barraqueiros e banhistas agora podem desfrutar a temporada mais quente do ano, com segurança e conforto, até setembro.

Durante a cerimônia de abertura, o procurador Geral do Município, Rodrigo do Carmo, representando o prefeito Assis Ramos, agradeceu a presença e apoio dos órgãos envolvidos. “Essa estrutura é resultado dos esforços da Prefeitura de Imperatriz e de todos que participaram ativamente para que essa organização fosse entregue com sucesso. Nossa expectativa é que tenhamos um veraneio sem acidentes, um verão como antes nunca visto nesta cidade”, enfatizou.


De acordo com o superintende da Defesa Civil, Josiano Galvão, as praias contam com o aparato completo de segurança. “As áreas estão demarcadas para limitar o espaço de banho, proporcionando, assim, mais segurança aos banhistas, além de uma estrutura de barracas que atende os empreendedores que aqui trabalham e visitantes do município e outros estados”, destacou.

Para o segundo sargento da Marinha e chefe de inspeção, Carlos Eduardo, o foco é intensificar a fiscalização quanto à documentação e estrutura das embarcações. “Neste período de veraneio redobramos nossas atividades, sempre procurando estabelecer um contato maior entre o órgão e a sociedade. Nosso trabalho consiste no cumprimento de lei, além de proporcionar segurança dos banhistas e tripulantes das embarcações que circulam nas orlas das praias e demais áreas de banho”, garantiu.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário de Administração e Modernização, José Antonio Pereira, ouvidor Geral do Município, Carlos Lima, representantes da Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Samu. Associação dos Barraqueiros da Praias do Cacau foi representado por seu presidente, Francisco Gomes Tamdoro. A Câmara Municipal também esteve presente representada pelo vereador José Arimatheia Ditola (PEN).

Promovido pela Prefeitura de Imperatriz, na quinta-feira, 19, na Praia do Cacau, a partir das 20h, acontece à solenidade oficial de shows no período de veraneio. Para animação do público, a atração principal será o cantor paraense e ícone do brega, Wanderley Andrade.

Com música ao vivo, Festival de Sabores ocorre nesta quinta-feira, na praça do Mercado em Buritirana



Será realizado nesta quinta-feira 19, na Praça do Mercado, em Buritirana, um grande Festival de Sabores.

A festa inicia a partir das 19:30 horas com o bingo de 1 carneiro, comidas típicas e a apresentação do cantor Gabriel Pessoa, ao vivo.

O objetivo é promover as diversas atividades econômicas desenvolvidas no Mercado Municipal e aproximar a população de produtos da agricultura local, principalmente. 

O Primeiro Festival de Sabores do Mercado Municipal será realizado pela coordenação do Mercado, representada através da Dona Ana Maria e parceiros, como a Dona Antônia Guimarães, Agente de Desenvolvimento do Município; a Secretaria de Cultura e Tonisley, Secretário de Administração.

Polícia prende envolvidos em clonagem de celulares de políticos no Maranhão


Entre as vítimas da clonagem de número estão uma série de deputados maranhenses como Adriano Sarney e Valéria Macedo

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil, deflagrou na manhã desta terça-feira (17), a Operação SWINDLE, com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens.

Policiais Federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul.

O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas “emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e 171, §3º e 288 do Código Penal Brasileiro.

Como resultado da operação em São Luís, foi preso o “empresário” Leonel Pires Júnior, apontado como líder do grupo, além de outras seis pessoas. Leonel foi levado à Superintendência da Polícia Federal, no Cohama, e os outros foram para a Superintendência de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima.

“Leonel Pires Júnior é um dos cabeças deste golpe do Whatsapp desde 2016. Ele consegue resgatar os chips e faz uma cadeia de pessoas que aliciam contas e pessoas que dão suas contas para fazer estas transferências ilegais”, afirmou o delegado Leonardo.

fonte: guará e ssp/MA



Imperatriz: Wanderley Andrade fará abertura oficial do veraneio


A abertura oficial do período de veraneio 2018 será na próxima quinta-feira 19, às 20h, na Praia do Cacau. Promovida pela Prefeitura de Imperatriz, festa contará com grande show do cantor paraense e ícone do brega, Wanderley Andrade. Com repertório já conhecido do grande público, cantor também fará um tributo especial a Reginaldo Rossi, falecido em 2013.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, José Carneiro Buzuca, destaca que o objetivo é fazer com que a temporada seja referência não só no município, mas no resto do estado e outras regiões. “Wanderley Andrade é sucesso e muito apreciado pelos imperatrizenses. Em nome do prefeito Assis Ramos convidamos o público em geral para prestigiar, além da atração já confirmada, as demais que se apresentarão durante todo período”, salientou.
Segundo ele, a apresentação é o início de uma série de grandes atrações que acontecerão nas praias. “O show de quinta-feira será realizado  pela Prefeitura de Imperatriz, assim como os de domingos,  durante o período oficial de veraneio, os demais, que acontecerão sempre na quinta-feira, serão promovidos pela Associação dos Barraqueiros da Praia do Cacau”, esclarece.
Para receber os visitantes a Prefeitura investiu na montagem de uma grande estrutura, que será entregue no domingo, 15, véspera dos 166 anos da cidade de Imperatriz. “Já estamos nos ajustes finais para oferecer aos visitantes, lazer de qualidade, segurança e conforto”, destaca  o superintende Municipal de Proteção e Defesa Civil, Josiano Galvão.
As instalações oferecem os dispositivos de segurança, limpeza, infraestrutura, instalação de banheiros químicos, preservação do meio ambiente, salva-vidas, estacionamento, rede de energia elétrica, controle do trânsito e palco para apresentações artísticas, além dos serviços efetivos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil.

16 julho 2018

Tradicional Cavalgada de Montes Altos será realizada neste final de semana



Cinco bandas animam o evento que será realizado no Kajau Park Show 

MONTES ALTOS – Está praticamente tudo pronto para a 10ª Cavalgada de Montes Altos. O evento que já é tradição, ocorrerá neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de julho. 

Considerada uma das maiores festas sertanejas da Região Tocantina, a Cavalgada de Montes Altos atrai milhares de pessoas e promete movimentar a cidade durante sua realização. Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento ano passado. 

A programação terá início no sábado com shows artísticos, a partir das 21h. No pré-show haverá apresentação de Bigário dos Teclados e banda. Logo em seguida, a banda Fama de Rei, que é sucesso do momento e tem embalado multidões em diversas festas sertanejas, se apresentará no Kajau Park Show, no grande show de abertura da Cavalgada 2018. 

No domingo, cavaleiros e amazonas iniciam a cavalgada no Assentamento Vale do Jordão. O encerramento será no Kajau Parque Show com direito a churrasco. A animação ficará por conta de Leozinho Reis, Kevin Baetz  e da banda Baião de Dois. No local do evento também haverá espaço para som automotivo

Segundo o organizador do evento, Jailson Brito, tudo está sendo feito da melhor forma possível para atender o grande público que participará deste tradicional evento de Montes Altos e da Região Tocantina. Ele também destaca que a expectativa é de grande público. “Por ser um evento tradicional, a expectativa é que mais uma vez a cavalgada seja um sucesso de público e participação popular”, prevê Brito.

Honorato Fernandes lança pré-candidatura a deputado estadual em Imperatriz


Presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís, vereador Honorato Fernandes, lançou a sua pré-candidatura a deputado estadual no sábado(14) na região Tocantina. O evento aconteceu na Associação Médica de Imperatriz e contou com lideranças de toda a região, caravanas , pré-candidatos e representantes de movimentos sociais, que fizeram uma grande festa. O tom de todos os discursos foi a liberdade de Lula e a defesa da democracia.

Luís Fernando, presidente do PT de Imperatriz , deu as boas vindas ao pré candidato e todos os presentes.
“ É uma grande honra recebê-los e desejo toda sorte e êxito nesta caminhada”, disse .
Presente ao evento o presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Imperatriz , Sebastião Albuquerque, destacou a importância do ato. " Honorato chega com uma visão  de união e trabalho conjunto e por isso conta com o nosso apoio", disse Sebastião Albuquerque.

O deputado Bira do Pindaré,  também pré-candidato,  na sua fala destacou as ações do mandato de Honorato na Câmara Municipal. "Honorato é um companheiro que tem um olhar diferenciado e foca no social. Tem muita vontade e disposição de fazer a diferença", destacou . 

Pré candidata , a professora Fran de Santa Luzia, destacou a necessidade eles eleger parlamentares do PT para garantir em todo País uma base de sustentação na defesa da democracia. A professora Fran também destacou o compromisso de Honorato com os movimentos sociais e sua luta pelo direito dos trabalhadores.
Pré candidato a deputado federal, o sindicalista Raimundo Pereira, também defendeu a eleição de uma bancada de candidatos do PT como forma de fortalecimento e proteção do direitos dos trabalhadores e destacou ações de Honorato neste sentido.

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Lawrence Pereira, também frisou a importância de eleger parlamentares do PT para que possa barrar o desmonte que está em curso no País.

O secretário de Organização Estadual do PT- MA, Francimar Melo, pontuou na sua fala a perseguição sofrida pelo presidente  Lula e como o governo Temer está acabando com direitos adquiridos dos trabalhadores. Francimar também destacou a união de todos como forma de enfrentamento desta situação .  

A esposa de Honorato, Erika Fernandes, leu um texto de autoria de Honorato em que ele fala o  que o PT representa na  sua vida. E como a relação entre o PT, Lula a sua mãe a professora Iêda Batista foi fundamental para que ele iniciasse sua vida publica. 

" O presidente Lula me fez, e faz crer, que é possível sim sonhar sem medo de ser feliz. Para mim, Lula e minha mãe, são duas figuras que representam muito bem a sociedade, e que ao longo das suas trajetórias, uma já não mais aqui entre nós e o outro hoje aprisionado, representam justamente a esperança materializada em forma de moradia, do crédito agrícola, do cartão do banco que os mais humildes tiveram acesso, da refeição que uma quantidade de crianças passaram a ter acesso" destacou Honorato no seu texto. 
Ao se dirigir aos presentes Honorato em primeiro lugar agradei a  acolhida na cidade e parabenizou a cidade Imperatriz que nesta segunda-feira completa 166 anos. Honorato fez uma retrospectiva da sua trajetória de vida e pontuou ações do seu mandato. Ele agradeceu os presentes e de uma análise do momento político que vive o País .
"Precisamos nos unir e ser firmes pois nos é que iremos mudar esta situação que aí está. Precisamos lutar pela liberdade do presidente  Lula e pelo seu direito a ser candidato e defender a nossa democracia, que vem sofrendo ataques sistemáticos" disse.

Ao final da fala o pre candidato voltou a agradecer aos presentes e as ccaravanas que participaram do lançamento.
"Imperatriz e região Tocantina nos recebeu com imenso carinho. Obrigado a todos que participaram deste incrível momento. Obrigado a todas as caravanas. Obrigado a cada lideranças e cada amigo que nos ajuda a construir e fortalecer este sonho. Vamos juntos nesta luta. Lula Livre. Democracia Viva", finalizou 


13 julho 2018

Novos comendadores de Imperatriz




Comenda Frei Manoel Procópio será entregue na sexta-feira, 13

Instituída pela Lei nº 764, em 30 de junho de 1995, a Comenda Frei Manoel Procópio é a maior honraria concedida pelo Município de Imperatriz, devido ao aniversário de fundação da cidade. Na sua 23ª edição, a cidade contará com mais de 160 comendadores.

A entrega da medalha de mérito, cunhada em bronze, com escudo de Imperatriz, concedida pelo Poder Executivo Municipal, homenageia cidadãos que se distinguiram por serviços de excepcional relevância prestados à Imperatriz, proporcionando bem-estar social e grandeza material e espiritual de seu povo.

“Essa honraria simboliza o mérito das pessoas que foram e que são importantes para a cidade e, por isso, recebem esta justa homenagem do Município”, observa o prefeito Assis Ramos.





Taxistas denunciam abuso de autoridade praticado por um Sargento da PM


Taxistas da cidade de Imperatriz denunciam a atitude de um sargento da Polícia Militar do Maranhão considerada abusiva, contra taxistas do ponto da rodoviária.

O suposto abuso ocorreu a semana passada quando um sargento teria utilizado uma viatura oficial da polícia militar para intimidar os taxistas no seu local de trabalho, e ainda, chegou com mais de 20 homens em vários carros e se identificavam como motoristas de aplicativos. Além de ameaças de morte, os taxistas ainda foram acusados e ameaçados pelo Sargento, denunciou um dos taxistas que inclusive poupou sua indenidade por temer represarias. "Estamos desarmados e acuados", lamentou o profissional que trabalha no mesmo local a mais de 20 anos. 

Os taxistas reclamavam dos motoristas de aplicativos que fazem ponto dentro do perímetro da rodoviária, o que é proibido. O sargento, porém, que deveria defender a lei, serviu para ameaçar os taxista afirmando que qualquer um que ainda tentasse proibir os motoristas de aplicativo de entrar no local, seria preso. 

A lei diz que os motoristas de aplicativo só podem pegar passageiros pela plataforma, no entanto, em Imperatriz, os motoristas utilizam luminosos, entregam cartões de visitas, fazem ponto e ainda ameaçam taxistas. Isso tudo ocorre sem que nenhuma autoridade se manifeste e agora sob a proteção de oficial da Polícia Militar. 

12 julho 2018

Roseana quer vice evangélico




A pré-candidata ao governo do Maranhão pelo MDB, Roseana Sarney, trabalha nos bastidores para ter um nome evangélico como seu vice.

Segundo o blog do jornalista Jonh Cutrin apurou, Roseana tem como preferência um nome da igreja Assembleia de Deus. O pastor Pedro Lindoso (PSC) é um dos mais cotados.

Roseana deve realizar sua convenção no dia 29 ou 30 deste mês e até lá já quer ter definido o seu vice.

Se confirmar a aliança, o grupo liderado por Leo Cunha e Ribinha Cunha estarão no palanque Sarneista. Em Conversa recente com Ribinha, ele adiantou que a preferencia seria a reeleição de Léo Cunha para Estadual e Luana para federal. Ribinha ainda revelou existir uma conversa com o Pr. Everaldo, líder nacional da legenda, para que a indicação seja convergência [decisão] dos dois parlamentares do partido. 

Ao lado de Ciro Gomes e Flávio Dino, Weverton lança candidatura ao Senado em São Luis



Com a presença do presidenciável Ciro Gomes, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançará, nesta segunda-feira, 16 de julho, às 17h, em São Luís, a pré-candidatura do deputado federal Weverton ao Senado Federal. O evento também terá a participação do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e do governador e pré-candidato à reeleição Flávio Dino (PCdoB), entre outros nomes da política maranhense, lideranças e militantes de todo o estado.

Em 2017 o deputado realizou ao longo do ano oito encontros regionais – o último em Timon – e tem percorrido diversos municípios em todo o estado. Agora, próximo ao período no qual os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos para as eleições deste ano, o PDT faz o lançamento oficial da sua pré-candidatura.

No evento também será lançado um aplicativo de celular, batizado de Rede W, que promoverá a interação entre o deputado e a militância do partido. “Acredito que o mandato do parlamentar é fruto de um trabalho coletivo e as novas tecnologias podem ajudar muito, mantendo as pessoas informadas sobre as ações de mandato, que afinal é de todos”, explica Weverton.

O evento será realizado no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções do SEBRAE.

Lançamento pré-candidatura Weverton ao Senado
Dia 16/7 (segunda-feira), 17h
Auditório Darcy Ribeiro, Centro de Convenções Sebrae
São Luís-MA


Prefeitura mantém tradição com corte do bolo de aniversário, mas sem bagunça e desperdício...

Bem no modelo da gestão atual, a cada coisa no seu tempo e no seu devido lugar, como vem sendo gerido a cidade na gestão Assis Ramos, mas sem arredar dos conceitos de organização e moralidade na gestão pública, assim será o corte do bolo do aniversário da cidade. - claro, sem aquela folia e desperdício de outrora. Apesar de ainda haver críticos do atual modelo, o tempo confirmará o sucesso do que vem sendo praticado.

Serão distribuídos 166kg embalados em pedaços para comunidade presente

por Domingos Cezar

Na próxima segunda-feira, 16, Imperatriz celebra 166 anos de fundação, e a cidade amanhece em festa com uma vasta programação, incluindo o tradicional corte do bolo do aniversário da “Princesa do Tocantins”.Cerimônia será realizada às 7h30, em frente ao Palácio Renato Moreira, sede do Poder Executivo, na Rua Rui Barbosa, entre os prédios da Prefeitura e Fórum de Justiça, com a presença do prefeito Assis Ramos, vice-prefeito, Alex Rocha, secretários municipais e membros da comunidade.

O bolo foi dividido em 166 quilos, simbolizando a mesma quantidade de anos em que Frei Manoel Procópio do Coração de Maria desembarcou para fundar a Colônia de Santa Teresa. Por determinação do prefeito Assis Ramos, será cortado em mais de três mil pedaços, embalados, e entregues para quem comparecer.

De acordo com o cerimonial da prefeitura, essa nova modalidade do corte do bolo evita o que acontecia em anos anteriores, quando algumas pessoas enchiam baldes que traziam de suas casas, deixando outras sem provarem um disputado pedaço, e assim proporciona que todos participem da comemoração.

Valdivino Rocha burlava ordem de classificação em Concurso Público para favorecer aliados, revela relatório



Esquema burlava ordem de classificação e expedia portarias com datas retroativas

O Ministério Publico do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça da cidade de Montes Altos-MA, investiga um suposto esquema de nomeações irregulares praticada pelo ex-prefeito e médico Valdivino Rocha.

Segundo denuncias encaminhadas a promotoria e reveladas após recadastramento de servidores públicos da prefeitura, foi constatado diversos tipos de fraudes nos atos de nomeações de candidatos do Concurso Público de 2012.  O esquema ocorria na contratação de servidores com inobservância da ordem de classificação no concurso público, admissão de candidatos não aprovados no certame, e expedição de portarias de nomeação com datas retroativas, revela o Ministério Público.

A promotoria abriu inquérito civil para apurar as irregularidades e posteriormente as denuncias por ato de improbidade administrativa, revela portaria 001/2018 MP.

As ações de improbidade Administrativa da gestão Valdivino Rocha se acumulam e podem exterminar a carreira política do ex-prefeito, consideravelmente entre um dos piores que passaram por Montes Altos.