21 fevereiro 2019

Flávio Dino anuncia Deoclides Macedo para presidir a GASMAR


O governador Flávio Dino usou o twitter, hoje (21) para anunciar a indicação do suplente de deputado Federal Deoclides Macedo para presidir a Companhia de Gás Maranhense, GASMAR. 

A Gasmar é uma empresa de economia mista, composta pela Termogás S.A., pela Gaspetro - Petrobras Gás S.A. e pelo Governo do Estado do Maranhão. 

A empresa detém a concessão, com exclusividade, para os serviços de distribuição e comercialização de Gás Natural canalizado em todo o território do Estado do Maranhão, no Brasil.

Deoclides agradeceu a indicação também pelas mídias sociais, "Tenho ciência das responsabilidades e dos desafios que assumirei nesta nova jornada. Agradeço ao Governador pela confiança e empenho aqui o meu compromisso de continuar a bem servir ao povo do Maranhão, agora nesta nova função", disse.

Deputado Marco Aurélio destaca relevância de Weverton e Eliziane Gama no Senado Federal


Em discurso realizado na manhã desta quarta-feira (20), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar as atuações dos senadores recém-empossados, Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS). Marco Aurélio, que esteve em Brasília na última terça-feira (19) para buscar o apoio da bancada federal Maranhense para os cursos de mestrado e doutorado da UFMA, Campus Imperatriz, aproveitou a ocasião para acompanhar as sessões plenárias na Câmara dos Deputados e no Senado.

Marco Aurélio se disse feliz em ter a oportunidade de acompanhar de perto e testemunhar a liderança que os senadores exercem no Congresso Nacional. “Em meio a uma onda de negação à política em todo o país, ambos foram eleitos reafirmando as boas práticas políticas, reforçando o projeto político liderado pelo governador Flávio Dino. É inegável o protagonismo que os senadores Weverton e Eliziane desempenham hoje no Senado. Não só pelas lideranças que exercem de seus partidos, também pela força que demonstram em seus mandatos.” Ressaltou o deputado.

O parlamentar lembrou os papéis de destaque que vêm sendo exercido pelos senadores em pautas de relevância nacional. Que realmente atendem o propósito de trabalhar pelo povo, sobre tudo dos trabalhadores e das mulheres. “São dois mandatos que de fato servem a população. Servem nos dois sentidos, no sentido de servir e no sentido de prestar, de valer a pena, da gente se orgulhar. Nos menos de dois meses em que estão nos exercícios dos mandatos é possível ver o resultado da escolha de duas pessoas batalhadoras, duas pessoas filhos de trabalhadores, duas pessoas que talvez fossem colocadas como impossíveis ou improváveis de estarem ali, mas que estão e representam com dignidade o nosso povo.” Afirmou.

A fala do parlamentar foi aparteada pelos deputados Adelmo Soares (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT) e Antônio Pereira (DEM), que parabenizam o deputado Marco Aurélio pela fala consciente e coesa sobre essas que são duas das grandes lideranças políticas do Maranhão. Os parlamentares também reforçaram as palavras de Marco Aurélio, destacando as atuações dos senadores Weverton e Eliziane.

Marco Aurélio destacou a importância da sintonia do grupo político do qual os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama fazem parte, tendo como líder o Governador Flávio Dino, ressaltando o compromisso de todos com o desenvolvimento de todo o Maranhão. “Não tenho dúvidas que muito do sucesso desse grupo se dá pela união e comprometimento de todos. O foco é melhorar cada dia mais as condições de vida do nosso povo e assim caminharemos, sempre de mãos dadas.” Finalizou.

19 fevereiro 2019

Secretário diz que prefeito de Davinopolis ocupa cargo de forma irregular

Além do senso comum, a população e agora a vacância natural do cargo de prefeito de Davinópolis, aliados, como o caso do vereador Jolimar Hilarino, que é vereador pelo quarto mandato e ocupa a secretaria de saúde do município, entende que o fato do presidente da câmara, o vereador Coquinho, estar ocupando o cargo de prefeito após o término do prazo dado pela justiça, é ilegal. Jolimar manifestou sua opinião ao publicar em rede social o conteúdo no qual o blog posta logo abaixo da lide.

A câmara de vereadores manifestou recentemente pela não cassação do prefeito preso Rubem Firmo, mesmo tendo toda autonomia para livrar o município da vergonha ora apresentada em sua história, onde, todos os fatos e a própria prisão do prefeito, mostram que o vice, há época, foi beneficiado pela morte do prefeito, vindo a assumir o cargo e sendo, após investigação da Polícia Civil, descoberto a participação do mesmo.

Agora leia a bomba publicada pelo secretário do governo e também vereador Jolimar, este, com extrema legitimidade para tal, diz que Coquinho agora se aproveita do cargo;

Como vereador eleito por quatro vezes em DAVINÓPOLIS, mesmo licenciado do cargo não posso deixar de opinar sobre: a ILEGITIMIDADE DO exercício cargo de prefeito ora exercido pelo presidente da Câmara RAIMUNDO NONATO " COQUIM" 

Isso a partir do dia primeiro de fevereiro de 2019, tudo isso se deve ao fato de que o prefeito afastado Rubem FIRMO, em face de sua prisão ocorrida em 31 de dezembro de 2018, por determinação judicial ficou afastado judicialmente do exercício do cargo de prefeito até o dia 31 de janeiro de 2019.

Tendo em vista que a prisão temporária foi convertida em prisão preventiva, e a justiça não se manifestou quanto a prorrogação do afastamento do mandato por tempo indeterminado ; tendo a Câmara Municipal de Davinópolis rejeitado as denúncias de cassação do mandato do PREFEITO afastado e, rejeitado o pedido de licença feito por este por um prazo de seis meses. 

Em razão disso entendo : a ILEGITIMIDADE do atual presidente da Câmara para está no exercício de mandato de prefeito, cabendo agora um posicionamento da justiça eleitoral, ou do estado do Maranhão decretar uma intervenção no município. 
Atenciosamente Julimar Hilarino .

Em Brasília, deputado Marco Aurélio busca apoio da bancada Maranhense para cursos de mestrado e doutorado da UFMA - Imperatriz


Na manhã desta terça-feira (19), o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), esteve em Brasília, onde participou de uma importante reunião com deputados federais e senadores da bancada federal Maranhense. O objetivo da visita foi solicitar apoio para os cursos de mestrado e doutorado do campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, recentemente aprovados pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.


No final de 2018, o deputado recebeu a reivindicação da direção do campus de Imperatriz, juntamente com os coordenadores dos mestrados e doutorado e professores da instituição. Marco Aurélio propôs como encaminhamento buscar uma agenda com a bancada e nesta terça-feira começou a pavimentar este caminho, contando com a sensibilidade dos parlamentares. 

O parlamentar dialogou com a grande maioria dos deputados federais e também com os Senadores Weverton e Eliziane Gama. O pleito é que seja criada uma agenda em Brasília envolvendo a Reitoria da UFMA, a direção do campus de Imperatriz e coordenadores dos mestrados e doutorado com a bancada e também com o Ministério da Educação, em busca de apoio para o pleno funcionamento dos cursos recém aprovados pela CAPES, mas que estão sem condições suficientes de funcionamento.

"Trata-se de uma causa de suma importância para nossa região. Atendemos a reivindicação da direção do Campus de Imperatriz e em nossa incursão de hoje, começamos a sensibilizar os parlamentares para o tema. A bancada foi muito acolhedora, temos uma previsão de que a audiência seja marcada em breve e esperamos que bons frutos sejam colhidos desta iniciativa." declarou o deputado Marco Aurélio.

Os cursos aprovados foram os mestrados em Sociologia, Comunicação Social, Saúde e Tecnologia e Formação Docente, além do Doutorado em Ciências de Materiais.

17 fevereiro 2019

Surfando na onda de prefeito tampão, Coquinho manda tapar buraco mas resultado ficou pior...

Sem experiência administrativa e surfando na onda de prefeito tampão de Davinópolis, vereador Coquinho manda arrumar as ruas de chão batido no inverno e olha só o que ocorreu... 

"Se estava ruim agora ficou pior", diz morador que enviou o vídeo, publicado originalmente na página do blogueiro Willame Figueira. 


Carro: Fórmula 1. pista: Campo Peris



Um radar portátil da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou na tarde de sexta-feira (15), na localidade Campo de Peris, próximo à São Luís, um veículo de passeio transitando com a velocidade de 205 km/h. 

(informação da PRF)

Projeto Jiu-Jitsu nas escolas recebe palestra contra as drogas.

“Levar essa conversa até eles é uma forma de contribuir ainda mais para a formação de nossos alunos”, diz Assis Ramos


 por Mariana Campos

O prefeito Assis Ramos realizou na manhã deste sábado, 16, a palestra de combate ao uso de entorpecentes “O Grande Barato é Nunca Experimentar”, para os alunos do projeto Jiu-Jitsu nas escolas. A conversa realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro União, contou com a presença de alunos das escolas municipais do Centro e do Recanto Universitário.

Além das crianças, pais e professores acompanharam atentos a explanação do prefeito. Em sua 27ª edição, o projeto tem como principal objetivo orientar os jovens e famílias sobre os males e consequências causados pelo uso de drogas. Durante a conversa, Assis, esclarece dúvidas frequentes dos participantes e apresenta amostras das principais drogas usada.

Para o coordenador do projeto Jiu-Jitsu nas escolas, Wilson Fernandes, a palestra informativa é de grande valia na formação dos jovens.

“Como parte do projeto Jiu Jitsu nas escolas, para as crianças que vivem em situação de risco, nas comunidades que estão inseridas, a informação sobre o combate ao uso de drogas feita pelo próprio prefeito que também é um delegado que conhece com profundidade o problema, ajuda muito para que nós tenhamos êxito nessa difícil missão de transformá-los em cidadãos, com oportunidades de trilhar o caminho do bem na nossa sociedade”, destaca, Wilson.

Assis Ramos fala da importância de informar os alunos do projeto. “Levar informações quanto aos perigos das drogas para as crianças do projeto Jiu-Jitsu nas escolas é muito importante, pois é através de práticas esportivas que conseguimos afastá-los dos perigos que o mundo oferece. Tenho um apreço especial por esse projeto, e levar essa conversa até eles é uma forma de contribuir ainda mais com a formação dos nossos jovens”, enfatiza.

16 fevereiro 2019

Prefeito de Porto Franco corta ônibus escolar e alunos fecham rodovia em protesto

Estudantes do povoado Coité, em Porto Franco, fecharam a rodovia MA que liga as cidades de Porto Franco a São João do Paraíso para protestar a retirada do ônibus escolar.

O protesto tenta sensibilizar o prefeito prefeito Nelson Horácio a retornar o transporte escolar. Interlocutores do prefeito alegam que o povoado dispõe de escolas. A medida é vista como uma perseguição a classe estudantil e foi mal recebida no povoado. 

Os estudantes que lideram o movimento  prometem voltar a fechar a rodovia na segunda-feira (18) considerado um dos dias de maior fluxo na estrada. 

A briga com estudantes do município é longa e começou no inicio do governo Nelson quando ele resolveu cortar o acordo histórico que havia entre o município e o transporte de universitários. A medida foi bastante criticada na época. A gratuidade do transporte de alunos inclusive universitários foi um dos discursos usados para "ludibriar" eleitores na campanha eleitoral. Além dessa ainda teve promessa de pagamento de conta de luz, pagamento de prestações de casas entre outras.



Vereador Roldão denuncia reforma de mais de 350 mil. "Daria para construir outro posto de saúde"


O Vereador de Grajaú, Roldão (PC do B) utilizou a tribuna da Câmara de vereadores para cobrar explicações ao prefeito Mercial Arruda sobre reforma no posto de Saúde do Povoado Alto Brasil.

Segundo o parlamentar, o valor de mais de 350 mil reais para a reforma de um posto de saúde daria para construir um posto novo.

Além disso, a reforma que deveria ter iniciado e concluído no final de 2018 ainda não teve nenhum serviço. "No momento a prefeitura alugou outra casa para funcionar a Unidade Básica, mas somente o reboco da parede da frente do predio antigo foi retirado para justificar a reforma", denunciou.












Alunos e professores do IFMA lançam livro traduzido para o Tupi


Livro paradidático é resultado de projeto de extensão realizado em aldeia em Amarante. Publicação auxiliará crianças indígenas a aprender sua língua materna. 

Um livro paradidático publicado por professores e alunos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz foi traduzido para o tupi para auxiliar crianças da aldeia indígena Juçaral, localizada em Amarante, a aprender a sua língua materna. Com o título “Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá” – ou na versão tupi “Ywak Rehe Ma’e Imune’u Haw Zahy-Tatá Wanemimume’e Kwer”–, a publicação é resultado dos projetos de extensão. A tradução foi realizada pelo professor de língua indígena Antonio Gomes Guajajara.

A entrega oficial da edição impressa na aldeia indígena foi realizada nesta quarta-feira (6). Os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física e o professor Rivelino Vilela deram os livros ao gestor da escola da aldeia Juçaral, o professor Damião Guajajara, e ao tradutor do livro.

Segundo Antonio Guajajara, que lecionada Tupi/Tentehar na aldeia localizada na Terra Indígena Arariboia, as crianças e adolescentes da localidade não têm acesso às literaturas em seu idioma materno, o que causa grandes dificuldades para ensinar o idioma na escola, bem como mantê-lo, com a inserção cada vez mais presente da língua portuguesa no cotidiano da aldeia. “Embora se comuniquem na língua materna, quando em idade escolar, iniciam seus estudos na escola com português escrito e falado, e somente na adolescência retomam o estudo do idioma materno na forma escrita”, explica.

O livro, financiado pela FAPEMA e pelo IFMA/Campus Imperatriz, tem ainda a peculiaridade de possibilitar uma maior identificação com conhecimentos da cultura Guajajara, pois além do idioma materno possui histórias contadas pelos adultos sobre sua etnoastronomia (relatos de tradição oral das noções astronômicas dos moradores da aldeia). Outra singularidade é que grande parte das ilustrações do livro foram produzidas por crianças e adolescentes Guajajara durante as oficinas realizadas por alunos e professores do IFMA Campus Imperatriz envolvidos no projeto.
Extensão

Desde 2011, o Grupo de Pesquisa de Ensino em Física do campus desenvolve trabalhos de divulgação e apoio ao ensino de Ciências por meio dos projetos de extensão “De Olho no Céu” e “Diálogos Interculturais sobre Astronomia com Crianças Indígenas”. Este último é liderado pela pedagoga Maria José Ribeiro de Sá, e contou com financiamento do Programa de Extensão Universitária do MEC (PROEXT/MEC).
As ações buscam contribuir para o resgate dos saberes e tradições culturais dos povos Tentehar utilizando a Astronomia no desenvolvimento de atividades lúdicas e vivenciais com crianças e jovens Tentehar. A iniciativa tem ainda o propósito de aproximar conhecimentos tradicionais indígenas e conhecimento científico, a fim de promover a prática educativa intercultural e interdisciplinar na formação dos acadêmicos de licenciatura em Física, além de divulgar as culturas indígenas maranhenses nas escolas de ensino fundamental da região da Imperatriz e região.

Em João Lisboa, 30% da merenda escolar vem da Agricultura Familiar


As escolas da rede municipal de ensino da cidade de João Lisboa começaram a receber itens da alimentação escolar deste ano. O secretário Davison Sormanni espera que este ano o fornecimento em qualidade e quantidade, supere anos anteriores. 

Davison esclarece, ainda, que 30% (trinta por cento) dos alimentos distribuídos nas escolas são da Agricultura Familiar, o que ajuda no fomento, produção e na economia local. "São estímulos ao pequeno produtor pois ele sabe que parte da sua produção tem a prefeitura como parceiro na aquisição da sua produção", explica o secretário.

A cidade de João Lisboa vem colhendo bons frutos também na evolução do ensino segundo dados do MEC, também na organização quando se trata de valorização do quadro de servidores e na organização da pasta de educação, o que reflete no bom desempenho de toda a equipe de educação do municipio.

Cemar alerta sobre ligações provisórias para o carnaval


A folia momesca já toma conta das ruas e praças, das cidades do sul do Maranhão. Fantasias criativas, marchinhas na ponta da língua e muita animação não vão faltar na temporada carnavalesca de 2019. Mas, para a folia ficar mais alegre e segura, a Cemar alerta aos organizadores de festas e ambulantes que solicitem as ligações provisórias de energia elétrica com antecedência. 

As solicitações podem ser feitas em qualquer agencia de Atendimento da Cemar, ou postos credenciados. Os documentos necessários são: RG, CPF, a carga dos equipamentos que serão usados no local e o endereço completo de onde será realizada a festa ou evento. No caso de empresas promotoras de festas precisa apresentar o CNPJ. A Cemar orienta ainda para que os promotores de festa e ambulantes não deixem para fazer a solicitação de última hora, pois o prazo para pedidos de ligações provisórias é de 5 dias de antecedência do evento, e a Companhia tem o prazo de 72h para executar o serviço. 

Nesse carnaval libere a energia, mas não se esqueça da segurança. 

Assessoria de Imprensa Cemar



Maura Barroso tem melhor avaliação entre os vereadores de Imperatriz, diz enquete.


O blog "Portal do Frei" vem movimentando os bastidores, e nessa ultima enquete resolveu avaliar quem seriam os melhores vereadores da cidade, entretanto, o nome da vereadora Maura Barroso foi destaque e ficou em primeiro lugar. Maura não tem grandes movimentações nas redes sociais, campo dominado por outros, porém, trabalha incansavelmente por questões sociais principalmente entre as mulheres e idosos, portanto, a votação é mais um motivo para comemorar.

Ela utilizou as redes sociais para agradecer a lembrança das pessoas que votaram...

Obrigada, Imperatriz, pelo reconhecimento do nosso trabalho como vereadora, nos elegendo como a vereadora mais atuante do nosso município através de pesquisa feita pelo “Portal do Frei”, um dos portais de maior conceito da região! Sei que temos muito chão a percorrer, mas acredito que estamos no caminho certo, pois quem nos avaliou foi o cidadão Imperatrizense. A cada dia busco honrar cada voto recebido e cumprir meu slogan de campanha: Mulher de ação e compromisso!

Prefeitura divulga gabarito de provas do seletivo da Sedes pós recurso


Questões de informática da prova de nível médio serão pontuadas aos candidatos

 por Sara Ribeiro

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, Seamo, divulgou nesta sexta-feira, 15, gabarito oficial pós-recurso das provas do seletivo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, realizado no último domingo, 10. Após reunião para análise dos apontamentos dos candidatos, comissão organizadora decidiu deferir as solicitações, dentre elas, a falta das 10 questões de informática no caderno de provas do nível médio.

Para não haver prejuízo aos 5.977 candidatos, que realizaram a prova de nível médio, ficou estabelecido que todos inscritos ganhariam as pontuações referentes as questões de informática. “Essa foi a solução mais acertada que encontramos, para não prejudicar nem o candidato e nem o governo”, destacou o secretário de administração, José Antônio Pereira.

De acordo com a coordenadora de Seletivos, Cícera de Fátima Oliveira, esse ajuste da prova, mantêm as definições de classificação especificado em edital. “Independentemente da falta das questões de informática, nós aplicamos caderno de provas com as 40 questões objetivas. Portanto, da numeração 31 a 40, que seriam correspondentes a informática, não serão pontuadas como área especifica e, sim contabilizadas como as 10 faltantes de informáticas. Pois, foram aplicadas 20 questões da área específica. Vale lembrar, que o candidato para se classificar precisará alcançar os 60% de acertos do número total de questões da prova”, informou. 

Além disso, ela ressalta que a previsão de divulgação do resultado final da prova escrita será 19 de fevereiro. A próxima etapa com a prova de títulos ocorrerá no período de 28 de fevereiro a 4 de março, no auditório da Secretaria de Saúde, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro. “Mesmo com as festividades de carnaval, a equipe estará no local para receber as documentações dos candidatos”, alertou.

O gabarito oficial pós recurso está disponível para consulta no site da Prefeitura, endereço eletrônico www.imperatriz.ma.gov.br/comunicados

Secretário da Infraestrutura anuncia revitalização de obras em Imperatriz


O Calçadão de Imperatriz, Centro de Convenções e a Avenida Bernardo Sayão recebem melhorias estruturantes da parte de infraestrutura. Os serviços foram anunciados pelo secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, neste sábado (16) e tiveram início imediato. As obras já foram vistoriadas pela equipe da Sinfra, acompanhada de lideranças ligadas aos setores contemplados, após uma coletiva de imprensa para detalhar as ações. 

Com os serviços, o Calçadão será o primeiro centro comercial coberto do Maranhão. O local será contemplado ainda com um trabalho de paisagismo, construção de quiosques, recuperação de iluminação, implementação do sistema de combate a incêndio e adequações necessárias para receber pessoas com deficiência. Já no Centro de Convenções será realizado um trabalho de climatização. 

A iniciativa dará melhores condições para a realização de grandes novos eventos, além daqueles que a cidade já sedia - como a Feira do Comércio e Indústria (Fecoimp), Salão do Livro (Salimp) e Feira da Beleza. As ações impulsionam a consolidação da cidade como polo do comércio e também como polo do turismo de evento, contemplando ainda setores de alimentação, hospedagem e transporte. “Essas são obras muito importantes para Imperatriz. No caso do Calçadão leva mais dignidade para clientes, trabalhadores e lojistas. E a climatização vai dar suporte para sermos um dos maiores polos do turismo de negócio do Maranhão”, destacou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Guilherme Maia.

A Avenida Bernardo Sayão passará praticamente por uma construção. Na pavimentação já está sendo realizado o trabalho de fresagem, o corte de uma ou mais camadas para aplicação de um novo asfalto. A via receberá uma ciclovia, pista de caminhada e sinalização. 

Além disso, a ideia é que ela se torne mão única para melhor fluidez do trânsito. Clayton Noleto fez um balanço das ações dessa agenda na cidade. “Fizemos um balanço das ações do Governo na Região Tocantina. Mais de R$ 500 milhões nos últimos quatro anos. Anunciamos novas obras, investimentos importantes, anunciados e iniciados. O trabalho não acaba e comprova a atenção que o governo Flávio Dino tem com a região. Vamos continuar com determinação para que investimentos sejam feitos para contribuir mais para o Maranhão avançar no rumo certo”, finalizou. 

Na sexta-feira (15), o secretário se reuniu com o prefeito Assis Ramos para alinhar essas ações. Fez parte das atividades também, uma vistoria a construção no novo campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), que abrigará ao Centro de Ciências Agrárias.